Glossário de Termos do Caravanismo / Campismo

Se você é novo no Caravanismo / Campismo, é certo que terá dificuldades para entender alguns termos quase que reservados a esta incrível e agradável forma de curtir a vida e a natureza.

glossario

O campista José Adauto de Souza, junto a mais 5 colaboradores, compilou um glossário com mais de 600 termos característicos da atividade.
Traduz com riqueza de detalhes e muitas ilustrações o vocabulário usado nas rodas de discussão, muito comuns nos campings e nos encontros da categoria Brasil afora.
Abaixo selecionei alguns termos curiosos e belas ilustrações. Sugiro que o amigo leitor faça o download completo do Glossário, clicando
aqui, e guarde para futuras e prazerosas consultas.

image

Acima, possivelmente, um dos primeiros Motorcasas

Freio de reação – sistema de freio normalmente presente nos trailers que é acionado de forma retardada após a frenagem do veículo rebocador.

Gazebo – armação tipo tenda que possui as laterais livres, muito usada em praias ou festas ao ar livre.

Gota de lágrima (tear-drop) – pequenos trailers com auge dimagee uso nas décadas 30-60, nos EUA. Leves  e baratos, caíram no gosto/bolso dos campistas da época, principalmente pelo baixo custo adequado à realidade econômica (depressão econômica e inter-guerras).

Assim como nos EUA, numa moda vintage, já temos alguns circulando no Brasil.

Marretado (Self-Builded )- Motorcasa convertido em fundo de quintal, normalmente tendo como veículo base um ônibus usado.

Mata gato – cordão plastificado usado para fechar/arrematar/vedar cavidades intra-objetos. Por exemplo, pode ser usado para vedar vidros acoplados em armações metálicas de janelas.

Podridão seca – enfraquecimento dos pneus provocado principalmente na presença de umidade e exposição ao Sol. Se intensifica nos casos de baixo uso. Se apresenta na forma de pequenas rachaduras nas laterais dos pneus.

image Quinta Roda (Fifth Wheel Trailer) – Tipo de trailer cujo equipamento de engate é instalado sobre a carroceria do veículo rebocador, semelhante às carretas rodoviárias (veículos articulados). Raro na Europa, é muito comum nos EUA.

 

Roda quadrada – campista que utiliza um VR que está sempre estacionado. É muito comum o uso de treilers para esta finalidade. Este tipo de uso pode configurar uma casa de campo e em alguns casos funciona mesmo como residência.

Tulha – local fechado (compartimento) que permite armazenamento de equipamento/objetos. O bagageiro é uma tulha.

VR (RV)- Veículo de recreação (do inglês, recreational vehicle). Um veículo de recreação é um equipamento transportável, motorizado ou não motorizado, que possui no mínimo uma cama para dormir. Entre eles se incluem os trailers, motorcasas, campers e carretas-barraca.

E muito, muito mais….

                                    Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+

 

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

duaron-logo-400[6]Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner ao lado. Venha para a estrada conosco.


Precisa alugar um carro? Aproveite e faça sua pesquisa conosco, através da RENTCARS.

Seu aluguel tem isenção de IOF e pode ser parcelado em até 12x.

Você está pagando o melhor preço e ao mesmo tempo, ajudando este blog.



Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário