Passaporte Verde – Eu cuido do meu destino

Passaporte Verde – Eu cuido do meu destino

MARCA-PV PNUMA

Viajar com consciência ambiental é uma de nossas principais preocupações. Sabemos que nossa passagem sempre deixará marcas, por mais cuidadosos que possamos ser.

plan

PLANEJAMENTO – No planejamento da viagem, buscamos roteiros que nos permitam conhecer e interagir com os locais e sempre que possível, contratamos guias nativos para nos levar aos atrativos da região. Ao passar algum tempo no lugar, podemos entender o modo e ritmo de vida local, sua cultura, seus hábitos e maneiras de lidar com o ambiente. E se necessário, contribuímos sugerindo boas práticas ambientais quando identificamos alguma forma distorcida de lidar com a natureza.

bagagem

BAGAGEM – Quando estamos definindo o que levar em nossas viagens, levamos em conta a prioridade de reduzir nosso peso total ao máximo, o que nos trará economia de combustível, mais espaço para movimentação dentro de nossa casa portátil, menos tempo envolvido em arrumar e procurar. Roupas leves, sapatos multi-uso e adquirir nos mercadinhos locais alimentos e produtos de conveniência. Os locais veem com simpatia estes pequenos atos.

barraca ACAMPANDO – Quando estamos praticando acampamento selvagem (fora de estruturas de campings), evitamos áreas frágeis, que possam desmoronar ou desbarrancar. Nas trilhas, permanecemos no trilho original, mesmo quando molhadas e não criamos atalhos. O zig-zag da trilha é proposital, para evitar a erosão. Não acendemos fogueiras em áreas naturais. A possibilidade de ocorrer uma queimada é muito grande e os prejuízos irrecuperáveis. Todo o lixo produzido por nós é levado de volta.

tripda

POLUIÇÃO – Nós somos parceiros da Carona Solidária. Sempre que dispomos de vaga em nossas viagens, oferecemos o espaço ao programa BlaBlaCar de carona segura.  Nos destinos, procuramos usar o transporte público e city tours para conhecer a região e seus atrativos. Levamos nossas bicicletas para circular pelos arredores de nossas visitas, deixando o carro para as incursões mais distantes.

pegada MÍNIMO IMPACTO – Sabemos que nossa presença nos ambientes naturais provoca danos, por mais cuidadosos que sejamos. Pensando assim, procuramos reduzir ao máximo esse efeito. Por mais bonitas que sejam, não retiramos mudas das plantas, mesmo aquelas que estejam no chão. Não levamos pedras como souvenir. Ao contato com animais em trilhas, esperamos que ele se afaste (aproveitando para uma foto). Se necessário afugentamos. Nunca mate cobras, aranhas ou qualquer outro animal rasteiro ou peçonhento. Deixamos pegadas e levamos fotos e lembranças.

As melhores viagens são aquelas que deixam lembranças para toda a vida, em que nos percebemos, nos mesclamos a novas culturas, e parte delas fica em nós. A sustentabilidade é como uma boa viagem: uma vez que temos contato com ela, com seus valores e significados, com seu ritmo e padrões, também somos modificados, nunca mais seremos os mesmos.

cuidando

O planeta precisa que adotemos um novo estilo de vida, mais ligado às vivências e contato com as pessoas e  menos relacionado com o consumo. A comunidade humana cresce em ritmo acelerado, somando 80 milhões de pessoas ao planeta a cada ano. Não somos meros habitantes do planeta Terra, algo mais nos define: somos consumidores. Ao passo que cresce em muitos países o poder aquisitivo da população, ainda um terço de seres humanos não têm acesso a alimentação. Vivemos em um tempo em que fica cada vez mais patente a necessidade de revermos nossos padrões de consumo e produção.

lampada Desligar a luz do quarto quando saímos ou fechar a torneira enquanto escovamos os dentes não salvará o planeta – e nem a nós mesmos. Não sozinhos. Não se isso não for o reflexo de um valor maior que adotamos, de buscar soluções menos impactantes para o nosso cotidiano, de exigir melhores alternativas tecnológicas e ações governamentais e empresariais que nos deem opções mais sustentáveis e protejam o patrimônio natural que ainda possuímos.

Fazer escolhas mais sustentáveis ao planejar e vivenciar momentos de lazer, como o turismo, favorece a adoção de novos hábitos em nossa vida diária. É o momento em que saímos da rotina, deixamos o carro em casa, podemos nos desligar dos aparelhos eletrônicos que nos cercam e aproveitar a paisagem, caminhando, andando de bicicleta, passando tempo com a família ou os amigos, longe do estresse. O Passaporte Verde propõe preencher esse momento com mais experiências autênticas, roteiros sustentáveis e umas ideias simples de como ter um impacto menor ao visitar outros lugares! Esperamos que muitos atendam a esse chamado, que se inspirem com o convite da sustentabilidade a um novo estilo de vida, e que a sensação de liberdade e conexão com o que mais vale a pena na vida – o bem-estar, a alegria de viver, a natureza, a família e os amigos – façam parte do seu dia a dia na volta para casa!

Cuide também do seu destino. PASSAPORTE VERDE – Embarque neste movimento!

Deixe um comentário