Como usar o sistema de fornecimento de água do KC-380

Ainda dentro da série dicas de pós-venda, aí vai mais uma orientação de como usar o sistema próprio de água do trailer, quando a pressão externa for fraca, ou quando não houver suprimento de água próximo.

KC-380[3]Encher o tanque de água do trailer (capacidade de 120 litros). A bomba fica no gabinete logo abaixo da geladeira, ao lado da mangueira de passagem entre o bocal e a caixa de fibra. O bocal do tanque fica do lado esquerdo do trailer (foto ao lado).

Esta mangueira deve sempre ser inspecionada contra ressecamentos e ou vazamentos (braçadeiras), já que está sobre o piso de madeira do trailer. Por segurança, instalamos um dreno neste gabinete.

Embaixo do trailer, atrás da roda esquerda, estão os dois registros principais para tratar a entrada de água, além do dreno principal da caixa d´água. Como não tenho foto, fiz um desenho bem próximo do real.

dicas registros

Recebendo água de fora, com boa pressão.

A mangueira (verde) disponível (20m) deve ser ligada a torneira do camping e a outra ponta no engate rápido do trailer.  Nesta situação, o Registro 1 deve estar aberto e os Registro 2 e 3 devem estar fechados. Todo o sistema de água do trailer será alimentado pela mangueira conectada a fonte de água externa.

Utilizando a caixa de água do trailer.

Neste caso, fechar os Registros 1 e 2 e encher a caixa de água com até 110 litros, evitando o transbordamento. Iniciar o enchimento com o registro 3 aberto, para eliminar resíduos que estejam no fundo do tanque. Após alguns litros de descarte, fechar o dreno. Feito isso, abrir o Registro 2, para liberar água no sistema. Com todas as torneiras fechadas (pias e chuveiro) ligar a bomba d´água, na chave disponível no gabinete logo abaixo da pia (veja foto).

botao da bomba copy

A bomba do trailer trabalha em 12v, portanto o disjuntor da bateria deve estar ligado.

Esta bomba é automática, entrando em atividade assim que o sistema apresenta perda de pressão. Significa dizer que assim que uma torneira for aberta, a bomba enviará água. Fechou a torneira a bomba para de agir. Esta característica lhe permite saber se há vazamentos no sistema, visto que ela ficará armando intermitentemente. Caso isso ocorra, use o botão on/off para desligar a bomba.

Os primeiros jatos estarão com muito ar, até que todo o sistema esteja pressurizado com água. Vale lembrar que o aquecedor tambem é automático. Portanto, manter registros de gás fechados e pilha desligada e abrir as torneiras até obter somente água. Isso vale também para água externa, durante a primeira pressurização.

Toda água que circula pelo trailer passa pelo aquecedor, portanto podemos ter água quente inclusive na pia da cozinha, bastando para isso ligar o aquecedor.

Não esquecer de conectar a mangueira de águas servidas (branca zebrada) no dreno que fica na frente da mesma roda esquerda. Este dreno recebe água usada das pias da cozinha, banheiro e do ralo do chuveiro. Esta mangueira tem 10 metros, para chegar ao ralo adequado para descarga das águas no camping.ralo

Utilizar tampões de ralo tipo tela, para evitar que resíduos de comida ou pequenos objetos entrem  na tubulação. Se isso ocorrer e ficar preso, vai dar muito trabalho para retirar.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário