Escalavrado – Serra dos Órgãos

setembro/2015 – O inverno deste ano está produzindo dias espetaculares, afastando as chuvas, tão necessárias. Mas, montanhista atento, não despreza essas oportunidades. Diferente do Dedo de Deus, que requer um total de, aproximadamente, 10 horas, o bate e volta ao cume do Escalavrado pode ser feito em 4h30min. Portanto, qualquer mudança de clima pode ser avaliado em tempo real e, se necessário, determinar o cancelamento da investida, mesmo que a meio caminho. Não foi o caso neste domingo espetacular. […]

O “Céu de Brigadeiro” e sem névoa, reserva também alta temperatura e refração de calor na rocha. Começamos bem cedo. Carro estacionado no Restaurante Paraíso, descemos a pé os quase 2 kms até a entrada da trilha.  Às 7:15hs iniciamos a subida.

Mesmo com toda a experiência de muitos anos de montanhismo, aí vão algumas dicas que descobri úteis, depois da investida de hoje. Leve um par de calçados extra e um rolo de esparadrapo ou “silvertape”. Seu calçado de caminhada pode te deixar na mão, num piso de pedra bem quente. Só me restou rosnar, afinal era um Bullterrier (grgrgrrrhhh). bravo

bull2

Considere para a subida do Escalavrado estar em boa forma física, com ênfase nos quadríceps. Eles serão muito exigidos na descida, em razão da grande inclinação. Distância horizontal de 1,5km e vertical de 620 metros. No mais, aproveite a vista a cada bloco de pedra vencido.

Na foto acima, Marcelo Savana, montanhista radicado em Teresópolis e apaixonado pela serra dos Órgãos. Companheiro daquelas investidas decididas encima da hora. Se estiver acompanhado de pessoas inexperientes, considere levar equipamento básico de escalada, para dar mais segurança nos lances verticais.

Cumprida a formalidade de assinar o livro do cume, colocar a câmera no tripé para a foto clássica.

As fotos num lugar como esse são únicas. Abaixo a vista da baía do Rio de Janeiro

O que dizer de panorâmicas da Serra dos Órgãos. Clique aqui e veja em alta.

Na foto acima, complexo do Dedo de Deus a esquerda e Lago Comary e Soberbo a direita.

Fica o agradecimento ao amigo Marcelo Savana pela presença e disposição em me acompanhar. Às 11:30hs já estávamos de volta a base, pensando no pastel de carne e na cerveja bem gelada.
Coordenadas marcadas para Google Earth, baixe aqui.

Aventuras

                                 Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+

 

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

duaron-logo-400[6]Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner ao lado. Venha para a estrada conosco.


Precisa alugar um carro? Aproveite e faça sua pesquisa conosco, através da RENTCARS.

Seu aluguel tem isenção de IOF e pode ser parcelado em até 12x.

Você está pagando o melhor preço e ao mesmo tempo, ajudando este blog.



Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

2 comentários:

  1. Admirável! No roteiro eu e esposa pretendemos em primeira instância visita-los no camping e claro um passeio como esse é imperdoável. Parabéns pelas fotos. Abraços.

    ResponderExcluir