Modificando a fixação do Camper na Frontier

julho/2014 - Levamos nossa Camper para o amigo Ronaldo, um serralheiro, pintor, lanterneiro e mecânico de mão cheia, em Itaipava, para trocar a fixação interna, por outra externa, já que nosso uso demandaria muitas retiradas e instalações sobre a caminhonete, além da necessidade de checar a segurança do sistema com facilidade.
Começamos por entender que a caçamba da Frontier requer um reforço estrutural para receber os 800 quilos da Camper (carregada), incluindo aí o forte balanço vertical. Além disso, para evitar que a Camper escorregue para trás no arranque do veículo, seria necessário um travamento horizontal.

Partimos por retirar a caçamba e instalar as barras de reforço em forma de sanduiche, por toda a extensão da frente da caçamba.

reforço esquerdo

Foram construídas duas peças de reforço, para prender as barras de reforço ao chassi, acabando com o esforço aplicado pelo balanço da Camper nos parafusos originais de fixação da caçamba, que não foram concebidos para este fim.

As barras foram finalizadas e furadas. Foram fixadas em sanduíche à caçamba com 6 parafusos, calçados com porcas de segurança.

As peças de reforço e travamento ao Chassi foram instaladas, prendendo as barras horizontais.

Começamos a construir a peça de encaixe nos furos do macaco da Camper. Os esticadores serão usados para tracionar a Camper contra a caçamba, através da barra que foi travada ao Chassi.
O mesmo raciocínio foi aplicado aos pontos de fixação traseiros. O para-choques precisaria ser reforçado e preparado para este fim, com instalação de barras adicionais, fixadas ao chassi.

Reforço longitudinal2 Reforço longitudinal1

reforço estrutural parachoque1 reforço estrutural parachoque2

Todo o sistema de sensores e acabamentos foram retirados para poder receber o trabalho de solda. Foi necessária a repintura do para-choques.

pintura parachoque instalação parachoque

Aí está o produto final do trabalho. Os esticadores traseiros não permitem a camper escorregar para trás e os esticadores dianteiros mantém a camper presa ao piso da caçamba.

Como previsto, o controle da situação dos quatro esticadores pode ser monitorada diretamente pelos retrovisores, facilitando em muito a condução e tranquilidade da viagem. Além disso, foram liberados 4 compartimentos no interior da Camper, que antes eram divididos com os parafusos internos.

novembro/2016 – Lendo uma revista catálogo da Camping World 50 anos (2016 – pág. 192), dei de cara com um projeto de fixação de campers oferecido por eles, que parece até ser a cópia do nosso. oops Sinal que estávamos no caminho certo. Clique na imagem abaixo para abrir a página do catálogo em tamanho grande.

campiing-world-projeto-fixacao-camper-sm

A seguir um vídeo com os detalhes de cada uma das etapas da serralheria, com os cortes das peças, acabamento, funilaria e pintura.

Para fazer contato com o Ronaldo, ligue para 24 99943-1493

VEJA TAMBÉM

Camper Duaron – um modelo para cada gosto
Camper – um Motorhome com jeito de Trailer
Camper – instalando uma nova fixação externa
Camper – Instalando a Camper Duaron na pickup
Camper – um casal e um gato dentro da camper – soluções criativas
Van Home Chassi – Novo Produto da Duaron
 

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner a seguir. Venha para a estrada conosco.

duaron-logo-400[6]

Um comentário:

  1. Olá Roberto. Pela segunda vez estou tentado a trocar o motorhome por um camper. Já tive um larturist e sei mais ou menos como funcioma. A minha dúvida quanto ao duaron é sobre a estabilidade quando está sem a caminhonete. Você usa algum dispositivo para torna-lo mais estável?

    ResponderExcluir