Trem das Águas em São Lourenço – MG

São Lourenço – MG

Papai e o Mercury Mamae e Roberto 3

11/2014 – São Lourenço

Refazendo alguns dos caminhos de meu pai, que era um apaixonado por São Lourenço, Caxambu e região.
Por muitas vezes durante minha infância estive por aqui, sem qualquer noção de lugar, mas feliz por estar junto de quem sempre me fez feliz. Acredito que a paixão por estradas vem daí e dos muitos quilômetros rodados na expectativa de novas experiências.

São Lourenço – MG 1

São Lourenço – MG 2 São Lourenço – MG 3

Escolhemos o Camping Recanto dos Carvalhos para nossa estadia. Um camping muito bem recomendado e que mereceu de nós um post específico para falar sobre ele. Camping Recanto dos Carvalhos. Bem acomodados e com o carro liberado da Camper, fomos rodar por São Lourenço, cumprindo o roteiro do turista padrão (Parque das Águas, Teleférico, Mercado Municipal e o Trem das Águas).

Procurando onde ficar em São Lourenço? Aproveite e faça uma pesquisa no Booking e encontre o que procura.

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

separador

Mapa Parque das Águas de São Lourenço

Para obter este mapa em alta, clique na imagem.

São Lourenço – MG 4

Parque das Águas – Visita obrigatória. A história do parque se confunde com a história de São Lourenço. As  águas minerais já eram conhecidas desde o início do sec. XIX. Nessa época, foi descoberta uma nascente de água pura diferente: naturalmente gasosa e muito cristalina. A notícia logo se espalhou e a qualidade de suas propriedades chegaram aos ouvidos do Comendador Bernardo Saturnin de Veiga, que comprou as terras em 1890. A partir daí, nasceu a Cia. Águas Minerais São Lourenço. Em 1905, Afonso França adquiriu esses terrenos e deu início ao processo de envase. A atual Água Mineral São Lourenço é considerada uma das melhores águas minerais do planeta, promovendo o nome da cidade mundialmente.

São Lourenço – MG 5

O parque é dividido em I e II, separados por um túnel sob a Rua Saturnino da Veiga. As fontes de águas minerais e suas aplicações estão distribuídas por todo o parque. Uma romaria de idosos buscando encher suas garrafinhas e de gente jovem curiosa com esta prática, circula organizadamente entre as fontes. As curas sugeridas são muitas, e o consumo requer certos cuidados, já que o organismo do turista não está habituado aos minerais existentes. Caso tenha ficado curioso com o que cada fonte promete, clique aqui e baixe o detalhamento de cada uma. Nossa preferida foi a Fonte Oriente (naturalmente gasosa).São Lourenço – MG 6

O parque conta ainda com um grande lago para passeios de pedalinho e caiaque, muitas lojas de produtos naturais, souvenirs, bares e duchas de água mineral, essa última, muito disputada pelos visitantes. Nesta visita tivemos nosso primeiro contato com a cerveja ECOBIER, produzida no Circuito das Águas de São Paulo. Uma boa opção para o dia quente de hoje. Esta cerveja é produzida tradicionalmente, mas agrega todos os cuidados ambientais possíveis em sua produção, divulgação e reciclagem.

Destaque para a Gruta da Nossa Senhora dos Remédios, com infinitas demonstrações de agradecimento dos devotos, que alcançaram a cura pela fé e no consumo das águas abençoadas pela santa.

São Lourenço – MG 7

separador

O Teleférico estava em manutenção, portanto fica para a próxima. Viramos a proa para o Mercado Municipal, já que os planos eram degustar bom queijo e bom vinho à noite.São Lourenço – MG 8

Mercado Municipal – É lá que estão os produtos mais em conta e de boa procedência. Um show de queijos, frios, embutidos, pimentas, doces e cachaças, para encher a sacola.

De cara você tem a Adega do Tchê. Dá pra comprar de tudo, mas vale uma pesquisa nas demais lojas, para fazer uma pequena pesquisa de preços.

São Lourenço – MG 9

São Lourenço – MG 10 São Lourenço – MG 11

À noite colocamos em prática os planos de nossa noite de queijos e vinhos particular, já detonando parte do estoque comprado.

São Lourenço – MG 12

Na manhã do dia seguinte, fomos atrás de alguma desistência no Trem das Águas. As agências de turismo costumam blocar mais ingressos que, de fato, consomem, mas isso só é possível de negociar diretamente na bilheteria. Com a sorte do nosso lado, pegamos nosso par de ingressos para a saída das 14:30hs.

separador

São Lourenço – MG 13

São Lourenço – MG 14

Trem das Águas – O passeio de Maria Fumaça é feito para proporcionar uma viagem no tempo, onde se revive o passado numa época de muita tranquilidade e calma, quando não convivíamos com a pressa, estresse e correrias de hoje. São 10 kms de trilhos, que margeiam o Rio Verde, ligando São Lourenço a Soledade de Minas. O movimento e balanço, o ruído do atrito dos trilhos e rodas e os apitos nas várias passagens de nível, produzem o clima imaginário daquele tempo. Cantores sertanejos animam as quase 2 horas de viagem. Em Soledade de Minas, bandejadas de pão de queijo de todos os sabores e recheios nos esperavam.

São Lourenço – MG 15 São Lourenço – MG 16

São Lourenço – MG 17 São Lourenço – MG 18

Abaixo um filme bem pequeno do ambiente dentro do trem.

Nessa noite colocamos nosso forninho de pizza para funcionar no camping.

São Lourenço – MG 19 São Lourenço – MG 20

separador

Bom, encerramos nossa passagem por São Lourenço. Na trecho de estrada entre Pouso Alto e Itamonte, paramos no Cachaça Paraíso – Produtos da Roça, para umas fotos curiosas e comprar alguma cachaça como lembrança.

São Lourenço – MG 21

São Lourenço – MG 22 São Lourenço – MG 23

Os atrativos naturais da região, trilhas, cachoeiras ficarão para uma próxima investida. Nosso amigo e companheiro de viagens o Gato Fredy se divertiu muito no ambiente do camping. Lá fez contato com galinhas de angola e de granja, que pareceram muito grandes para merecer uma corrida. Melhor ficar no meu canto sentindo a brisa e os cheiros do lugar, que é o melhor que faço.

São Lourenço – MG 24

6 Comments

  1. Anônimo julho 21, 2015
  2. Carlos, Gleidys e Fredy julho 21, 2015
  3. Adriana Magalhães fevereiro 20, 2017
  4. Carlos, Gleidys e Fredy fevereiro 20, 2017
  5. Unknown março 11, 2019
  6. Carlos, Gleidys e Fredy março 11, 2019

Deixe um comentário