O mito do conjunto carro+reboque

Rebocar um trailer, considerando todas as variáveis matemáticas, de potência, de peso, aerodinâmicas, … pode assustar um possível candidato ao campismo ou caravanismo.

Quando decidimos (final de 2012) adquirir um trailer para rodar por aí, ouvimos muitas advertências e alertas das mais variadas formas e intensidades. Uma das mais frequentes tinha relação com o carro que faria o papel de trator do conjunto.

Os ditos experientes e entendidos nos orientavam a não ingressar nesta aventura sem um carro a Diesel, com no mínimo 2.8 litros, se quiséssemos puxar um trailer de 1 tonelada sem problemas. Essa limitação não parece verdadeira, se olharmos um pouco para o passado recente… Veja mais… >>>

Brasilia  Brasilia3

Brasilia2 Fusca

Acreditamos que a questão não está na obtenção do conjunto (carro+trailer) considerado ÓTIMO, mas sim na interpretação correta das limitações de seu conjunto e o respeito a elas. Mesmo as combinações ditas como ÓTIMAS, também possuem suas limitações.

Quando a legislação criou dificuldades para que um motorista categoria B rebocasse seu trailer (exigindo categoria D), desapareceram das estradas estes aventureiros do caravanismo. Muitos veículos foram encostados em campings ou garagens. As fábricas também desapareceram. Percebe-se aí a grande falta de sensibilidade do governo para com os empresários e consumidores.

Finalmente, desde julho de 2011, a exigência caiu e a CNH B voltou a ser suficiente para rebocar trailers até 3000kg e dirigir motorhomes de até 6000kg. As estradas começam a ser, novamente, povoadas por conjuntos dos mais variados.

Celta Fiat

Weekend Picasso

kombi-rebocando-trailer

Nota-se que estes novos conjuntos atendem as expectativas de seus usuários, sem as exigências de grande performance, dos ditos carros pesados e ultra-potentes.

O espírito do caravanismo é o de viver a vida em liberdade, conhecer seu país, suas estradas, estar em contato com a natureza e, acima de tudo, se divertir. Propositalmente excluí as fotos de grandes e poderosos conjuntos (carro+reboque).

Mas qual a equação por detrás?

  1. Trailer com somente 1 eixo, procure ficar dentro da seguinte relação:
                              peso rebocado <= peso rebocador
  2. Trailer com 2 eixos, suportando seu próprio peso, essa relação costuma ser invertida sem maiores problemas.

É claro que questões como: engate homologado para o peso a ser rebocado, equilíbrio dos equipamentos dentro do trailer para evitar sobrepeso na bola do engate (máx. de 100 quilos), freio inercial ou elétrico em perfeito funcionamento, cabo de emergência e corrente de segurança, precisam sempre estar considerados e bem resolvidos.

Aspectos Legais

Antes de seguirmos adiante, vale esclarecer que todo veículo possui um CMT (Capacidade Máxima de Tração), que significa o quanto de peso ele pode rebocar, definido por seu fabricante, mas nem sempre se encontra disponível ou fácil de achar no Manual ou nas plaquetas afixadas na lataria, coluna das portas ou chassi. Portanto, você deve se restringir ao valor do CMT quando pensar em rebocar um trailer ou carreta (Porque? acima do CMT, a estrutura do chassi, freios, motor, cx de marchas e embreagem estão comprometidos). Caso você se envolva em um acidente, sua garantia ou prêmio de seguro pode ser revogado se esse limite for excedido. Mesmo um policial da PRF pode questionar esse limite e interromper sua viagem, com eventuais multas em sequência. Para você entender um pouco mais da sopa de letrinhas, use o quadro abaixo.


O que considerar no conjunto lança, munheca e engate? Ao comprar um trailer antigo, procure observar o estado da lança e todos os seus componentes.

croqui-bequilha-de-lanca1 - Alavanca de freio manual, para usar enquanto o trailer esteja estacionado. É nessa alavanca que também é fixado o cabo de emergência. Este cabo é conectado ao engate do carro. Sua função é acionar o freio de mão do trailer na eventualidade de um desengate acidental.
2,4,5 e 7 – Conjunto da bequilha. Seu movimento vertical deve estar livre e funcional para permitir o nivelamento do trailer quando estacionado e, seu total recolhimento para viagem, através da rotação da manivela. Não deve haver esforço demasiado nesta função.
3 – Munheca – observe se a alça de liberação está funcional e se não há qualquer rachadura aparente.  A presença do pino de segurança impede a abertura acidental da alça.

Munheca-com-freio-inercialFreio inercial – recurso de segurança indispensável e exigido por lei. É o freio inercial que cuida de parar o trailer, assim que o veículo tracionador inicia a frenagem. Ao ser empurrado em direção ao engate, o freio entra em ação, economizando os freios do carro e evitando que o trailer o empurre. Existem modelos elétricos que cumprem a mesma função, mas tem o custo mais salgado. Veja um conjunto rebocador, lança, munheca e freio inercial, em movimento, no filme abaixo.

engate-removivel-2Engate – dê preferência, se puder, ao engate removível. Uma lei (suspensa), prevê o uso exclusivo de engates removíveis, como forma de evitar danos aos demais veículos durante as tarefas de estacionamento nas cidades. De fato, muita gente instala engates em seus carros para evitar que outros veículos encostem nos seus. Mas o que acaba acontecendo é o contrário.
O engate precisa estar homologado para o peso que vai tracionar e, por sua vez, seu veículo também precisa ter condições de suportar o peso vertical e horizontal da função de rebocar. Aconselha-se a não superar os 100 quilos de peso vertical sobre a bola do engate.
Escolha instaladores de confiança e que estejam homologados pelo Inmetro. Contudo, isso não é sinônimo de segurança. Eu mesmo, já passei por sérios problemas ao instalar um engate especial para 1000 quilos no meu TR-4, no melhor dos melhores. Procure saber “porque”, lendo o link acima, e verifique a sua instalação com mais entendimento na questão dos balanços. Veja a Resolução 197 do CONTRAN, que trata e regulamenta a instalação e os instaladores de engates. Engates fora das especificações resulta em multa GRAVE e retenção do veículo.

Uma nova linha de engates vem com a capacidade de rodar 360 graus o seu pino bola. Isso é um fator de segurança muito importante diante de um tombamento do trailer. Evita que o veículo rebocador também tombe quando usando um engate fixo. Verifique se seu instalador homologado já possui essa tecnologia.


O esquema de ligação padrão da tomada do reboque é o que está desenhado abaixo. A tomada macho do engate é exatamente o seu espelho.

esquema-tomada-engate

Corrente e cabo de segurança – a corrente é obrigatória. Use uma de boa bitola (não há porque economizar nesse item) e ao instalar, não a deixe com muita barriga (arrastando no chão) porque não vai ser útil no caso de um desengate acidental, nem muito tensionada de forma a dificultar as manobras necessárias para estacionar o trailer em vagas com ângulos fechados. O cabo de segurança tem a função de acionar a alavanca do freio manual do trailer, quando ele se separar do engate acidentalmente. Muito interessante, já que as rodas do trailer vão estar travadas, evitando que ele saia desgovernado indefinidamente.

IMG_20170716_141216098IMG_20170813_093932493

A cultura de nossos policiais rodoviários com relação a estes equipamentos ainda é pouca, de forma que não notariam na foto da esquerda acima, a falta da alavanca de freio manual. Nas duas fotos, não há cabos de emergência. Procure ter seu equipamento em ordem. Afinal é seu patrimônio e sua vida que estão na estrada. No exemplo abaixo, vemos a preocupação extra com a adoção de 2 correntes. Eu ainda faria seu cruzamento, para servir de cama para a munheca, no caso de um desengate acidental.

corrente-duplacorrentes cruzadas

Observem que na foto da esquerda (acima), o caravanista ainda se preocupou em travar a alça da munheca com um cordelete, mantendo-a sempre fechada, já que não existe trava de segurança. Eu costumo usar abraçadeiras plásticas para esse fim. São mais fáceis de aplicar e ajustar.


Pêndulo, causas e efeitos. Sugiro a leitura deste artigo antes de pegar a estrada rebocando. A intenção não é lhe assustar, mas passar os limites operacionais que vão lhe manter em segurança.


Alinhamento do conjunto – É comum ver conjuntos rodando desalinhados. Isso leva a inúmeros outros problemas. As fábricas se preocupam em equilibrar todo o recheio de móveis e equipamentos, para permitir uma condução suave. Entretanto, na hora de instalar o engate, essa preocupação parece não ser levada a sério. Vejamos os exemplos abaixo:

conjunto-trailer-carro-engate-alto
                                                                                          Desenho do trailer obtido no Portal Macamp

Muito comum de ver. O principal efeito é a batida da traseira do trailer em quebra-molas e saídas de rampa.

conjunto-trailer-carro-engate-baixo

Também bem comum. Neste caso a rodinha da bequilha vai sofrer nos quebra-molas e, a cada pancada, a tendência de soltar a munheca do engate é grande. Além disso, o peso sobre o engate abaixa a traseira do carro e levanta a dianteira. Para veículos com tração dianteira, reduz o atrito e a capacidade de rebocar. Para carros com câmbio automático e tração dianteira, a pouca aderência das rodas no asfalto induz o sistema a erros de interpretação na potência adequada, aumentando o consumo e o desgaste.

conjunto-trailer-carro-engate-alinhado

A situação acima é a ideal. A altura do engate e o peso da lança sobre o engate (cada engate tem seu limite definido pelo instalador) devem ser os adequados para manter a munheca altura-da-munhecaengatada, sem comprometer a suspensão do carro. Os ângulos de entrada e saída do trailer são os previstos no projeto original. Para se chegar a este resultado, deve-se levar o trailer e o carro ao instalador para o devido equilíbrio.
Se isso não for possível, coloque seu trailer em piso plano, levante as sapatas (sem suspender o trailer) e usando um nível, obtenha o alinhamento correto. Faça a medição até a base da munheca (X) e informe ao instalador. Se houver algum erro, será de milímetros.

Dica – Ao preparar seu trailer para viagem, acondicione malas e tudo que puder sobre o eixo de rolamento, evitando comprometer o peso sobre a lança e o engate.

turiscar-rubi-2-eixosO trailer de 2 eixos veio para dar mais conforto na tarefa de rebocar. Seu peso fica apoiado no seu próprio chassi, reduzindo o esforço vertical sobre a bequilha.
Entretanto, o alinhamento (nivelamento)horizontal é indispensável para se valer dessa qualidade.


No filme a seguir, mostramos como realizar um engate seguro de seu trailer + carro e damos algumas dicas de manobra, com destaque para a colocação em vagas em marcha ré.


Seja você mais um e venha nos ajudar a repovoar as estradas e campings.

food-truck-e-livina-1.8-2009

O conjunto ao lado é do amigo Anderson Romão. Food Truck + Livina 1.8 2009 Automática. Ele reclama que a bequilha está pesando muito na bola do engate. Provavelmente a distribuição do peso dentro do Food Truck está desbalanceada, fazendo com que a frente do carro fique muito leve. Para um veículo de tração dianteira, reduz o atrito das rodas no piso, aumentando o consumo e confundindo o câmbio automático. Está em fase de trocar o carro por um mais potente e de tração traseira. Esses Food Trucks deveriam usar rodado duplo, para carregar seu próprio peso vertical. Mas os custos não ajudam, além de reduzir espaço no piso do equipamento. Boa sorte ao amigo Anderson

A seguir fotos enviadas pelos nossos leitores caravanistas.

andre-paixao-cortes-kc-330KC-270-e-corsa
KC-330-e-DusterLevados-pelo-vento
opala-e-camping-starConjunto do Victor e da Jackeline. S-10 + Tangará 330
Nosso KC-380 + Pajero TR-4Conjunto-Brilhante-e-Saveiro-do-Daniel-de-SP
Mini-trailer-Caracol-e-Fusca-1300-do-Leandro-BelfortKC-270-e-Jimny-do amigo-Mario-de-Joinville
Conjunto-270-e-TR-4-automatica-do-amigo-Ederson-de-Minas-Gerais

O conjunto abaixo, do caravanista Daniel, é um Fiat 147, 1977, amarelo, com um barco no teto, rebocando um trailer Turiscar Jóia de 1976, todo original, exceto pelo climatizador no teto e o bagageiro na traseira para transporte de moto. Este 147 tem um motor beirando os 110vc, que é praticamente o dobro do original, a caixa é da Fiorino de 5 marchas, com a primeira reduzida para arrancar em subidas fortes, como na serra. A suspensão foi totalmente modificada para aumentar ao máximo a estabilidade, reduzindo o efeito pêndulo. Os freios também não são originais, sendo os discos dianteiros do Tempra e os tambores traseiros do Uno. “Mesmo com todas essas modificações o mais importante é conhecer os limites do conjunto que se tem nas mãos, sempre manter uma distancia segura do veiculo da frente, sempre frear antes de uma curva entrando já na velocidade adequada, sempre reduzir com freio motor em uma decida usando o freio normal apenas esporadicamente pra não deixar o conjunto ganhar velocidade ou para uma parada mesmo que pra isso tenha que botar uma segunda marcha para descer uma serra muito forte tipo a do Rio do Rastro, e principalmente não se achar confiante demais. É testando os limites que descobrimos que o nosso limite estava um pouco antes do acidente.”, orienta o Daniel.
Turiscar-Joia-1976-e-Fiat147-1977-do-Daniel-2Turiscar-Joia-1976-e-Fiat147-1977-do-Daniel

O conjunto abaixo, do amigo Fenelon de RS, usa um sistema muito interessante para controle do efeito gangorra. É o Four Point Sway Control ($515,00), que tem a função de devolver para o trailer e para o eixo dianteiro do veículo, o peso exercido sobre o engate. O trailer e o veículo passam a se comportar como se fossem um só, eliminando boa parte do balanço.
Muito usado nos USA, este é da marca Equalizer. O trailer abaixo é um Turiscar Vila Rica Residence. Conta também com freios eletro-hidráulicos, controlados a partir da pickup, podendo inclusive, ser freado separadamente do veículo. Essa característica é muito importante para interromper qualquer pêndulo inesperado. Um conjunto de respeito e muito seguro. Parabéns.

Turiscar-Vila-Rica-Residence-e-Hilux-do-Fenelon-BennemannFour-Point-Sway-Control

Na foto abaixo, o conjunto do amigo Lê Ruivo, RS. Um KC330, puxado por um Corolla 1.8
Le-Ruivo-Corolla-1.8 KC-330


O conjunto ao lado pertence ao casal Rodrigo e Deisi, de Cachoeirinha, RS.
Trata-se de um KC540, tracionado por uma potente XTerra da NISSAN. Ótima configuração.



Abaixo nosso conjunto na configuração atual.

KC380 + Frontier 2.8 Diesel 4x4

Mande a foto de seu conjunto para publicar aqui. (nasestradasdoplaneta@gmail.com)

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

Trailer ou Motorhome?
Trailer – Pêndulo, causa e efeito
Camper – Um Motor Home com jeito de trailer

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

duaron-logo-400[6]Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner ao lado. Venha para a estrada conosco.

199 comentários:

  1. Olá, eu sou o Samuel. Acabei de comprar um trailer artesanal com peso estimado em 1300kg e cerca de 3,7m de comprimento e 2,65 de altura do solo. Sair de Ubá sentido Tiradentes na serra de santa bárbara (cerca de 100 km de serra) puxando o trailer com uma GM Spin 1.8 17.1 Kgf de torque. Acho que o carro bebeu muito, não fiz média. Ele subiu de 3ª e 2º. Depois fiz uma média em terrenos mais planos entre BH e Montes Claros (430km). O consumo ficou em 7,78. Antes a GM Spin 1,8 fazia 12km/l. Alguém sabe o consumo médio rebocando trailer em S10 flex 2.4 ou Ranger 2.3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Samuel. O consumo sobre muito mesmo. Eu puxava um 380 Karmann Guia, de 1200 quilos com uma TR-4 Flex. O consumo médio, incluindo serra era de 4km/l na gasolina. Em não sendo diesel, o regime de alta rotação eleva muito o consumo, principalmente em subidas, quando operamos em 3ª e até 2ª marcha. Vc vai enfrentar aumento de consumo similar (em termos percentuais) na S-10 e na Ranger. Hoje uso uma Frontier 2.8 diesel. Ela faz 10km/l com ou sem a Camper de 1000 quilos na caçamba. O amigo Leo rebocava um 270 com a S-10 Flex. Vou pedir para ele interagir aqui. Abs

      Excluir
  2. Boa noite pessoal. Estou comprando um trailer para food truck, vai ter um peso bruto total de 1.500kgs. Tenho um Nissan March 2013 1.6 e uma Cherry Tiggo 2013 2.0. O transporte seria apenas dentro da cidade, distancias de 30km no maximo. Consigo puxar com os dois carros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim. Considere usar o Cherry (1375kg) que é mais pesado, ao invés do March, que é mais fraco e mais leve (964kg). Seu trailer pesa mais que os 2 carros. A equação ideal é que o veículo rebocado pese menos que o rebocador, mas isso nem sempre é possível. 1500 quilos empurrando seu carro sugere que tenha um freio independente (elétrico), ao invés do inercial, que só é acionado quando o carro freia. Na prática, o trailer tenta empurrar o carro e pela inércia na bequilha, aciona os freios próprios. Não sei se seu food truck tem 2 eixos. Essa seria a configuração ideal, já que ele se apoia sobre seu rodado, ao invés de fazer peso demasiado na bequilha. Mas tudo passa pelo bom senso e pela forma de dirigir. 30 kms feitos com bastante cuidado e em velocidade baixa o suficiente para permitir frenagens seguras é pura tranquilidade. Depois, se não se incomodar, mande umas fotos do seu conjunto. Abs e sucesso nos negócios. Fotos para nasestradasdoplaneta@gmail.com

      Excluir
  3. boa tarde a todos que ama o valor de poder viajar com um reboque para campe nas estradas do brasil sr carlos tenho um reboque de 2 x 1.4 altura de 1.70 para duas pessoas .meu reboque tem documento e placa .gostaria de saber se preciso de algo mais para rodar com ele pois relaciono o pelo reboque pequeno para manobra ,e seu peso e de 283 k l .e tenho uma s 10 diesel .ou preciso de algum documento para rodar com ele ,falao que eu tenho que colocar o selo da tara peso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A relação S-10 + reboque está ótima. Gostaria de ver uma foto de seu conjunto. Não sei como está especificado no documento de seu reboque, ou se vc fez a alteração para uso como casa depois. A pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas em relação à documentação é o parceiro Marchiori Sasso, que resolve todas estas questões dos amigos da estrada. O contato dele é (11) 99845-9483 e-mail: wagnernapoleaosasso@hotmail.com. Se puder mandar uma foto de seu conjunto, nosso e-mail é nasestradasdoplaneta@gmail.com. Abs e boas estradas

      Excluir
  4. Carlos, boa tarde, possuo um trailer de lanches (food Truck) de 3x2 um eixo e nele carrego uma geladeira, dois botijões e minha chapa, e +/- uns 100 kilos de peso extra (água, comida, etc etc) Possuo uma livina SL 1.8 2009 automatica e estou observando que ela esta sofrendo muito com o peso, a traseira abaixou muito e o consumo subiu demais...estou pensando em trocar de carro (Duster, Ranger, Tucson) já que uso o carro tb para o lazer, mas tenho muitas duvidas se o problema é a potência do meu carro? por ser automatica? Ou algum outro problema? teria algumas dicas??? Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, o carro automático sofre mais que o manual na tarefa de rebocar. O fato da traseira ter abaixado muito indica que a distribuição de peso dentro do trailer deve estar muito pra frente, fazendo com que sua bequilha passe dos 100 quilos vertical. A Livina, sendo de tração dianteira vai perder aderência com a frente mais leve. A potência do motor está dentro do limite. O Tucson tem tração dianteira. Já o Duster vc encontra versão com tração traseira mais cara e a Ranger é excepcional, com tração traseira. Para a função de rebocar, a tração traseira é a melhor opção e se possível, opte pelo câmbio manual. Sempre a disposição. Se puder mandar uma foto de seu conjunto, agradeço. nasestradasdoplaneta@gmail.com

      Excluir
  5. Tenho uma variant 74, quantos kilos voce acha que ela aguenta puxar, quantos kilos teria que ter o trailer, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos. EU também tive uma, cor de telha. O motor é 1.6 e pesa 950 quilos, tração traseira. Vc pode puxar até seu próprio peso sem problemas (1000 quilos). Considere que o equilíbrio do peso dentro do trailer esteja bem distribuído, de forma a ele levar seu próprio peso sobre o eixo (se for simples, principalmente). O peso da bequilha sobre a bola do engate não deve ultrapassar 100 quilos. Pesos maiores, vão comprometer a performance, mas você pode mudar a forma de rebocar para preservar seu motor. Velocidade máxima de 80 kms. Lembre que os freios da Variant são tambor, com resultado e eficiência reduzidos. Se puder coloque um freio elétrico no trailer, já que o inercial só é acionado quando o trailer tenta empurrar o carro (em descidas de serra pode superaquecer os freios de sua Variant). Qq outra informação, pode contar comigo. Qdo montar seu conjunto, mande uma foto para publicarmos aqui. Abs

      Excluir
  6. Boa tarde Carlos, tenho um fiesta 1.0 ano 2010. Quero comprar um trailler para alimentação no peso de aproximadamente 900 kg. Será que dá certo para puxar? Moro em Ribeirão Preto, as ruas são relativamente planas e o trajeto seria de +- 20 km ida/volta. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana. Vc está dentro da faixa ideal de peso entre rebocado e rebocador. Seu Fiesta pesa mais (1084 kg) que seu Food Truck (900 kg). O motor 1.0 e a tração dianteira são os itens mais fracos do conjunto. Mas para este percurso pequeno e plano, vc vai ter sucesso. Evite forçar as marchas. Procure sempre andar com mais força e em baixa velocidade. O peso da bequilha sobre a bola do engate é o "X" da questão. Por ser um carro de tração dianteira, muito peso na traseira vai levantar a frente e reduzir a eficiência da tração. O nome disso é equilíbrio de equipamentos dentro do Food Truck. Quanto mais peso sobre o próprio eixo melhor. Sugiro que o peso de sua bequilha sobre a bola do engate não ultrapasse 100 quilos. Qdo montar seu conjunto, mande uma foto para publicarmos aqui. Sempre a disposição. Abs

      Excluir
  7. Bom dia meu caro amigo preciso fazer uma viagem de 580km tenho um gol 1.0 2013, minha necessidade é rebocar um fusca com o peso de 780kg com um reboque onde as rodas dianteiras do fusca ficam presa em cima do reboque e as traseiras no chão é possível fazer esse trajeto com o gol lembrando tenho todo o tempo do mundo para fazer a viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oaltmann. Conheço essa carretinha que sustenta somente as rodas dianteiras. Levar leva sim. Caso haja serras no meio do caminho vai exigir muito do motor 1.0. Vc vai ter que subir em segunda marcha, fazendo algumas paradas para resfriamento do conjunto, principalmente embreagem. Se for trecho plano, vai razoavelmente bem. Uma questão que me vem à mente é quanto ao eixo traseiro. O Fusca tem tração traseira. Mesmo rodando em ponto morto, me preocupa a lubrificação do diferencial. Melhor perguntar a um mecânico se há necessidade de desacoplar o eixo. Essas carretinhas são ótimas para veículos de tração dianteira. No mais, velocidades baixas. Como não tem feixe de molas, (barra de torção), costumam quicar muito. Nos pedágios vai pagar por 4 eixos. A habilitação é a B mesmo. Depois, se quiser, mande uma foto de seu conjunto para publicar aqui no artigo. nasestradasdoplaneta@gmail.com
      Abs e boas estradas

      Excluir
  8. Boa noite. Em primeiro lugar parabens ao casal por suas preciosas informações a nós leigos no assunto.
    Tenho uma toro diesel 4x4 evou usar um trailer para trazer um cavalo. O peso total deve girar em torno de 1200 kg. Minha dúvida é que o engate que devo colocar a especificação é para 700kg. Como devo proceder pois tenho receio de sofrer um acidente com reboque cacalo etc. Desde ja sou grato avoces. Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Pascoal. Obg pelas palavras e pela visita. Seu peso total é o memso que meu KC380 tinha. Eu puxava com uma Pajero Tr-4 (1350kg). A equação peso reboque x peso rebocador estava dentro do ideal (peso reboque<peso rebocador).
      Mesmo assim, meu engate estava homologado para 1500kg.

      No seu caso, seu reboque deve ter 2 eixos (4 rodas) e suspensão em feixe de molas, tudo para oferecer o máximo de conforto ao cavalo. Portanto, todo o peso do reboque vai estar apoiado na sua própria suspensão, aliviando o peso sobre a bola do engate, que nunca deve ultrapassar 100kg. A homologação para 700kg me parece insuficiente, pq não sobe para 1500 quilos?

      Sua Toro pesa 1870 quilos. Mais do que o ideal. Eu só lhe peço que acompanhe BEM quem vai fazer a instalação de seu engate na Toro. Os chassis mais novos são integrados ao monobloco, com longarinas separadas da carroceria.
      Não adianta estar super dimensionado se a instalação for mal feita. Veja o que passamos com nosso engate e nossa Pajero. Eu conto neste link.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html

      Vi agora que vc está pensando em adquirir estes engates prontos. Não aconselho. Basta ver que os pontos de fixação são insuficientes e não há compensação do balanço vertical. Isso vai rasgar sua longarina, nos parafusos. Esses sim são insuficientes.
      Não sei onde mora, mas vc precisa procurar uma empresa especializada em carretinhas e fabricação de engates, com selo de homologação do INMETRO. Seu engate precisa ser feito sob medida e com reforço. Me diga onde mora, que tento lhe informar a melhor casa para fazer isso.

      Sempre a sua disposição. Quando montar seu conjunto, mande uma foto para publicar aqui. Grande abraço.

      Excluir
    2. Pascoal. Aí vão as dicas enviadas pelos amigos da região de Curitiba.
      - Wendtcar.com.br - Rua Haiti, 209, Rio Verde, Colombo/PR - 41 9648-1166 e 3128-9239
      - JM Engates (Engate Veicular) - R. Jacob Macanhan, 3554 - Centro, Pinhais - PR, Tel 41 3668-1562 - Contato Ricardo
      - Só Trailers: Endereço [8]: R. Domingos Fernandes Maia, 637 - Bairro
      Alto, Curitiba - PR, 82820-430 Telefone [9]: (41) 3367-8373 Contato Celso

      Qualquer coisa estamos à disposição

      Excluir
  9. Tiago - tiagofortaleza2016@gmail.com6 de abril de 2017 10:46

    ola amigo tenho um celta 1.0 queria saber se da certo eu puxar um reboque com 500kg roda 700 km por dia e tem uma ladeira aproximadamente de 10 minutos queria saber se aguenta so carrego malas do aeroporto e passageiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Tiago. Sim, vai puxar bem. O celta pesa 890 quilos. A única preocupação é com essa ladeira de 10 minutos, caso vc tenha que parar e partir novamente. A tração dianteira do Celta é o ponto fraco. Se houver muito peso sobre a bola do engate, pode levantar a frente e reduzir a aderência, dificultando a fuga da inércia. Talvez queime um pouco de sua embreagem.
      No mais, é só manter a velocidade máxima de 80kms/h. Depois mande uma foto de seu conjunto. Abs e Boas estradas

      Excluir
    2. Boa noite desde ja agradeço quero tirar uma duvida tenho um voyage e preciso fazer uma viagem rebocando 500kg de pirtoalegre ate sao paulo obg abracos

      Excluir
    3. Amigo do Voyage. reboca bem sim. Boa Viagem

      Excluir
  10. Olá, bom dia!
    Tenho um gol 2013, 1.0.
    E, fiz a compra de um trailer para trabalhar com lanches. Suas medidas são 2,5 x 1,7 x 2,10. Ele terá dois eixos.
    O peso será em torno de 600kg.
    Irei trabalhar com esse trailer em BH e regiões próximas. Porém moro em um bairro que possui alguns morros.
    O trailer ainda está em produção, mas estou preocupada se realmente o carro dará conta ou não.
    Quando fui colocar o engate bola, eles me falaram que o engate suporta no máximo 400 kg. Isso me deixou mais preocupada ainda... Por isso, resolvi colocar o segundo eixo (aumentando mais o valor, pois não posso trocar o carro agora).

    Pode me orientar? Meu carro conseguirá puxar esse trailer por muito tempo?

    Muito obrigada!

    Cíntia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia, O peso (600kg) vai ficar apoiado sobre os eixos, aliviando a bola de seu engate (isso é bom). O motor de seu gol (1.0) e a tração dianteira é que são as partes fracas. Se tem ladeira, vai sofrer.

      O engate vai ser exigido quando em subida. O peso do trailer vai puxar a estrutura do engate para trás. Se tiver que parar e partir na ladeira, a tração dianteira vai patinar e queimar um pouco sua embreagem. Porque não instala um engate homologado para 800kg?

      Enfim. Não é um conjunto perfeito e está longe do ideal, mas com cuidado e atenção você vai conseguir. Já vi conjuntos bem mais fracos rodando sem maiores problemas.
      Sugiro, sempre, antes de encarar as subidas, definir a marcha de força necessária (2ª) e tocar para cima sem forçar o equipamento e sem troca de marchas.
      É aquela máxima do devagar e sempre. Se puder, mande uma foto de seu conjunto para publicar aqui no artigo.

      Lembre-se de verificar a fixação do engate co frequência. A vibração e os buracos maltratam muito os parafusos no encaixe com as longarinas.

      Excluir
    2. Olá, boa noite!

      Agradeço o seu retorno.
      Sobre instalar o engate homologado para 800kg, vc sabe onde consigo em BH? Fui no Reboque União, e eles disseram que o máximo que o engate puxa é de 400kg, que não existia mais que isso. Pelo menos, foi isso que eu entendi.

      Quando o trailer ficar pronto, mando a foto.

      Muito obrigada!

      Excluir
    3. Oi Cintia, Vc precisa de uma empresa especializada em instalação e confecção de engates sob medida.
      Fale com o pessoal da Imperial em COntagem. http://www.carretinhasimperial.com

      Veja com eles se eles instalam o engate sob medida para 800 kg ou reforçam o de 400kg que vc tem em vista. Segurança neste quesito nunca é de menos. Vc não pode ter problemas com seu trailer, ainda mais subindo ladeiras.
      Mande noticias

      Excluir
    4. Vou fazer isso.
      Muito obrigada!!!
      E, sucesso para vocês.

      Excluir
  11. bom dia eu tenho um tangara 330 e puxo ele com uma s 10 flex na gasolina faz 5.2 e no alcoll faz 3.8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste este consumo, não é mesmo? Meu TR-4, quando puxava o KC380 fazia 4 por litro na gasolina. Assim que puder troque por uma pickup diesel. Mais torque, menos rotação. Vai fazer 11 km/litro. É o que minha Frontier faz.

      Excluir
    2. Mande uma foto de seu conjunto para publicar aqui. nasestradasdoplaneta@gmail.com

      Excluir
  12. Bom dia, estou negociando um trailer turiscar diamante 1991 com aproximadamente 7m e 2000Kg dois eixos, tenho um opala 2.5 4 cil e um galaxie V8, gostaria de saber se vou conseguir rebocar tranquilo, sabendo que moro no litoral e meus roteiros preciso subir a imigrantes. Ambos carros estão em perfeito estado de conservação principalmente o fator mecanico, então será que tanto um quanto o outro carro sera um bom trem de força pra esse gigante ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Thiago,

      Vc é um colecionador, que preserva essas jóias em perfeito estado. Parabéns. Esse Diamante então chegou às mãos certas.
      Sim. Seus 2 carros vão levar com tranquilidade seu trailer. O melhor conjunto, sem dúvida, é o Galaxie, em função de seu peso total. O freio inercial do Diamante precisa estar em boas condições, para não empurrar o carro nas descidas e frenagens.
      A tração traseira faz a grande diferença na função de puxar as 2 toneladas na subida da Imigrantes. Esse Galaxie levando o Diamante seria uma foto que gostaria muito de publicar aqui. Quando montar este conjunto, mande uma foto para nós. Grande abraço e boas estradas.

      Excluir
    2. Bom dia. Parabéns pelo site, achei muito útil e bem interessante. Estou negociando um trailer igual a este seu das primeiras fotos. O proprietário afirma que o transporta com um Scénic 2.0. 115cv, o qual estou analisando se vale a pena negociar também. Pelo que li, este modelo de trailer é um KC380, e pesa em média uma tonelada. Pesquisei o Scénic e vi que pesa 1290kg. Pelo que li dos comentários, a questão do peso estaria ok. Porém, gostaria de saber o seguinte: Esse carro desempenharia um papel agradável nas viagens? (será que subiria em 3ª, por exemplo?). O consumo rodoviário dele é 10km/p. Cairia p quanto mais ou menos com o trailer (de forma geral, não somente subidas)? Considerando que eu não pretendo comprar uma caminhoneta, quais seriam outros carros até 30mil que desempenhariam um bom papel de puxador?

      Excluir
    3. O Scenic vai puxar o KC380, mas no limite de sua capacidade. O consumo vai ser grande (6km/l) rebocando. Não espere muita eficiência nas subidas. Com giro alto vai conseguir manter a 3ª, mas se tiver que cair, só a 2ª para seguir adiante. Com paciência e cuidando do equipamento, dá pra ser feliz. Basta ver os exemplos nas fotos que iniciam este artigo. Acima de 2.0, vc só vai encontrar SUV´s e camionetes. Até 30 mil só modelos mais antigos. Com srote é capaz de encontrar. Obg pelas palavras e pela visita. Grande abraço e boas acampadas

      Excluir
  13. bom dia carlos e a todos os amigos do site .
    fiquei muito feliz por vcs postarem a foto do meu conjunto que esta nas fotos acima ultia foto .
    s 10 executive e um karman guia 330 modelo tangara ano 81..
    pois entao carlos o que esta pegando para mim sair mais nas estradas e o consumo da s 10 flex ..5.2 km por litro na gasolina e 3.8 no alcool
    mas na serra gaucha ele fez na gasolina 4.3 rsrsrs ,mas ta bom quando vc se pograma para uma viagem nao tem nada a ver nada paga as paisagens da nosso brasil ..
    estou aqui humildemente pedindo algumas dicas ,sou de xampo grande mato grosso do sul ,me pogramei 3 anos fazendo uma poupanca eu e minha esposa para darmos uma volta por todo o litoral do nordeste ,comecando por trancoso na bahia e terminar en sao luis do maranhao ,provavelmente vou sai daqui la pelos dias 20 a 29 de junho de 2017 vou passar pelos estados de goiais,minas,bahia ,sergipe,alagoas ,pernambuco,paraiba,rio grande do norte ,ceara,sao luis do maranhao ,piaui e dar a volta e chegar de novo en casa vai ser aproximadamente 11.500 km e 60 dias de pura paz ,portanto se alguem tiver uma dica de estradas ,camping ,area perigosa ou estradas com defeito estou aceitando recomendacoes fiz varias pesquisas ate agora mas aceito todas as sugestoes e opinioes de pessoas que possa nos ajudar vou passar o meu face e meu whats zap meu e da minha esposa fico muito agradecido por me darem informacoes quem quiser mandar convite no face para trocarmos uma ideia manda ai pessoal ..face.. victor jackeline nunes ...meu zap e 67 99239 8785 da minha esposa e 67 99210 9006 pode chamar la para poder nos ajudar ,mais uma vez agradeco a todos do site e ao sr carlos roberto e gleidys ...
    com muita calma e paciencia chegamos la ...
    obrigado a todos que nos ajudarem ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor. Obg pelas palavras. Nossa experiência com o Nordeste alto é pouca, mas Minas, Bahia e Natal, temos algumas dicas a oferecer. Veja nos links de cada cidade nossas experiências por lá.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2014/08/estados-e-cidades-que-ja-visitamos-com.html

      E os campings que já visitamos estão neste outro link.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2014/10/campings-visitados-classificados-por-uf.html

      Aos amigos que passam por aqui, peço o favor de mandar suas dicas e sugestões para o Victor.
      Abs e ótimas estradas para vc e sua família.

      Excluir
  14. Olá, possuo um Peugeot sw 207 1.4 e pretendo puxar uma carretinha baú com até 800kg, será que da certo? Trajetos com serra de até 6 km de subida! Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo. Seu Peugeot pesa 1045 quilos. Está dentro do esperado para o conjunto e o motor 1.4 faz diferença na hora de puxar. Basta respeitar o esforço na subida, trabalhando com marcha mais baixa em velocidade reduzida. Manter sempre o máximo de 80 kms por horas nas retas e não ceder à vontade de dar uma esticadinha quando for enfrentar os aclives longos. Mesmo sendo carretinha, está tb sujeita a pendular. Grande abraço e boas estradas.

      Excluir
  15. Carlos eu tenho um gol g5 2011 1.0, quero puxar um barco de 5mt com motor o barco junto com o motor vai pesar aproximadamente 300kg mais o peso da carretinha, a viagem tem 950km com varias serras, da pra ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marcelo. Sua carretinha+barco_motor devem chegar aos 550 quilos. Está dentro do esperado entre rebocado e rebocador. Seu G5 pesa 950 quilos. É mais pesado. Os freios a disco são somente na dianteira e a tração também. Portanto, atenção nas descidas de serra, para não aquecer muito os freios. Desça sempre no freio motor, caso sua carretinha não tenha freio inercial. Quanto a subir com o motor 1.0, vai conseguir sim. Eventualmente pode precisar queimar um pouco de embreagem para partir em subida, por conta de sua tração dianteira. No mais, respeite os 80kms máximos. Depois mande uma foto de seu conjunto para publicar aqui.
      Subindo a serra, procure sempre ficar na marcha de força (3ª ou 2ª) para não forçar seu motor.
      Abs e obg pela visita

      Excluir
  16. Oi bom dia. Meu nome é Rodrigo.
    Possuo um trailer de 1500kg PBT com freio, acredito que descarregado tenha 1100-1200kg.
    Preciso rebocá-lo pelo menos 2 vezes por semana uma média de 30km (evitando subidas e descidas acentuadas). Meu carro é uma Montana 1.4 ano 2013.
    Terei algum problema nesta operação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo. Vai puxar bem sim. O peso da Montana é de 1100 quilos sem carga, praticamente o mesmo que seu trailer descarregado. Num trecho curto como o que disse, e sem subidas ou descidas, vai levar tranquilo. Seu trailer deve ser de um eixo somente. Cuide para que o peso sobre a bola do engate não seja superior a 100 quilos, para evitar que a frente da Montana levante, já que a tração é dianteira. 80 kms de velocidade máxima e o resto é só diversão.

      Excluir
  17. Oi, pessoal, como vai?
    Tenho um Fusca 1300 l. Seria impossível levar um reboque simples para duas pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubens. O Fusca, com sua tração traseira é perfeito para rebocar. Não sei o peso de seu reboque, mas pelo que disse leva a crer que é leve. Atenção que o fusca usa freios a tambor. Eu reboque seria bom ter freio inercial, para ajudar nas frenagens. Mande uma foto de seu conjunto para publicar aqui. (nasestradasdoplaneta@gmail.com) Vai fazer muito sucesso. Abs e boas estradas

      Excluir
  18. Olá amigo.

    Moro em Manaus e estou pretendendo levar meu food truck para o Rio Grande do Norte. Vou colocar numa balsa daqui até Belem e de lá pretendo puxar num gol g4 1.0 até la. Serão 1750 km sem subidas muito ingrimes. Aqui a pergunta. Meu treiller pesa em torno de 850 kilos e tem dois eixos. Será que puxo sem problemas indo a 80 por hora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marzio. O trailer pesa o mesmo que o Gol. Na prática, está dentro do limite operacional. Mas a vantagem está nos 2 eixos. Isso deixa todo o peso concentrado na suspensão do trailer e o resultado das frenagens é bem melhor.
      A produção dos FoodTrucks esquece, às vezes, de equilibrar os equipamentos no layout. Procure verificar se o peso da lança sobre a bola do engate não é superior a 100 quilos. No mais, mantendo a velocidade máxima de 80kms vai dar tudo certo.
      Aproveite o freio inercial para reduzir o desgaste dos freios do seu Gol. Experimente a técnica de dar um toque no freio antes de frear de fato. Isso vai acionar o freio do trailer, que por consequência vai segurar um pouco o Gol. Se desejar, mande uma foto de seu conjunto para publicar aqui no artigo. Sucesso e boas estradas

      Excluir
    2. Ola amigo, boa noite.

      Desculpas por não responder antes. Enfim, antes de fazer a viagem, fiz um teste com o conjunto carro x treiller e foi um sucesso. Subi ladeiras, desci, parei em semáforos e saí sem problemas. Meu maior medo era a embreagem nao suportar mas suportou normalmente. O carro não sofre depois de desenvolver velocidade e usando as marchas corretamente com velocidade baixa vou chegar com sucesso ao meu destino final. Obrigado pelas dicas.

      Peço que me envie o email para que eu possa enviar a foto do conjunto conforme solicitou.

      Pode enviar por aqui ou mandsr um oi para marziodelvekio@yahoo.com.br

      Abraço querido.

      Excluir
  19. jefferson luis goncalves11 de maio de 2017 19:59

    um corcel 2 1.4 4 marchas, puxa um reboque de 2 cavalo com dois eixos e mais uns 1000 kilos os dois animais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Jefferson. Seu Corcel pesa 970 quilos. A carreta uns 400 quilos + os 2 cavalos (1000 quilos), chegamos a 1400 quilos. Essa relação foge da curva esperada (rebocado <= rebocador), muito embora não seja impossível.
      Atenuantes:
      - o reboque deve ser de 2 eixos, concentrando todo seu peso sobre seu próprio eixo.
      - O sistema de freios do reboque precisa estar muito bem ajustado e se possível usar o modelo elétrico, já que o inercial tem o tempo de resposta mais lento.
      Agravantes:
      - tração dianteira. Para este tipo de transporte, quando a carga é viva, o peso sobre a bola do engate varia em função do movimento e deslocamento da carga. Aumento de peso na bola, levanta a frente do carro, reduzindo a transferência de força para o piso. Complicado caso tenha que partir em ladeira ou em piso molhado.
      - nível de compressão de um motor bem antigo já não deve responder como um 1.4 original.
      - peso do reboque superior ao rebocador. Possibilidade de empurrar o carro em frenagens no molhado e balançar o carro lateralmente caso inicie um pêndulo.
      - o eixo duplo e o feixe de mola atuam positivamente na estabilidade, mas o motor fraco e a relação de peso do conjunto são fatores preocupantes para sair de um pêndulo lateral.
      Conclusão: Atuando com bastante atenção e cuidado, rodando em velocidades reduzidas, evitando balanços laterais e pêndulos, vai conseguir, mas considere que está trabalhando fora da faixa. Que tal pegar uma pickup antiga para essa função de carga?

      Excluir
  20. Oi, boa noite. Tenho um Clio Hatch 1.0 16V. Comprei um reboque food truck, o vendedor me passou que tem em média 500kg, dentro dele tem apenas uma geladeira pequena. No eixo do reboque tem essas informações: PV 025T CAP 05T PL 075T.
    Preciso fazer uma viagem levando o food truck de Florianópolis até Curitiba, é possível?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia.
      Vai bem sim. Seu Clio pesa mais de 900 quilos. O conjunto está dentro da relação esperada entre rebocado e rebocador (rebocado <= rebocador).
      O peso sobre a bola do engate não deve ser superior a 100 quilos.
      No mais, mantenha 80 km/h de máxima. Observe o comportamento em deslocamento. Caso comece a sentir muitos socos no engate, procure encontrar a velocidade ideal para que fique mais confortável, muito embora não seja um problema. Qdo os pesos são próximos, isso é normal.
      Não esqueça da corrente de segurança e boa viagem. Vai ser tranquilo. Se desejar mande uma foto de seu conjunto (nasestradasdoplaneta@gmail.com)
      Boas estradas

      Excluir
  21. boa noite, soy aposentado, moro en Angra, compre un defender 130 2008 y estoy oleando un trailer apolo family de 1400kilos, procuro transitar América Latina y me gustaría su consejo si ese equipo es apto para la travesía

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim. É um conjunto muito bem proporcional. Seu Defender pesa 2000 quilos. Está muito bem dimensionado. Boas viagens.

      Excluir
  22. Olá... Pretendo comprar um trailer Apolo Young ou Family.... Terei na faixa de 50 a 60 mil p comprar uma pick-up.. Quais opções vc recomendaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Arthur.
      Com este valor, vc consegue adquirir uma boa pickup 2007/2008. Procure uma que tenho motor MWM, para facilitar a manutenção (150 mil kms rodados está ótimo). Eu, pessoalmente, gosto muito da Frontier e na sequencia, indicaria Hilux, Ranger e L-200, nesta ordem. QQ outra informação estou a sua disposição.

      Excluir
  23. Ola Boa tarde..tenho uma SPIN 1.8 automatica....qual seria o peso maximo ideal para eu puxar? Pergunto porque quero comprar um engate que suporte a carga maxima. Minha idéia é ter sempre uma sobra...Abraço,..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miranda. Sua SPIN pesa em torno de 1100 quilos. Significa dizer que sua carga deve ficar abaixo disso, para manter-se dentro da relação esperada entre rebocado e rebocador. Sugiro fazer um engate homologado para 1500 quilos, com peso vertical máximo de 100 quilos sobre a bola. Ao decidir sobre o que vai rebocar, considere, preferencialmente, o de 2 eixos, para manter o próprio peso sobre seu eixo, aliviando o engate.
      Como seu carro é tração dianteira e ainda por cima automático, precisamos preservar o contato da tração com o solo.
      Muito peso sobre o engate levanta a frente do carro, reduzindo a tração, podendo confundir seu câmbio.
      É claro que vc pode rebocar mais peso. Mas nestes casos, somente com suspensão de 2 eixos.
      Abs

      Excluir
  24. Olá, boa tarde
    Eu tenho um conjunto de barco + carreta, tenho um corsa sedan 1.4 q uso pra puxar o conjunto, mas sinto q o carro tem um consumo maior. quero trocar o carro, e estou na duvida de uma s10 cd flex 2.4 ou uma duster 2.0, pelo consumo a duster é melhor, a s10 tem um consumo muito alto. Gostaria de ouvir uma opinião.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. O comportamento da S10 (tração traseira) rebocando vai ser muito melhor que o da Duster (tração dianteira). A queda no consumo no caso da Duster vai ser pior que o da S-10. Pode ser que se igualem quando rebocando. Por que não procura uma camionete diesel mais antiga (2006 / 2007) e obtém o melhor. Baixo consumo, em baixa rotação e com muita potência? Que tal uma Frontier 2007? Fica minha sugestão. Sempre à disposição e obg pela visita.

      Excluir
  25. Oi. Gostaria de uma opinião. Estou bastante confuso e não encontrei muito sobre minha duvida no manual de meu carro, nem na internet... e o que encontrei não sei se era muito confiável... kkkk.... Tenho uma Veracruz 2010, 3.8 de quase 2000 Kg. Pensei em acoplar um trailer diamante da turiscar (tem dois eixos e 1.620 Kg... ???...). Alguns me informar que a camioneta não tem peso e estrutura para aguentar tal trailer; iria danificar severamente o chassis... Outros me falaram que tem. E agora? ... Alguém pode me ajudar?....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Odacir.

      Seu conjunto é um espetáculo. Sua Veracruz pesa mais que seu trailer, tração integral (ideal), motor 3.8 (sobra de potencia). Seu trailer pesa menos que o rebocador, tem dois eixos (o peso fica sobre seus próprios eixos, aliviando o peso sobre a bola). Está tudo perfeito.
      Quando for instalar seu engate (se ainda não fez) preocupe-se com quem vai faze-lo.
      Na ficha técnica do Veracruz não consegui ver se as longarinas do chassi são ocas. Para entender o que estou dizendo veja minha experiência com a TR-4 que usei, por muito, rebocando um 380 (1200 quilos) neste link. (copie e cole no seu navegador)
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html

      Parabéns pelo diamante. Qdo puder, mande uma foto para publicar aqui neste artigo (nasestradasdoplaneta@gmail.com) e boas estradas.

      Excluir
  26. Bom dia. Me deparei com a seguinte situação. Trailer de comida aprox 1.500kg peso total, um eixo de ponta a ponta 4,25 metros. Puxo com uma blazer 2.8 diesel turbo intercooler. A blazer ficará na oficina 3 dias. Um C3 1.4 com engate de capacidade de ARRASTO de 700kg poderá suprir a falta da caminhonete durante 3 dias,dirigindo defensivamente. O engate resistirá ? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Andreas. Muito embora a relação ideal esteja comprometida (o reboque é mais pesado que o rebocador), já vi muitos nessas condições rodando, com cautela e direção defensiva.
      Minha preocupação está no engate. Vc diz que ele está homologado para 700 kg. Seu Food Truck tem o dobro e mais um pouco. Seu Food Truck é de eixo simples e não foi alinhado com a altura do C3, de forma que o peso sobre a bola vai estar muito superior ao que se apresenta com a Blazer (mais alta).
      Os parafusos que fixam seu engate às longarinas do C3 vão ser muito exigidos e eventualmente, rasgar a parede da longarina. Qq movimento vertical do engate precisa ser logo observado. Não sei a distância do trajeto que vc precisa rodar diariamente, nem se é um circuito muito exigente, com muitos buracos e subidas.
      Se resolver rodar, procure transferir todo o peso para a parte traseira do trailer (se for possível), para aliviar o peso na bola do engate.
      Lembre que seu C3 tem tração dianteira, o que pode trazer dificuldades caso tenha que partir em subida.
      Para um trailer de 4,25m, até que está leve (1500 quilos). É o melhor que posso avaliar assim à distância.
      Abs e boas estradas

      Excluir
  27. Boa noite por favor uma montana 1.4 2017 puxa Trailler de um cavalo.eixo duplo cavalo.pesa.500 kls. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Sua Montana pesa em média 1100 quilos. O Motor 1.4 tem força suficiente para fazer um bom trabalho rebocando o trailer com seu cavalo. O fato de ser 2 eixos, elimina o fator peso sobre a bola do engate e o rebocar é muito mais suave, mesmo tendo um carro mais leve.
      Por ser tração dianteira, fique sempre alerta para eventuais partidas em subida íngreme. Pode ser necessário queimar um pouco de embreagem para não patinar (principalmente em piso molhado).
      Atenção ao limite de 80 kms.
      No mais, boas estradas. Qdo puder mande uma foto de seu conjunto. (nasestradasdoplaneta@gmail.com)

      Excluir
  28. Olá bom dia Carlos. Tenho um Renegade diesel 2.0. Ele pesa em torno de 1600 kg e tem um motor bem forte, 170 cv e 35 kgmf de torque. O carro tem câmbio automático de 9 marchas e a tração é integral, mas o sistema do carro usa preferencialmente a dianteira, só usando a traseira se o carro sentir que precisa, igual a da Amarok. Comecei a ajudar meu pai na fazenda e instalei um engate para 1 ton. Li no manual do carro que ele reboca até 1500 kg desde que o reboque tenha freio. Estou puxando um reboque de 1 eixo 1 x por semana com cerca de 600 litros de cevada, o que dá mais ou menos uns 600 a 700 kg. O reboque não tem freio. A viagem é por estrada plana e o motor diesel é mais que suficiente. Tem muita força e quanto a isso não me preocupo. Ando sempre com velocidades entre 80 e 100 km/h quando carregado. Não sei qual o peso do reboque vazio, mas é do tipo fazendinha de 1 eixo bem reforçado, e com os 600 litros de cevada acho que o conjunto deve estar em torno de 1 ton, ou um pouco mais, pois acho que o reboque deve pesar uns 350 a 400 kg. Quanto a isso não tenho muita noção. Minha dúvida é se esse peso do conjunto e o uso constante (1 x na semana) com percurso de 150 carregado e mais 150 vazio na volta, com o tempo pode danificar, empenar o monobloco do carro, já que ele não usa chassis como as pickups??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo.
      Acredito que a fixação do engate no Renegade deve ser bem similar ao do Pajero. Longarinas ocas, que precisam receber internamente reforço tubular para não amassar. Observe isso, pf, antes de rodar com muito peso, já que sua carretinha é de um eixo apenas. Veja o que passei com meu Pajero neste link.

      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html

      Isso produz muito impacto vertical na bola do engate. A ausência de freio na carretinha vai produzir esforço horizontal no engate e maior desgaste no freio do Renegade. Mas em sendo 4 freios ABS pouco vai se notar. Ruim seria se fossem somente dianteiros.
      A relação peso rebocadoxrebocador está dentro do ideal. Como a tração é inteligente, acionando a traseira diante da demanda de esforço, vc pode ficar despreocupado com essa questão.
      Observe os trancos durante o transporte. Se perceber qualquer movimento vertical no engate (suba nele e balance), cheque os parafusos de fixação.
      Não vejo possibilidades de empenar monobloco nesta tarefa, principalmente em sendo piso plano, onde não vai haver torção.
      Sempre a sua disposição. Grande abraço e obg pela visita.

      Excluir
    2. Acabei de ver o tópico que vc sugeriu. Bem ilustrativo. Vou ver se faço imagens do engate e dos pontos de fixação dele no carro. Após as viagens eu não notei qualquer tranco, ou movimentação que possa desestabilizar o carro. A viagem é curta, como já falei, cerca de 150 km e com poucos aclives e curvas acentuadas. Os 4 freios ABS também podem estar dando conta, embora, eu ande no máximo a 100 km/h quando carregado e seja uma rodovia de trânsito baixo, o que não me faz ter que fazer paradas bruscas, embora emergências sempre possam ocorrer. No mais, agradeço sua atenção e quando tiver as imagens vou tentar lhe enviar pra vc dar uma olhada.

      Excluir
  29. Tenho uma Fiat uno 94 preciso puxar um Treiler de 3×2 de lanches nele uma freezer de 2 tampas mas uma geladeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Evandro. Qual o peso deste trailer (imagino uns 900 quilos)? Seu UNO pesa 860 quilos, além de ser tração dianteira.
      Que vai puxar vai, mas com boas restrições.
      Como seu trailer é de eixo simples, o peso sobre a bola do engate é muito importante. Não pode passar de 100 quilos. Portanto, o equilíbrio dos equipamentos internamente precisa ser bem feito.
      Ideal instalar um freio inercial neste trailer, para não sobrecarregar os do UNO e para não comprometer sua segurança, já que o trailer, por ser mais pesado, vai empurrar o UNO. Atenção com subidas íngremes e para dificuldades de partir em subida, com a tração dianteira.
      Nas descidas, o freio inercial vai ajudar a manter o conjunto sobre controle.
      Abs e sempre a disposição

      Excluir
  30. Olá. Fiz uma pergunta sobre o Trailer ANCAR para ser puxado por uma doblo adventure 1.8 gasolina 2012, esqueci de informar suas medidas largura 2,10 Comprimento 3,5m, altura 1,90, dois eixos, utilizado pela Guarda municipal de Fortaleza. colocando trailer ANCAR no google dar para ver a foto do trailer. Outra coisa: É preciso colocar freios nas rodas, pois o mesmo somente tem freio de mão. Isso irá ter algum problema com a legislação e na viagem: Obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Airton. Sua Doblô pesa 1500 quilos, tem um bom motor 1.8(1.7 reais) e freios a disco ABS dianteira.
      Seu trailer ANCAR deve estar pesando uns 700 quilos, sem avaliar o recheio atual ou o que vc irá instalar. Ou seja, um bom conjunto no aspecto relação pesoxpotência.
      Qto à ausência de freio inercial na bequilha, vc não terá problemas com PRF, mas pode vir a sacrificar os freios de seu DOBLÔ se rodar muito por serras (descidas longas). O freio inercial preserva os freios do veículo, ajudando na tarefa de frenagem.
      Por ser um eixo duplo, vai carregar seu próprio peso, aliviando o peso sobre a bola do engate (isso é muito bom para carros com tração dianteira).
      Vai dar tudo certo. Boas estradas para vc.
      Qdo puder mande uma foto de seu conjunto. (nasestradasdoplaneta@gmail.com)

      Excluir
  31. ola amigo boa tarde tenho um celta duas portas ele suporta rebocar um treiler dois eixos só dentro da cidade ate quantos quilos posso transporta tranquilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então.
      O amigo não fala do motor de seu Celta, mas deve ser 1.0 e não me dá uma dica do peso de seu trailer, me deixando meio sem parâmetros para cálculo.
      O engate homologado para um Celta deve estar na ordem de 600 quilos. Acima disso, só instalações especiais, com reforço de longarinas.
      O Celta pesa 850 quilos. O peso sugerido de carga é de 500 quilos.
      O trailer de 2 eixos é ótimo para conduzir, pq leva seu próprio peso sobre seus eixos, entretanto, nas manobras curtas, provoca muito esforço no engate e por consequência, nos parafusos que travam na longarina. Já vi casos de torção da longarina por conta do peso nas manobras. Vc deve ter atenção nas manobras para não forçar ângulos muito fechados.
      O trailer de 1 eixo é desagradável de conduzir (quica muito), mas é bem mais leve nas manobras curtas.
      Preciso do peso de seu trailer, carregado, para ser mais conclusivo. Sabe o modelo? É tipo foodtruck?
      Abs e aguardo

      Excluir
    2. o celta é 1.0 o reboque é tipo bau 1.50 de largura por 2.20 de comprimento mas estou mandando fazer o mas leve possivel não vai levar tanto peso pois é mas ferramenta de trabaho compressor ouras coisas nada que ultrapasse 700 quilos, o celta quebra fassio na longarina é isso se for vou trocar de carro pra não correr esse risco

      Excluir
    3. A grande preocupação em fazer carros bem leves, para dar mais rendimento ao motor 1.0, faz com que as paredes das longarinas sejam mais finas. Isso, por sua vez, compromete a capacidade de suportar muito esforço nos rasgos dos parafusos que sustentam o engate.
      No seu caso, as manobras curtas podem ser feitas até na mão, pelo pouco peso.
      Acredito que neste caso dá para usar o Celta sim. Sua carretinha deve ter somente 1 eixo. Com isso, pode quicar bastante quando estiver leve. Observe com frequência se o seu engate apresenta algum balanço vertical (subindo na bola do engate).
      Caso isso apareça, verifique os parafusos de fixação nas longarinas. Para entender o que quero dizer, olhe este artigo que escrevi, baseado em experiência própria.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html
      QQ. outra informação, pode contar comigo.
      Abs e boas estradas.

      Excluir
  32. Seria possível puxar um reboque com cavalo em um Fusca 1300?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas é mandatório que o reboque seja de eixo duplo. Carga viva precisa de estabilidade lateral e não pode ficar quicando como um eixo simples de barra de torção
      Atenção para o fato que seu fusca pesa 780 quilos. Seu trailer com o cavalo deve passar disso uns 200 quilos. Portanto, rebocado é mais pesado que rebocador, fugindo da relação ideal.
      O freio no reboque é item de segurança obrigatório nestes casos e a qualidade de fixação do seu engate no chassi, já que o tranco horizontal vai ser frequente. Lembre que o fusca usa freios a tambor, com resposta bem mais lenta. Atenção nas descidas íngremes e serras. O freio no reboque economiza os do carro e auxilia na frenagem.
      São muitas variáveis, mas tudo feito com cuidado e atenção tende a funcionar bem.

      Excluir
  33. Boa noite, tenho um Fiat Strada working 1.4 Preciso rebocar um Trailer 2 eixos(4 rodas) para cavalos, a capacidade é p 2 cavalos mas irei levar apenas um cavalo dentro. Irei pegar a BR, 300km vazio e mais 300km com o cavalo que pesa em média uns 450kg, posso fazer minha viagem sem problemas? Tem algum conselho ? Aguardo sua resposta. OBRIGADO !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian.
      Sim. Vai funcionar bem. Sua Strada pesa 1200 quilos. Seu reboque, carregado com 1 cavalo vai se aproximar disso. Acredito que seu reboque tenha freio próprio (inercial ou elétrico), para ajudar à Strada na tarefa de frenagem.
      Em se tratando de carga viva, você deve conhecer a técnica de avisar ao animal para se preparar para a frenagem, com aquele pequeno toque no pedal, antes de efetivamente frear.
      Como seu percurso é BR, considere nunca ultrapassar os 80 kms de velocidade, para sempre ter recursos de potência na eventualidade de enfrentar um pêndulo. Seu motor 1.4 tem sobra para parar o pêndulo, pisando no acelerador.
      No mais, boas estradas. Vc está bem calçado. Sempre a disposição.
      Abs

      Excluir
  34. Olá meu amigo. Ainda vou construir ou comprar o reboque, será para transporte de estrutura de metal com uma tonelada mais ou menos. Provavelmente dois eixos. Qual as especificações indicadas para puxar pois quero adquirir o veiculo ainda. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Mauricio.
      Em sendo 2 eixos, tudo fica mais simples. Qq carro 2.0 consegue puxar. Os aspectos que vc precisa avaliar são consumo e conforto na tarefa de rebocar.
      Quanto mais pesado for o carro, mais suave vai ser a tarefa. Um motor diesel 2.5 para cima está dentro do ideal. Pq não pensa em pegar um Frontier até o ano 2007, que possui motor MWM. De fácil manutenção e bem econômico, além de ser bem forte. Com uns 40 mil vc compra uma dessas, pouco rodada. Excelente carro. Tenho uma.Consumo de 11km por litro levando minha camper com 1000 quilos sobre a caçamba.
      Se decidir por um carro mais leve, preste atenção à quem vai fixar seu engate nas longarinas do chassi. Tem gente fazendo serviço mal feito.
      Para entender o que estou dizendo, veja este link que escrevi.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html

      Motores 2.0 flex costumam aumentar muito o consumo rebocando. Minha Pajero fazia 11 por litro na gasol. Rebocando meu trailer com 1200 quilos, 1 eixo, fazia 4 por litro.

      Sempre a disposição. Grande abraço e boas estradas

      Excluir
  35. Olá amigos, será que consigo trazer com segurança um turiscar brilhante (1.100kg) rebocado por uma Saveiro Trend 1.6 ano 2010?? Não pegarei serra... Apenas queria saber se é aconselhável... Muito obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel.
      Dá pra rebocar sim. Tanto a Saveiro como o Brilhante tem o mesmo peso. Está dentro da faixa de segurança. Peso Rebocado <= Peso Rebocador
      Como não vai pegar serra, não precisamos nos preocupar muito com o freio do Brilhante. Não sei o estado de conservação dele, portanto, mantenha a velocidade máxima de 80 kms, para ter reserva de potência na Saveiro.
      Como é um trailer de um eixo, preocupe-se com a altura da bola do engate e da munheca da lança. O alinhamento ideal faz com que o peso do trailer fique sobre seu próprio eixo, não sobrecarregando o engate, que não deve ter mais que 100 quilos de peso vertical.
      No mais, vai dar tudo certo. Seja bem vindo às estradas e ao caravanismo.
      Qq dúvida é só chamar. Depois mande uma foto de seu conjunto.
      Abs

      Excluir
  36. Olá amigo, tenho um Cross Fox imotion 1.6. Estou pensa no em adquirir um trailer Turicar eldorado para morar e viajar pelo Brasil. O que vc me diria sobre esse conjunto reboque e rebocador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Cícero.
      A ficha técnica do Eldorado diz que ele pesa 640 quilos. Com a cx d´água cheia vai a 740. Com bagagem e suprimentos, mais uns 100 quilos.
      Seu Cross Fox pesa 1160 quilos. Seu conjunto está dentro da relação ideal. rebocado <= rebocador.
      Além do motor 1.6 fazer a diferença na hora de necessitar de potência e arranque.
      Vai rodar muito bem. Considere somente revisar seu engate a cada viagem, pelo menos no começo. Suba na bola e balance, para ver se há alguma folga vertical.
      Esses trailers de 1 eixo costumam quicar muito em deslocamento, transferindo esses saltos para o engate. Tem muita gente trocando a suspensão do trailer para feixe de mola. Mais conforto no rebocar.
      Se pensar nisso um dia, te passo quem anda fazendo.
      Mande uma foto de seu conjunto para nós.
      Grande abraço e boas estradas.

      Excluir
  37. Olá, boa noite. Tenho um gol 1.0 2009, estou querendo trocar por um Ônix 1.4 ou uma Duster 1.6. Quero pegar um food truck para trabalhar com lanches(hambúrguer artesanal) gostaria de saber qual o melhor modelo de carro, em qual gasto mais em combustível e qual peso total é se possível metragem máxima que posso obter um food para ter um conjunto perfeito com ambos os veículos. Sou nova no ramo e quero me inteirar do assunto. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gley, O tamanho e o peso de seu Food Truck pode variar muito. Com eixo simples, sugiro que vc fique dentro da relação abaixo:
      peso rebocado <= peso rebocador

      Já com eixo duplo, você pode inverter essa relação, já que o peso do trailer deve ficar sentado sobre seu próprio eixo e suspensão, aliviando muito o esforço no engate. Vc precisa ver onde vai encomendar seu Food Truck, e verificar quais opções de layout x peso x tamanho eles tem disponíveis para vc. Conhecendo as opções de modelos, posso te ajudar mais a definir um melhor conjunto.
      Veja abaixo o comparativo entre suas duas opções de carro:
      DUSTER ÔNIX
      Motor 1.6 1.4
      Peso 1200 1050
      Consumo cidade Gasol 10 km/l 12 km/l
      Consumo estrada Gasol 11 km/l 14 km/l
      Consumo cidade Alcool 7 km/l 8 km/l
      Consumo estrada Alcool 8 km/l 10 km/l
      Tração Dianteira Dianteira

      O Ônix é mais leve, menos potência, mais econômico. O Duster mais forte, mais pesado e menos econômico. Acredito que rebocando, o consumo dos 2 vai se equivaler pela diferença de força do motor. Eu, pessoalmente pegaria o Duster, pela altura maior em relação ao chão. Considere pegar versão manual ao invés de automático.
      Sempre a disposição. Quando tiver mais clara as opções de layout do Food Truck, estou a disposição.
      Abs

      Excluir
  38. Boa noite, tenho uma S10 Flex 2.4 Cabine dupla. Vou puxar um reboque trucado com capacidade de 2 tonelada alem de uma carga de 400 kg na caçamba. Ela tem motor pra isso tudo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Juliano,
      Sua S-10 pesa 1800 quilos. Capacidade de carga de 980kg. 147cv (A) e 141cv (G).
      Com esse motor 2.4, vai puxar bem, mesmo com a carga de 400 kg. Considere que não é um motor diesel(baixa rotação). Significa dizer que o desgaste é maior quando em esforço nas altas rotações. Para contornar, procure conduzir sem forçar as marchas demasiadamente. Aproveite o peso em deslocamento para rodar mais em cruzeiro, que puxando. Essas manhas vc vai desenvolvendo com a prática.
      Vc não diz se seu reboque é de eixo duplo. Caso seja de eixo simples, considere verificar o peso da lança sobre a bola do engate. Falo sobre isso no texto aí em cima.
      2000 quilos empurrando, requer que os freios do reboque estejam bem regulados, para não sobrecarregar os da S-10, principalmente nas descidas de serra (use freio motor).
      Boas estradas. Seu conjunto está bem dimensionado.

      Excluir
  39. Boa tarde...estamos adquirindo um trailer imperial residente 2 eixos com aproximadamente 2.300 quilos...consigo puxar com uma Pajero diesel 3.2 ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim.
      É um conjunto perfeito. O trailer está apoiando seus 2300 quilos no próprio eixo. Sua Pajero pesa quase o mesmo (2200 quilos). Não poderia ser melhor.
      Só mantenha a velocidade máxima na ordem dos 80kms. Se puder, mande uma foto do conjunto para publicar aqui (nasestradasdoplaneta@gmail.com). Grande abraço e boas estradas.

      Excluir
  40. Olá! Artigo muito legal, tira bastante dúvida do pessoal que é iniciante ou ainda que é receoso em rebocar, independente de trailer ou não, pois só o que muda de um pro outro é o peso e o arrasto aerodinâmico, mas o "rebocar" é sempre o mesmo.
    Atualmente tenho 34 anos, mas reboco desde os 19, quando comecei a acampar sozinho, inicialmente com uma carretinha baú (tipo karmann-ghia) e atualmente com um Camping Star.
    Já reboquei com diversos carros, como Gol Quadradinho, Corsa hatch 1.0, Audi A3 turbo (só lembrava do reboque quando freiava), Peugeot 307 SW automático (com tip-tronic, ia perfeitamente bem), além de outros que não citei e por último uma S10 4.3 V6, onde eu levava minha motinho na caçamba além do Camping Star e atualmente uma Blazer Executive 4.3 V6 automática E COM GNV.
    Com a Blazer, já fui rebocando de Curitiba-PR para Ilhabela-SP, carregado, andando com GNV e não tive nenhum incidente.
    Obviamente que o Corsinha 1.0 apanhava mais do que a Blazer V6 em serras e subidas mais íngremes, mas a velocidade média (entre 80 e 100km/h) é perfeitamente tangível.
    Posso dizer sem sombra de dúvidas que se respeitados os limites de cada conjunto, não há o porque temer qualquer problema.
    Num futuro próximo, pretendo partir para uma L200 a diesel, mas apenas por preferência pelo estilo e pela minha real necessidade: Uma caçamba para levar a moto pra praia. Se fosse só para rebocar, estaria bem servido com qualquer dos carros que citei.

    Fotos, tenho de quase todas as combinações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Tiago. Vc tem muita experiência na tarefa de rebocar. Prova que pra tudo tem um jeito certo. Podendo enviar as fotos de seus conjuntos, vai ilustrar muito aqui o artigo. Será um prazer publicá-las incluindo os modelos e os anos. Envie para nasestradasdoplaneta@gmail.com. Abs e boas estradas

      Excluir
  41. Tenho um celta ano 2003 2 portas 1.0 mpfi estou adiquirindo um food truck de 4.5 m de comprimento 2m de largura e 2m de altura equipado com freezer horizontal 2 portas forno a gás pequeno e 2 botijões ele tem 2 eixos porém.sem freio automático usando assim somente o freio do carro ao engatar senti diferença de uns 5 cm entre a altura do engate com a bola do meu rabicho. Irei fazer viajem de 200 a 300 km 2 vezes ao mês meu carro suporta ? Se não qual carro olhar pra troca? Lembrando que no caso de troca não pode fugir muito do preço (em torno de ) 11 mil reais. Meu zap 064 981173962

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Bruno.
      Vc não diz se vai rodar em serras neste percurso, onde tanto o motor 1.0, quanto os freios vão ser mais exigidos. O peso de seu Corsa é da ordem de 870 quilos. Um Food Truck de 4,5x2x2, equipado e com carga de alimentos, deve estar pesando na ordem de 900 quilos.
      Como ele tem 2 eixos, a relação rebocado x rebocador pode ser invertida sem maiores problemas. Contudo, essa diferença de 5 cms na altura da bola do engate tem que ser resolvida. Um bom ferreiro dá conta. O alinhamento é fundamental, para que não haja sobrecarga negativa no engate e no seu caso, em especial, forçaria a suspensão traseira do Corsa para cima. Veja gráficos acima no post.
      A ausência de freio inercial no food truck tem razões de custo, barateando a produção, mas isso está errado. Uma hora a CONTRAN vai se envolver nessa questão. Por enquanto eles estão preocupados com o aspecto de robustez do sistema. Veja este link.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2017/11/engate-analisando-resolucao-197-do.html

      Em havendo serra no trajeto, desça com freio motor, para preservar seus freios e em pista plana, antecipe as frenagens, já que vai ter 900 quilos empurrando seu carro.
      Sugestão de outro veículo, aprisionado num valor de mercado é muito individual. Sempre que optar por mais potência, vc vai obter melhor performance. Carro com mais peso mais suavidade na atividade de rebocar. Sugiro que vc experimente e sinta o conjunto antes de decidir por outro veículo.

      Excluir
  42. Olá,vou começar minha jornada com minha família, moramos na Europa,temos um carro Chevrolet Aveo,diesel,mas não sei a sua potência,e pretendo comprar uma caravana de1500kg.qual é o seu conselho,estou preocupado em relação se meu carro será capaz de rebocalo pela Europa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adrian.
      Seu AVEO é 1.3, 95cv e pesa em torno de 1085 quilos. Ou seja, será mais leve que o trailer que irá puxar.
      Aí cabem algumas considerações. Como está fora da relação ideal, onde o rebocador é mais pesado que o rebocado, você precisa tomar algumas precauções.
      Garantir que o freio inercial de seu trailer esteja operando bem, para que o trailer não empurre o carro nas frenagens.
      Caso seu trailer seja de um eixo somente, preocupe-se com o correto alinhamento da bequilha com a bola do engate, para evitar sobrecarregar o engate e suas fixações. Falo disso aí em cima, no artigo.
      Caso seu trailer seja de 2 eixos, melhor. Isso facilita o trabalho de rebocar, já que o peso de 1500 quilos fica apoiado no chassi do próprio trailer.
      Quanto à potência do Aveo (1.3, 95cv), vai requerer de sua parte uma direção mais criteriosa. O trailer tem mais peso que o previsto para reboque nas especificações técnicas do carro (900 quilos). Subir com as marchas mais fortes e descer com freio motor.
      O motor diesel ajuda muito nessa função, por usar rotações mais baixas com melhor torque.
      Você vai conseguir puxar sim. É só lembrar que a viagem começa quando se liga o motor. Não ultrapasse os 80 km/h e deixe os apressados seguirem viagem em paz.
      Coloque a carga extra na parte traseira do trailer, aliviando ao máximo o peso sobre a bola do engate. Seu carro tem tração dianteira. Quanto mais atrito ele manter no solo melhor. Muito peso sobre a bola levanta a dianteira e diminui a aderência. Os engates homologados costumam informar qual o peso máximo sobre a bola permitido.
      No mais, acho que é isso. Qualquer outra informação, estou à disposição. Boas estradas. Logo seremos vizinhos. Abs

      Excluir
  43. Olá tudo bem? Estou preparando uma viagem ao longo do Brasil em 2018 e em 2019 América do Sul, estou pensando em adquirir um Turiscar Joia ou o Caravana mas minha preocupação é que não estou encontrando reboques adequados ao peso dos traillers e vi muitas informações desencontradas sobre se meu carro vai conseguir puxar (Chevette Hatch 1981 1.6), pode me dar algum informação a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que conjunto especial e histórico você vai montar. Adoraria receber uma foto para publicar aqui no artigo. nasestradasdoplaneta@gmail.com
      Vai puxar sim. O Jóia pesa 450 quilos e o Caravana 590 quilos. Seu Chevette pesa em torno de 900 quilos.
      portanto, está dentro da equação ideal de peso rebocado <= peso rebocador.
      O engate precisa estar homologado para estes pesos e a instaladora deve estar qualificada pelo INMETRO. Veja as novas instruções constantes da resolução CONTRAN 197. Link a seguir:
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2017/11/engate-analisando-resolucao-197-do.html
      O motor 1.6 e a tração traseira vão levar vc aonde quiser. Com calma e mantendo a máxima de 80 kms/h, é só pegar a estrada. Ajude todos a fazerem uma ultrapassagem segura e sempre em frente.
      As informações de peso sobre a bola do engate para estes modelos não estão disponíveis, mas eu arriscaria dizer que devem estar no ordem dos 80 quilos (passe essa informação para o instalador do engate).
      Ao arrumar as cargas dentro do trailer, procure colocar nos fundos, para aliviar a frente.
      Qq outra info, é só falar. Boas estradas

      Excluir
  44. boa tarde Carlos!
    tenho um palio elx 1.4 2006 e preciso puxar um conjunto com aproximadamente 900kg,
    o reboque possuem dois eixos e não tem freios de inercia.Gostaria de saber se posso viajar com segurança e quais cuidados devo tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Layon,
      Seu Palio pesa 970 quilos. A relação rebocado x rebocador está dentro da considerada ideal. O motor 1.4 tração dianteira vai conseguir puxar. Em serras poupar o motor, subindo devagar e dentro da marcha de força ideal. Nas descidas, freio motor para preservar seu disco e tambor.
      Como é um equipamento de 2 eixos, o peso vertical sobre o engate não interfere muito, mas precisa estar bem alinhado (veja considerações acima), para garantir a boa aderência da tração dianteira.
      A ausência de freio inercial ou elétrico, coloca + 900 quilos empurrando o Palio, quando das frenagens. Cabe a vc antecipar bem, já que o espaço percorrido até a parada completa vai aumentar. Isso vc vai assimilar rodando.
      Fique atento e evite ter que partir em subida. Tração dianteira em piso molhado com reboque pesado, costuma patinar muito.
      Em estrada tudo vai correr bem. Mantenha velocidade máxima de 80 kms/h e facilite as ultrapassagens. Veja os cuidados com correntes e cabos de segurança no artigo acima, e boa viagem.
      Grande abraço

      Excluir
  45. Olá, apenas por curiosidade...possuo uma tucson 2.0 manual 2009...quantos kgs ela aguenta tracionar? apenas para fazer um trecho em minha propriedade rural...precisava rebocar um pequeno caminhão de cerca de 4 toneladas, será que por ser 4x2 ela vai patinar devido a baixa aderencia com o solo relativo ao peso do reboque? rebocar o caminhão pequeno com alguém dentro freiando..a 20km hora, será que eu estrago meu carro? e será que a tucson sai do lugar? muito obrigado, blog de grande utilidade pública!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sua Tucson pode levar até 600 quilos de carga. Já tracionar puxando, até seu próprio peso (1500 quilos). Estas 2 cargas juntas não.
      Para um esforço eventual, até acredito que ele consiga puxar esse caminhão, mas a a tração dianteira vai patinar. O difícil é partir (colocar o conjunto em movimento) e daí em diante, administrar os trancos. Isso tudo somado a piso de terra irregular, torna-se bem duvidoso e sofrido para o Tucson.
      Eu não faria.
      Melhor contratar um trator, usando cambão. Cuidado com cabos de aço que possam a vir se romper durante o reboque. Se deixar alguém na cabine do caminhão, levante o capô para o caso de haver rompimento do cabo. Esse chicoteio já produziu algumas tragédias.

      Excluir
  46. Boa Tarde amigos,
    Excelente postagem, rebocamos um Turiscar Jóia 1974 com nosso valente VW Sedan (Fusca) 1961, o motor ainda é um 1200 6v, mas o conjunto consegue rodar tranquilo a velocidade média de 70km/h, o que é ótimo para curtir e também pela segurança, o Trailer não tem freios e o Fusca ainda utiliza-se de seu sistema original de 4 freios a tambor.

    Forte Abraço e boa viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Egon. Seu conjunto é a essência deste artigo. Se achar conveniente, mande uma foto para publicar aqui. e-mail: nasestradasdoplaneta@gmail.com
      abs e boas estradas

      Excluir
  47. Olá boa noite eu tenho uma duvida estou comprando um Peugeot 206sw e tenho uma carretinha de 2,00×1,20 gostaria de saber qual o peso total posso carregar ele é 1.4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Essa informação deveria constar no manual de seu Peugeot, mas aqui no Brasil, embora seja obrigatório, poucas montadoras cumprem. Nesse caso, trabalhe com 60% do peso de seu Peugeot (1020 quilos). Neste cálculo vc poderia levar até 600 quilos, com a carreta bem nivelada, já que seu veículo tem tração dianteira.
      Abs e boas estradas

      Excluir
  48. GIRLLIAN REZENDE ISMERIO BELIENE27 de fevereiro de 2018 11:40

    Boa tarde amigo,preciso puxar uma carretinha, dessas tipo fazendinha, carregada com jogos de mesas e plástico. Cada jogo de mesa pesa 13,8 kg. Moro em região serrana e aqui tem muitas dúvidas fortes. Minha dúvida é, qual seria a força do motor para puxar? 1.4, 1.8? Tentei puxar em um Palio 1.0 e não subiu. Será que uma courier 1.3 sobe? Uma montana 1.8? Preciso puxar 350 kg morro acima, seja na carretinha ou na carroceria. DeseD já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Girllian. Em subidas muito íngremes, a maior fraqueza de todos estes carros que vc citou é a tração dianteira. Partir ou mesmo puxar numa ladeira tracionando pela frente é complicado, quando temos um peso levantando a frente do carro.
      Se não pode optar por um veículo com tração traseira, considere que mesmo com muita potência, pode ter dificuldades de subir puxando uma carretinha. Patinar é normal nessa situação. O controle da embreagem para partir ou tracionar lentamente é a solução, mas costuma queimar um pouco do sistema disco e platô.
      350 kg é bem pouco. 1.4, 1.6 e 1.8 tem que dar conta do recado.

      Excluir
  49. Olá bom dia..... Gostei muito deste post sobre trailrs. Estou quase fechando negócio com um fiat Idea Adventure e pretendo, se der certo adquirir um trailer para pequenas viagens de 10 a 15 dias por mês.
    O peso do carro é 1305kg. Qual o peso ideal do trailer para que o carro não sofra muito?
    Outra coisa é sobre oque vou colocar no trailer, será: uma cama solteiro, uma tv 32pol, um micoondas de 14 lt uma mini geladeira e um computador. Não sei o peso de tudo mas o treiler terá dois eixos, fica bom?
    E sobre a bateria, qual fica melhor para alimentar tudo isso?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudemir, Você falou que seu trailer terá 2 eixos. Isso já permite inverter a equação chamada de ideal (rebocador>=rebocado). Se entendi direito, você vai rechear um reboque certo? A geladeira pesa muito pouco. Hj em dia são muito leves e a cama da mesma forma. Vc deve se preocupar sim é no equilíbrio destes itens dentro do trailer, para que um lado não fique muito mais pesado que o outro. Portanto, a bateria deve ficar no lado contrário ao da geladeira.
      Use uma bateria estacionária de 110ah, com um inversor de 2000W. Se vai colocar uma bateria de 12 volts, o inversor pode cair para 1500W.
      Peço sua atenção especial para o engate que vai colocar. As longarinas do IDEA vão precisar de reforço interno, para aguentar o aperto ideal das porcas.
      Explico isso nesse artigo.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html
      Qualquer coisa estou à disposição.
      Abs

      Excluir
  50. Bom dia! Estou procurando um reboque para engatar em um gol 1.6 (104 cv e 15 kgfm de torque a 2.500 rpm). O reboque será de aproximadamente 2m de cumprimento por 1,30 de largura. A utilização será principalmente para levar algumas coisas no meu sítio (até 500kg). São 10 km de estrada de terra, em região montanhosa, onde chove bastante. Gostaria de saber qual o reboque indicado para mim, se de um ou de dois eixos, levando em consideração que o segundo é mais pesado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,
      Tração dianteira em estrada de terra, região montanhosa que chove muito não combina, ainda mais rebocando.
      Qq escorregamento do trailer vai tirar seu Gol da estrada quando rodando na lama ou barro molhado.
      Agora, no seco, não vejo problema. A presença de mais um eixo vai te dar mais conforto ao rebocar e mais estabilidade, já que o reboque está sentado sobre uma plataforma maior. O eixo simples quica mais e devolve esses saltos verticais para o engate.
      Como seu carro é leve, vc vai perceber bem esse desconforto.
      Vá no de 2 eixos. Maltrata menos o carro. Cuidado com o alinhamento, para não abaixar a traseira do GOL.
      Abs e boas estradas

      Excluir
  51. Muito prestativa suas informações ajudando muita gente a tirar dudúvid parabéns.espero que tire a minha também por favor,tenho uma SpaceFox 1.6...e um trailer com 1100 kilos já com bagagem e água na caixa,vou rodar 150 km com trecho de serra de 40 km...ele puxará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A relação peso entre o rebocado(trailer) e rebocador (space-fox) está adequada, muito embora o manual dele diga que o peso máximo a ser rebocado com ou sem freio deve ser de até 400 quilos.
      O motor 1.6 via bem na estrada, mas na serra vai ser bem exigido. Vc vai precisar subir com marcha de força, e sem pressa. A tração dianteira é o detalhe que vc deve prestar mais atenção.
      Lembre-se de ter um conjunto bem alinhado, para que a bequilha do trailer não abaixe a traseira do carro, diminuindo a tração nas rodas dianteiras (explico isso melhor no artigo acima).
      Se esse percurso é eventual, você vai conseguir sim. Já vi conjuntos com muito menos força andando por aí.
      Atenção ao freio inercial do trailer, para não sobre carregar os freios do carro e desça com freio motor essa serra.
      Esvazie a caixa d´água. Quando puder, mande uma foto de seu conjunto para nasestradasdoplaneta@gmail.com
      Abs e boas estradas.

      Excluir
  52. Carlos boa tarde!!! Me ajude, tenho 2 veiculos 1 focus 2004 ghia at(2.0 135cv) e um linea 2009 dualogic (1.9 130cv), estou adquirindo um kc 450. E estou com dificuldades em achar engate para ambos os veiculos, só encontro de 500kg.
    Na internet vemos carros mais fracos puxando iguais ou maiores, (o que vou adquirir durante 7 anos foi tracionado por um corsa 1.6).
    Mas estou nesse impasse do engate, coloco esse de 500kg e procuro alguem para reforcar. ou tem outra opção??
    Abracos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Adriano. O engate mais forte disponível no mercado é esse mesmo de 500 quilos. Não dá para instalar ele e reforçar. O correto é contratar um engate especial, feito em instaladoras homologadas pelo INMETRO. Não sei o estado em que vc está. Me diga, que vou tentar te ajudar, indicando uma empresa com essa qualificação.
      A vantagem do 450 é o eixo duplo, que reduz o peso vertical sobre o engate, mas a tração é grande.
      Dependendo do veículo, precisa ser muito bem feito para não amassar ou rasgar as longarinas.
      Já passei por isso.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html

      Excluir
    2. Comentei inclusive por ver seus relatos, entrei em contato com o ronaldo tbm. Mas estou no inteirior de SP. então dificulta um pouco a ida ai.
      Achei duas empresas na capital que fazem sob encomenda para 1000kg.
      a korg engates e carretas, e a bandeirantes, ambas com o mesmo valor, 1300, 1 dia de serviço, reforçando a longarina, e removivel, dai depois faz personalizado a cabeça do engate para ajustar a altura.
      Porem falei com as duas por telefone, se tiver alguma indicação em SP agradeço.

      Abraços!

      Excluir
    3. Opa Adriano.
      Desculpe a demora. Não vi sua resposta. O pessoal de SP comenta muito bem da Bode Engates. http://www.bodecar.com.br/

      Excluir
  53. Carlao...nosso amigao.

    Boa noite casal, eu sempre amei cavalos e meus filhos tambem, eu nao queria entrar na guerra de comprar uma caminhete devido epoca que estamos passando dificil.. mas tenho que ter um carro de 7 lugares em questao de 4 filhos ainda 14/10/9/5 anos pequenos digamos, mas quero pelo menos comprar uma carretinha de puxar dois animais, e nisso tenho um crro marca JAC T8 2.0 Turbo com cardan tracao traseira...sera que puxa bem ? e questao de serra e descida subida...e frenagem e velocidade com segurança?
    Fale Carlao para nos se compro ou abandono ideia.?O engate caso for sim eu ja achei em S.paulo firma que fabrica e instala no meu carro ...aguardo ancioso o seu comentario .
    Deus abencoe voces casal estradeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Td bem?
      Sim. Vai puxar bem sim. A tração traseira é o grande destaque. Nas subidas de serra o consumo vai subir bem. Como é turbo compressor, suba nas marchas de força. e sem pressa.
      Instale na carretinha um freio próprio, podendo ser inercial (por peso) ou elétrico, hidráulico, mas é fundamental para preservar os freios do JAC.
      Velocidade de segurança para equipamentos sem qq outro dispsitivo de segurança é de 80kms/h. Veja este artigo http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2018/03/four-point-sway-control-seguranca-para.html

      Qq coisa estamos sempre a disposição. O cavalo é o animal mais exuberante da natureza.

      Excluir
  54. Olá. ...me chamo Fernando!Tenho uma saveiro cross 2017 com 120cv. Preciso levar mais carga e estou vendo uma carreta com dois eixos. Preciso rebocar 1200kg de carga fora o peso da carreta ...será que consigo sem danificar o carro e com segurança? O que seria preciso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Com a carreta sobre 2 eixos, sua Saveiro Cross, que deve ser 1.6, vai puxar sim. Nas subidas vai exigir marchas de força. Não adianta forçar. Melhor ir devagar e preservar o equipamento.
      Sua Saveiro pesa 1130 quilos, quase a mesma carga que vc quer levar.
      Ideal instalar um freio inercial na carreta, para ajudar nas frenagens, principalmente nas descidas.
      No mais, vai se sair bem.
      Abs e boas estradas

      Excluir
  55. Olá, boa noite!
    Fiz a compra de um trailer KC 380 ano 1975, pesquisando vi que ele pesa 990kg vazio como está. Minha grande dúvida é se o conjunto veículo e engate que possuo são viáveis para fazer essa viagem, que é de Hortolândia, SP, onde o trailer está, até Hidrolândia, Goiás, o destino final. Um percurso de quase 800km em que não há serras. O veículo que possuo para fazer o reboque é um Palio 1.4, o engate equipado nele informa CMT de 400kg (que por inexperiência eu não sei o que significa), o vendedor me informou que o trailer engatado faz 70kg de peso na munheca (o que eu também não sei o que significa), e disse também que esse trailer já foi rebocado por um Chevette. Essa viagem para buscar o trailer está marcada para a próxima quarta-feira, mas antes de botar o pé na estrada, preciso saber se o veículo e o engate aguentarão rebocar esse trailer, pois o medo que tenho é viajar pra buscá-lo e o veículo não aguentar, ou o engate não aguentar e danificar a lataria do carro, acabando com a viagem e o meu sonho de adquirir esse trailer. Ficaria muito, muito grata se puder me tirar essa dúvida o mais rápido possível, pois estou ficando maluca com esse dilema... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ALana,
      Como já falamos pelo messenger, seu conjunto vai rodar sim, mas requer alguns cuidados adicionais, principalmente com seu engate.
      CMT significa Capacidade Máxima de Tração. Portanto, você precisa reforçar o engate num serralheiro ou instalador qualificado, principalmente quanto ao balanço vertical.
      As instalações de engate padrão, não levam em consideração este esforço vertical. O peso da munheca sobre a bola é o que produz esse balanço, que estressa os parafusos de fixação nas longarinas do chassi.
      Seu Palio pesa a mesma coisa que seu trailer. Portanto, assim que puder faça a revisão do freio inercial do seu 380.
      Como disse em nossa conversa, evite ganhar velocidade nas descidas da estrada. Mantenha sempre seu conjunto sendo tracionado. Você não vai querer que o seu trailer empurre o carro.
      Velocidade máxima de 80 kms/h. Enquanto se familiariza com os barulhos e movimentos do trailer durante a viagem, procure parar a cada 100 km e verifique o sistema do engate e lança. Não esqueça da corrente auxiliar e se ainda estiver presente, do cabo de segurança que aciona o frio de mão da lança, na eventualidade de um desengate da munheca.
      Na munheca, em não havendo o pino de travamento de abertura, improvise com abraçadeiras plásticas.
      Passe devagar nos quebra-molas. Levante bem a rodinha da lança e se sentir que a rodinha bateu em algum quebra-molas, pare e verifique se está tudo bem com o engate da munheca na bola.
      No mais, boa viagem e qq coisa me chame a qq hora pelo Whatsapp.
      Abs

      Excluir
  56. Saudações, queridos caravanistas Carlos e Gleidys!
    Tenho uma Ecosport Storm 2.0 4WD 170cv flex. Que tamanho (e peso) de trailer posso puxar? Pensei em um Apolo Young 32 ou similar.
    Em Porto Alegre ou em Gramado, onde posso colocar bons engates?
    Desde já agradeço pela atenção. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliza,
      Sua EcoSport está no mesmo nível da minha TR-4 2.0 4x4 flex. Com ela eu puxava meu KC 380, de 1000 quilos.
      Vai puxar tranquilamente seu Apolo Young, ainda mais por ser de eixo duplo.
      Vc precisa somente garantir uma boa instalação do seu engate, para não passar o que eu passei. Veja mais detalhes neste link.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html

      EM Porto Alegre não conheço, mas a APOLO pode te indicar. Eles tem ótimas referências.
      Saudações e grande abraço. Seja muito bem vinda ao caravanismo.

      Excluir
  57. Olá, estou com receio de rebocar uma carretinha com 3 motos, tem o peso em torno 600kg, o carro é um corolla 2007 automático manutenções em dia, o motor possui 136cv, já alguns comentários que o cambio da problema se começar a puchar carretinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André.
      De forma alguma. Seu conjunto está ótimo. Existe um folclore com relação ao câmbio automático na função de reboque. Se isso tivesse algum fundamento técnico, o exemplo dos EUA rebocando seria um fracasso. Lá, 98% dos carros são automáticos e puxam equipamentos muito pesados.
      A única questão que vc precisa considerar é que sua tração é dianteira. Portanto, partir numa ladeira pode ser mais complicado se estiver usando a opção Drive. Nestes casos, use a opção de força de seu câmbio.
      No mais, é muito tranquilo. Divirta-se e boas estradas.
      Abs e obg pela visita.

      Excluir
  58. Bom dia! Eu tenho um celta 1.0, pretendo comprar um reboque daqueles de 1 eixo para rebocar carros, é daqueles reboques que um eixo do carro rebocado fica no reboque e o outro eixo fica no chão do próprio carro mesmo. Eu consigo usar meu carro pra isso? Seria para reboque de carros tipo gol, astra, civic, strada, blazer, ecosport, etc. É possível? Seria para estradas e cidade sem grandes inclinações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro.
      Esse conjunto não vai funcionar. O motor 1000 do Celta vai sofrer para fazer esse serviço, muito embora vc possa realizá-lo. Depois que tirar o conjunto da inércia, vai rodar.
      Vc vai puxar 2 eixos sobre o asfalto, o do reboque e o do veículo rebocado. Seu consumo de embreagem e freios vai ser alto, além do combustível.
      Se fosse para uma atividade de turismo, onde as saídas são eventuais e estradeiras, tudo bem. Você está assumindo as fraquezas do conjunto esporadicamente para se divertir. Mas para trabalho, com tração dianteira e 1000cc não acho adequado.
      Abs e boas estradas

      Excluir
  59. Simplesmente ótimo!! Eu tenho o plano de construir um Trailer com 6 metros, (ainda não sei com quantos quilos, mas vou tentar deixa-lo o mais leve possível)e tinha algumas duvidas sobre como evitar os acidentes, e futuros danos ao caro e ao Trailer. Obrigado, e espero um dia viver "livre" assim, como tantos "nômades" que abitam as estradas do mundo...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo ao mundo do caravanismo. Qdo tiver concluído seu projeto, mande-nos uma foto para publicar aqui.
      Abs e obg

      Excluir
  60. Olá pessoal! O trabalho de vocês é espetacular tirando todas as dúvidas com muito carinho e só temos a agradecer por esse blog recheado de informações precisas.
    Então, tenho uma dúvida.
    Possuo um carro com 105cv-álcool-tração traseira-1300Kg-4 marchas e estou de olho num trailer 2 eixos com freio inercial, com 1400Kg e 60Kg sobre a bola, acredito que carregado com todos os apetrechos e malas chegue a seus 1600Kg fácil. O meu engate está homologado para até 450Kg, aprendi aqui que possuir 2 eixos e tração traseira são excelentes. mas a questão é em subidas é arriscado? a PRF implica com esse tipo de situação? Li aqui também sobre trailers de 2000Kg engatados em engates 1500, a PRF implicaria com isso? alguém já esteve em tal situação?
    O que me aconselhas querido amigo?
    Forte abraço, e espero um dia entrar no mundo do campismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano. Obg pelas palavras.
      Seu conjunto está razoável, mais ainda em se tratando de um trailer com 2 eixos e rebocador com tração traseira.
      A potência é que está pouca. 105cv tendo que partir numa serra íngreme, onde vc enfrente um "siga e pare" vai exigir muito do veículo, tendo que tirar da inércia um peso de 1600 quilos.
      Outra questão é o engate. Para um peso desta ordem, vc precisa instalar um engate sobre medida, homologado para o peso previsto. Variações de 300 quilos são comuns, por conta de cx d´água e bagagens.
      A PRF vai se concentrar no peso de fábrica do trailer e no limite marcado na plaqueta do instalador do engate. Mas é muito raro verificar esse tipo de fiscalização.
      Um bom engate é sinônimo de segurança e tranquilidade para vc e sua família. Vc não fala do modelo do carro, mas uma boa instalação requer conhecimento e cuidados. Veja pelo que já passei neste link a seguir:
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html
      Quaisquer outras dúvidas estou a disposição.

      Excluir
  61. Muito show o assunto abordado!

    Minha dúvida r a seguinte, estou modifica uma carreta de barco para fazer transporte para fazenda. Essa carreta será puxada por uma Frontier e/ou f250. Não tenho dúvidas sobre a capacidade de puxar a carreta. A minha é a seguinte:

    A carreta atualmente tem um eixo fabricado com tubo galvanizado de 2,5 polegadas e soldado duas pontas de eixo de gol. Esse eixo com Essas duas rodas aro 13, seriam capazes de suportar uma carga de aproximandamente 70kg? Com o peso do reboque totalizando 1ton? Ou seria melhor “truckar” essa carreta? Ou então substituir por um eixo de caminhonete?

    Fico no aguardo! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Bom dia. Esses testes de esforço fogem de minha área de conhecimento. É claro que substituir por um eixo de caminhonete resolveria, mas talvez não seja necessário. Somente um fabricante de carretas teria base para lhe dar certeza da capacidade de carga possível. Peço desculpas por não ter a resposta disponível. Grande abraço e obg pelas palavras.

      Excluir
  62. Carlos, preciso da sua ajuda. Pois bem, estou negociando um Reboque com uma empresa fabricante de Food Trucks. Este Reboque tem as seguintes especificações: 2,50×1,70×2,00 (CxLxA); 1 Eixo e a Tara pode variar entre 500/600 kg depois de pronto. Dentro do Food Truck vou colocar uma geladeira, uma chapa de lanche e produtos para venda. A tração vai ser um FIAT/UNO MILLE FIRE FLEX 2006 (1.0) para fazer parte da combinação. As minhas dúvidas são as seguintes:

    1. Na cidade onde eu moro tem muito morro e no meu dia a dia tenho que subir e descer 02 morros íngremes. Neste caso forçaria a estrutura e o motor do UNO ??

    2. Penso também em pegar rodovia com o Reboque para se trabalhar em cidades próximas. Qual a velocidade sugerida para se ter uma margem de segurança transportando esta combinação?

    3. Vendo suas explicações, conversei com o fabricante do Reboque e ele se propôs a instalar o freio inercial em um eixo para feixe de molas. Com isso ficaria mais seguro o transporte ?

    Desde já agradeço a atenção do amigo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ricardo. Respondendo suas perguntas de trás para frente.
      3 - O feixe de mola e o freio inercial vão lhe mais conforto ao rebocar e mais segurança na frenagem. Muito bom para o conjunto e menos desgate para o engate e freios do UNO.
      2 - Na rodovia, o conjunto vai bem. A velocidade máxima sugerida, para não se ver dentro de um pêndulo, é de 80 kms/h. Sugiro que vc leia um pouco mais sobre pêndulo, para saber como fugir dele numa eventualidade. A tendência é sempre de frear e reduzir a velocidade, mas esse instinto está errado. O correto é acelerar para recolocar o reboque na linha de tração. Por isso o limite de 80kms, quando o veículo rebocador ainda tem capacidade de tracionar. http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/07/pendulo-causa-e-efeito.html
      1 - O grau de inclinação desses morros pode te deixar em situação difícil, principalmente se tiver que parar e partir. Tirar um peso na ordem dos 900 quilos (seu reboque carregado)da inércia, com tração dianteira e motor 1.0 é bastante complicado. Vai exigir muito de sua embreagem e motor. Considere entrar nestas subidas com folga para não precisar parar. Seu UNO não conta com nenhum recurso extra de força. Portanto fique alerta. Voltar de ré com reboque é crítico, além do que, o freio inercial não funciona invertido.
      Mais dúvidas, sempre a disposição.

      Excluir
  63. Olá. Vi que vcs já tiveram uma pajero TR4. Tenho um trailer KC 450. Estou pensando em comprar uma TR4 2010 câmbio manual para viajar. Se comporta bem na estrada e quanto fica o consumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luiz. Nós somos apaixonados pela TR-4, mas na função de rebocar, ela deixa a desejar, principalmente no aspecto consumo. O nosso trailer é um 380. O seu um 450. Mais pesado ainda. O consumo vai cair para 4 kms/litro. E vai sofrer bem nas subidas de serra. Se de qq forma resolver manter o TR-4 como rebocador preocupe-se com a fixação do engate. Passei mal bocados com um serviço mal feito. Conto tudo neste link. http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html

      Excluir
  64. Grande guru. kkkkk. Qual o prazo que você faz a lubrificação do seu conjunto? Me refiro ao cubo das rodas e tal? As molas também é necessário lubrificar? Eu rodo muito em estradas poeirentas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Geraldo. Obrigado pelo Guru. kkk A checagem de cubo de roda, rolamentos, buchas e folgas, faço sempre que sinto a necessidade de alinhar ou balancear. Rodamos muito por terra também, rebocando ou só mesmo fazendo um passeio 4x4 pelos nossos interiores.
      Não lubrifico as molas. Aliás, conversando com o moleiro que me atende (sempre precisando regular um lado mais alto), ele desaconselha essa prática. Aquele barulhinho típico do feixe de molas faz parte do charme. rssss
      Se vou refazer os freios, tb checo rolamentos, folgas e cubo de roda. Para nós que rebocamos ou levamos muito peso, esses elementos devem estar sempre revisados e em boas condições.
      Grande abraço e boas estradas.

      Excluir
  65. Tenho um Fiesta 1.0 é comprei uma carretinha que vou transportar 500 kg.

    E o carro vai com lotação de 4 pessoas.

    Será que consigo rodar sem mais problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Vai exigir bastante do Fiesta 1.0. 4 pessoas, mais 500 de carga mais o peso da carreta (150 a 200 kg).
      Em estrada plana. vai se desenrolar bem. Já subindo uma serra vai precisar usar marchas mais baixas, exigindo rotações mais altas. Nada que não possa ser superado com paciência. Não adianta pedir mais do que ele possa dar.
      Lembre que sua tração é dianteira. Partir em ladeira, com piso molhado pode ser uma experiência ruim.
      No mais é só lembrar que a viagem começa ao ligar o carro. Não precisamos ter pressa de chegar nem de voltar. Limite de 80 kms e boas estradas.

      Excluir
  66. Olá Carlos. Me tire uma dúvida tenho uma s10 2013 diesel 4x4 .estou negociando um 5 roda monte rey.sera que ela da conta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, sem dúvida. Sua S-10 tem motor 2.8. Vc provavelmente deve observar se necessita reforçar o feixe de molas traseiro, quando apoiar o 5a. roda na caçamba. Gostaria muito que me enviasse uma foto de seu lindo conjunto para publicar aqui.
      Abs e boas estradas.

      Excluir
  67. Olá Carlos, estamos pesquisando sobre a possibilidade de adquirir um Trailer. Nosso carro é um Jimny 1.3 e 85 cv pot. Ví nas fotos acima que tem um Jimny rebocando um trailer e isso me animou, pois nos grupos do face que pergunto só preveem desgraça. O trailer que pensamos em adquirir possui apróx. 800 kg (1 eixo) e o Jimny tem 1090 kg e Torque máximo de 11,2 kgfm. Será que é suficiente? O que nos preocupa são as serras tipo a Serra do Rio do Rastro que sonhamos em conhecer. (OBS. Somos do RJ). Grato, Richard e Jovelina do Registro de viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Richard. Vai rebocar sim. Na serra, vc vai usar marchas baias e de força, sem pressa e tocando pra cima.
      Considere que esses 800 quilos de peso são nominais. Com carga pessoal, água e estoque, deve chegar aos 1000. Mas mesmo assim vai conseguir.
      Qdo puder, troque por um veículo mais pesado e potente para tornar a tarefa de rebocar mais agradável. Nunca ultrapasse os 80 kms e ao descer serras, vá no freio motor.
      Abs e boas estradas

      Excluir
    2. Pois é, eu comprei o carro tem 6 meses, talvez não troque tão cedo. Não tinha pensado que poderia chegar a 1000kg, esqueci que tinha que por a tralha toda dentro dele kkkk. Valeu!!! Abraços.

      Excluir
  68. Tenho um gol 1.0 g3 4portas básico to pensando em puxar um reboque 1.50 largura 2.50 comprimento 1.70 altura dois eixos quantos quilos suporta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O manual desse GOL especifica 400 quilos. Em se tratando de motor 1.0 e tração dianteira, está bem dimensionado. Mas é claro que pode puxar peso maior, em pistas planas, sem enfrentar subidas, principalmente com piso molhado.
      Partir numa subida, com piso molhado e tração dianteira vai ser muito complicado.
      Abs

      Excluir
  69. Saudações.
    fiquei surpreso ao ver a foto do meu conjunto em seu site que por sinal achei muito bom em todos os aspectos.
    Meu conjunto é o Fiat 147 1977 amarelo com um barco no teto rebocando um trailer turiscar joia de 1976 todo original, a não ser pelo climatizador no teto e o bagageiro na traseira para transporte de moto.
    Resolvi comentar aqui para que muitos não passem a achar que é possível rebocar treiler com qualquer carro pequeno vendo o meu conjunto.
    Meu 147 tem um motor beirando os 110cv que é praticamente o dobro do original, a caixa de marchas é da fiorino de 5 marchas e com a primeira reduzida para arrancar em subidas fortes como na serra, a suspensão foi totalmente modificada para aumentar ao maximo a estabilidade reduzindo o efeito pendulo, os freios tambem não são originais tendo os discos dianteiros do tempra e os tambores traseiros do uno.
    Mesmo com todas essas modificações o mais importante é conhecer os limites do conjunto que se tem nas mãos, sempre manter uma distancia segura do veiculo da frente, sempre frear entes de uma curva entrando já na velocidade adequada, sempre reduzir com freio motor em uma decida usando o freio normal apenas esporadicamente pra não deixar o conjunto ganhar velocidade ou para uma parada mesmo que pra isso tenha que botar uma segunda marcha para descer uma serra muito forte tipo a do rio do rastro, e principalmete não se achar confiante demais, é testando os limites que descobrimos que o nosso limite é quando acontece o acidente.
    Parabéns pelo site.


    ResponderExcluir
  70. TENHO UMA S 10 2003 2,8 TURBO INTERCOOELR E ESTOU PENSANDO E REBOCAR UM TURISCAR DIAMENTE O QUE ACHAM DO CONJUNTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Charles. Vai puxar tranquilo. Seu Diamante com rodado duplo está bem dimensionado para sua S-10 2.8. Boas estradas. Depois mande uma foto do conjunto para publicar aqui no artigo. nasestradasdoplaneta@gmail.com
      Abs e boas estradas

      Excluir
  71. Possuo um Corolla 1.8 2003 manual e um KC330. Já fui de Uberlândia (aonde comprei) até São Paulo, depois pra Londrina-PR e por fim até Ijuí-RS.
    Tudo correu muito bem, cheguei a exagerar na velocidade, mas só tenho a comentar de ruim que, toda vez que engato a ré é inevitável o cheiro de embreagem queimada... Pretendo trocar por outro veiculo de tração traseira ou 4x4, para futuramente carregar moto, bike e outros equipamentos e tralhas... Tenho receio de surgir uma estrada de terra com aclive e o Corolla não dar conta... O consumo aumentou bastante tbm... Vou enviar a foto do conjunto por email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Tudo bem? Recebi a foto. Vou incluir ainda hoje no artigo.
      Sem dúvida, o consumo aumenta muito. Quando rebocava com nosso TR-4, fazia 4 kms por litro. Dureza.
      A tração traseira melhora muito a sensação de rebocar, além de resolver esse problema de partir em subida. Abs e boas estradas

      Excluir
  72. Olá!
    É bom saber que tem pessoas dispostas a sanar dúvidas, as vezes inportanimp, as vezes vindas da desinformação.
    Eu tenho dúvidas por desinformação.
    Tenho uma Kombi furgão ano 90 com motor 1600, um Voyage 83 4 marchas com motor AP 1.6 a álcoole uma Marajó com motor 1.4.
    E comprei um trailer artesanal com freio inercial, e possui dois eixos.
    É feito de fibra.
    O detalhe que me incomoda, é q ele é bem largo e alto se tornando assim uma parede sem dinâmica q me ajude na questão de peso gerado pelo vento.
    E como pretendo mobiliar ele como motorhome acredito que vai gerar peso.
    Qual dos veiveículos seria o mais apto a levar o trailer em longas viagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marcos. Sem dúvida que eu usaria a Marajó 1.4. Ela é um pouco mais fraca que o Voyage, mas tem tração traseira. Isso faz uma diferença muito grande na tarefa de rebocar, principalmente se precisar partir em subida.
      A Kombi seria uma opção tb, mas é a que tem menor potência máxima. Como seu trailer é de 2 eixos, a experiência vai ser boa no deslocamento.
      Quanto ao arrasto, relaxe. É uma característica de todos, principalmente lateral. Eventualmente vc pode pedir para fazer um defletor em fibra para colocar na frente, como forma de ajudar na aerodinâmica, como fazem os caminhões com carga muito alta.
      Qq dúvida estamos a disposição.
      Abs e boas estradas. Depois mande uma foto do conjunto. nasestradasdoplaneta@gmail.com

      Excluir
  73. Olá, Carlos, tenho um dúvida. Estou adquirindo agora um trailer para uma loja que estou montando. O mesmo possui um tamanho de 4x2, de chapa de ferro, distribuído em 2 rodas. Possui um nissan march 1.6 e o construtor do trailer me disse que eu precisaria de uma pickup para transportar o trailer ao local onde irei instalá-lo. Procede? Eu não posso puxar com o meu march?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Bruno. Vai puxar sim. A colocação do construtor está relacionada a tarefas constantes de reboque. Seu March, mesmo sendo 1.6 é tração dianteira, o que reduz a eficiência na função de rebocar. Mas para um deslocamento simples não tem qq problema.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela sua resposta, Carlos. O construtor me disse que eu poderia ter problema com polícia, pelo tamanho dele. Então isso realmente não procede né, pelo tamanho em si (4 metros e pouco x 1.83)? Digo, não há restrição legal/normativa para eu puxar esse trailer em deslocamentos com o meu march.

      Excluir
  74. Amigo, tenho um trailer para dois cavalo, q carregado vai dar em torno de 1200 kg, e tenho um Kia soul 1.6...acha q terei problema para puxar o trailer ??
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Vai puxar sim. Seu KIA pesa em torno de 1350 quilos. É ainda mais pesado que seu reboque carregado. Fique ligado em eventuais partidas em subida, onde o peso do reboque vai puxar o Kia para trás e reduzir muito a eficiência da tração dianteira.
      Em trechos planos vai tranquilo. Em trechos de descida, use freio motor e se cotar com freio inercial no reboque, muito melhor (aliás bem recomendável)
      Abs e boas estradas

      Excluir
  75. Olá Carlos Roberto. Estou pretendendo comprar uma carretinha baú para transportar os equipamentos de camping (barraca, frigobar, cozinha, etc) nada muito pesado, e pelas perguntas e respostas acima acredito que não terei problemas com o conjunto (meu carro é um fox 1.6). A minha preocupação está na dificuldade de encontrar referências de fabricantes, pois pelo que observei a qualidade da carretinha será determinante na qualidade/segurança das minhas viagens. Você tem alguma indicação de fabricantes de carretinha baú? Se for no Espírito Santo melhor. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Tudo bem? Olha, seu conjunto está ótimo para puxar a carretinha. Aqui no RJ e em SP poderia te indicar algum fabricante de carretinhas, mas aí em ES não tenho referência. Consultando os amigos dos grupos e caravanismo, indicaram a FreeHobby Vitória, que representa fabricas de SP. http://freehobbyvitoria.com.br/

      Excluir
  76. Bom dia, Carlos Roberto! Gostaria de fazer uma consulta com o amigo. Tenho um Apolo 3600 (aprox. 1.000 kg) e puxo com uma Subaru Forester 2.0 2011 (tração integral). Ela puxa super bem, embora o consumo baixe bastante (5/6 km/l a 80km/h) e haja um certo consumo de oleo (cerca de 1l a cada 10.000km). Como ela já está com 130.000km, estou pensando em trocá-la e pegar um rebocador diesel. Achei bom o custo benefício da Ranger XLS 2.2 4x4 Diesel (0km). Será que ela aguenta bem o tranco? Vai sentir muito no consumo? Outra coisa, sempre pensei que o câmbio manual era melhor para rebocar, mas no Manual da Ranger, nas especificações de reboque, consta que o câmbio automático aguentaria 1000 kg a mais (1800kg o câmbio manual contra 2750kg o câmbio automático). Desde já agradeço a tua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Paulo, você tá muito bem servido com a Ranger. Muito embora seja 2.2 vai puxar bem o seu Apolo. O consumo deve ficar na ordem dos 9 kms/l de diesel.
      Qto à diferença de peso no câmbio a vantagem do automático está relacionado à robustez. Hj em dia não existe mais essa vantagem do manual contra o automático. Vide a hegemonia do automático nos Estados Unidos. Nem rebocando vc vai encontrar câmbio manual por lá.
      No automático vc deve sentir um pouco mais de consumo rebocando. No manual a gente pode trocar melhor no giro e com isso consumir menos.
      Nos 2 casos vc vai estar muito bem servido.
      Abs

      Excluir
  77. Não vi ninguém falando sobre rebocar Buggy com cambão. Veículo rebocador um New Fiesta automático que tem em torno de 1.100 kg com tração dianteira puxando um Buggy que tem gerlamente 700 a 800 kg. Lembrando que o cambão deixa as 4 rodas do veículo rebocado no chão. Eu acho que o Fiesta vai sofrer demais, não sendo o veículo recomendado. Mas é o que tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. De fato não é o conjunto ideal, mas se é o que tem, vai funcionar. Em sendo um reboque esporádico, vc pode conduzir poupando o rebocador. Agora se será uma rotina, melhor pensar em outro equipamento mais potente.

      Excluir
  78. Boa tarde mandei fazer um trailer trucado com feixe de molas 8 molas por feixe de 60 cm de 400 m e mais 70 cm total de 4.70 cm peso entorno de 2.500 kg para que eu montar os moveis,elétrica,idraulica então o peso deu 2.200 kg só fui pesar numa balança grande de carga separados e ficou no engate da bola poi o fabricante deixou 10 cm para traz do centro dos 4.00 m que acho que teria que ser dos 4.70 cm ficando
    um peso de 200 kg na camioneta L 200 triton automatica 3.5 flex alguém pode me ajudar obrigado de de já Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Adair.
      Realmente 200 kg sobre a bola do engate merece sua atenção. Vc precisa levar sua L200 num especialista em engate e verificar se a fixação está robusta o suficiente para esse esforço. Pelo que entendi seu trailer é de um eixo apenas e vc acredita que esse eixo está deslocado para trás, sobrecarregando a lança.
      Não sei se é possível um rearranjo interno de equipamentos, para aliviar a frente. Comece por reforçar seu engate (balanço vertical) e veja com o fabricante do trailer se sua lança suporta esse peso, principalmente em deslocamento.
      Vc não disse o ano de sua Triton. As mais novas (2017 pra frente) tiveram o chassi reforçado, mas as mais antigas merecem atenção. Veja o que eu passei com o TR-4 (2008) (mesmo chassi da L200) ao rebocar um KC380 de 1 tonelada.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html
      Abs e boas estradas

      Excluir
  79. Olá Carlos bom dia ! Aqui quem vos escreve é o Andreas.
    Gosto muito de ler o seu blog. Onde aprendo constantemente.
    Conto pra você que de terça a sexta puxo um food trailer a distâncias curtas algumas subidas parado no semaforo mas nada excepcional.
    Trajetos
    Terça-feira ida e volta total 15 km
    Quarta-feira total 20 km
    Quinta-feira total 6.5 km
    Sexta-feira total 8 km
    Peso bruto do food trailer um eixo 3x2:
    900 kilos, peso na bola abaixo de 100 kilos e trailer equilibrado em seu conteúdo. Equipamento ano 2018.
    Vislumbro alterar o carro rebocador.
    Qual o melhor ?
    Pick-up porte pequeno tração dianteira (Strada, Saveiro ou Pampa). Motorização 1.8
    Ou um Kombi tração traseira, motor Fox 1.4 flex

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Andreas. Obrigado pelas palavras. Faz a gente ter certeza da utilidade do blog.
      Se vc não pode optar por uma pickup média, com tração traseira, eu ficaria com a Kobi, mesmo com um motor menos potente que as pickups pequenas. A tração dianteira pode deixar vc em complicações a qualquer momento. Ficar patinando numa subida molhada pode ser muito desagradável.
      Como seus circuitos são curtos a Kombi vai dar conta do recado com sobra.

      Excluir
    2. Obrigado Carlos !! Bom dia e bom final de semana.

      Excluir
  80. Boa tarde, tenho um Corolla 2004 automático 1.6, estou pensando em adquirir um trailer de dois eixos para dois cavalos, sera que o carro suporta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Esse trailer vai ficar bem pesado, qdo carregado com os 2 cavalos (2000 quilos). O Corolla vai levar, mas vc deve considerar isso uma função esporádica. Trabalho de rotina está bem acima da capacidade de reboque dele. Considere dificuldades de partir em subida, mais ainda com piso molhado, por conta da tração dianteira.

      Excluir
  81. Quero saber qual a largura permita do eixo para um trailer baú? ( baú de 3.30m de comprimento; 2.20m de altura e 1.85m de largura) Quero fazer a rodagem pra fora do baú com aproximadamente 2.30m de largura. Será que é permitido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Matosão.
      Descontando os 1,85 dos 2,30 finais, vc ficou com 0,45cm. Existe uma legislação, que não acho agora, que limita em até 20cm de cada lado o excesso além da estrutura da cabine do trailer.
      Vc pode vir a ter problemas para regularizar esse seu trailer baú, já que vai precisar obter um CSV (Certificado de Segurança Veicular) para daí obter a documentação. Eles costumam ser bem rigorosos com medidas.
      Entendo que vc quer colocar a rodagem para fora, para evitar a caixa de roda no assoalho do trailer. Já vi modelos assim, com os paralamas externos. Ficam bem estilosos.
      Sugiro fazer contato com uma dessas certificadoras para checar se dá pra obter o CSV extrapolando esse limite. Fiquei curioso. Qdo tiver o projeto pronto, mande uma foto com o rebocador. Abs

      Excluir
  82. O que muita gente não leva em conta é o fator torção de chassi.
    Um trailer de 1000kg puxado por um carro comum (me refiro aos modelos 1.8 ou 2.0 do nosso dia a dia) sem tração adequada e com um projeto mecânico que não prevê esse tipo de atividade acaba, com o passar do tempo, comprometendo a estrutura do veículo.
    Esses carros não são projetados para arrastar um peso tão grande por milhares de quilômetros e as consequencias para o mesmo são:
    1 - Alto consumo de combustível
    2 - Desgaste prematuro do motor, pneus, câmbio, suspensão e etc
    3 - Torção da estrutura do chassi
    Portanto, eu não arriscaria puxar um trailer de mais de 800kg com um veículo comum, apenas pq tem gente que o faz. Creio que os veículos mais indicados para essa função são as caminhonetes diesel que possuem boa capacidade de tração (CMT), suspensão robusta e motor forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Henrique,
      Perfeita sua síntese. Obrigado pela intervenção e explicação. Qualquer opção de conjunto inferior ao ideal tem seus custos e desgastes. Mas nem sempre as pessoas conseguem arcar com os investimentos. O que podemos perceber é que com o tempo e a experiência de rebocar, a evolução para conjuntos mais equilibrados vai ocorrendo naturalmente.
      Mais uma vez obrigado e abs.

      Excluir
  83. Boa tarde. Me chamo Felipe, tenho um prisma 1.4 Max completo, estou pensando em adquirir um trailer de passeio para viagens, moro na Serra gaúcha, gostaria e saber qual trailer ideal, e de quantos eixos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Felipe. Observe que no Manual do seu Prisma não existe a indicação do CMT (Capacidade Máxima de Tração) que o veículo admite. (veja texto do artigo acima). Isso pode significar que o PRISMA não está indicado para puxar nenhum equipamento e diante de um acidente você será o responsável, visto que estava usando o veículo além da capacidade dele.
      Já no caso de sinistro rebocando, a seguradora também pode negar o prêmio resultante pelos mesmos motivos. Dito isso, vamos ao que de fato costuma ocorrer.
      A instalação de um engate no seu PRISMA requer qualidade de trabalho, já que o chassi não foi feito para encarar esse trabalho de tração. Precisa ser muito bem aplicado, com redundâncias de fixação, com destaque para o balanço vertical sobe a bola do engate. Isso vai evitar rasgos nas longarinas. Opte sempre por instaladores homologados pelo INMETRO.
      Seu prisma pesa 1054 quilos. Trailer para vc somente os mais leves, como o 270 ou 330 da Karmann Guia (antigos https://macamp.com.br/karmann_ghia/), o TOY a APOLO (mais atual http://bit.ly/2ZIky4d) ou similares, nessa faixa de peso. Todos de 1 eixo.
      Vejo muitos equipamentos rodando com rebocadores do nível do seu PRISMA, sem maiores complicações. Aliás, esse é o foco deste artigo. É possível se divertir, mesmo não dispondo de conjuntos caros.
      Abs e qq outra ajuda estamos a disposição.

      Excluir
  84. Bom dia tenho um Kia soul automático queria saber se posso puxar um treiller de um cavalo so tão falando que estraga o câmbio e verdade isso o reboque com o cavalo vai ficar em torno de uns 800 kilos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Denis. Observe no Manual de seu Kia, qual a CMT (capacidade máxima de tração) que está definida lá. Isso atende às questões legais e técnicas (que preservam o equipamento, principalmente o câmbio).
      Se vc encontrar valor menor que os 800 quilos, vai sim, mesmo que aos poucos, comprometer a vida útil de seu câmbio e demais componentes, como freios, embreagem e mesmo chassi por conta dos impactos verticais e horizontais da função de rebocar.
      Dito isso, muita gente ultrapassa esses limites, já que as consequências podem demorar para ser notadas. Diante de qq sinistro, sua seguradora pode negar cobertura caso o CMT esteja ultrapassado e vc pode vir a ser condenado, mesmo que com razão, por estar transitando acima dos limites operacionais do veículo.
      O que se fazia sem restrições no passado, agora está sendo mais fiscalizado. Espero ter ajudado. Grande abraço e boas estradas

      Excluir
  85. Boa noite tenho uma ranger 2013 motor 3.2 diesel madeirense fazer um baú reboque de 2 eixos de 1500 quilo eu viajo muito para o Rio de Janeiro eu consigo subir bem a sera do riu pra sao paulo e meu primeiro reboque tenho dúvida na subida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Sidney. Vc está muito bem equipado. Vai subir bem a serra das Araras. Como o limite lá é de 80 kms, vai rodar alguns trechos em terceira marcha, para manter o giro e o turbo acionado.
      Boas estradas

      Excluir
  86. Oi Carlos tenho um Chevette quero compra uma Carretinha para puxar cavalo ,ela tem dois eixos será que ele aguenta puxar , lá tem subidas fortes . Ele e 1.6



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para pisos planos, acredito que vc rodaria sem maiores problemas, mas com carga viva e com subidas fortes, vejo possibilidades de problemas. Tudo que sobe tem que descer. Sua carretinha merece freio próprio, para não forçar os do Chevette. O peso com o cavalo deve chegar aos 800 quilos. Bem próximo do peso do Chevette (910).
      Não sei o CMT do Chevette, nem acretido que essa informação esteja disponível no manual, caso ainda o tenha. Olhando aqui na internet, não acho essa informação.
      O CMT (capacidade máxima de tração) é o valor que deixaria vc dentro ou fora da lei, além de garantir que vc está rodando dentro das especificações máximas do equipamento.
      Com elação a potência, acho que vai dar conta.
      Considere instalar seu engate num lugar homologada pelo INMETRO e dê especial atenção ao parafusos de fixação nas longarinas. O balanço vertical é o esforço que costuma rasgar as paredes da longarina. Neste artigo falo sobre isso. http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html
      Abs e boas estradas

      Excluir
  87. Caros amigos,

    Estou procurando um trailer turiscar ou carmanguia de 380 a 450l meu carro é um tracker 2.0 4x4 essa relação é boa, ele vai puxar com segurança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Lucas.
      Eu ficaria no limite do 380. Um carro com motor 2.0 já é fraco para o 380, mais ainda para o 450.
      O consumo vai ser na ordem dos 4 a 5 kms/l rebocando. Atenção para a instalação do engate. Precisa ser feito sob encomenda, já que vai tracionar 1 tonelada. O balanço vertical merece atenção especial. O Tracker tem as longarinas finas, portanto vai precisar de batentes internos para não amassar e rasgar a longarina com os parafusos de fixação. Puxei por um bom tempo nosso 380 com um TR4 2.0. Passei um dobrado com o engate mal fixado por uma das melhores empresas do ramo. Veja detalhes neste artigo.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html
      A vantagem principal é a tração traseira e a reduzida. Se fosse um carro com motor diesel e no mínimo 2.5, estaria perfeito. Mas com calma e ciente das limitações do conjunto, dá pra ser feliz. Quando puder mande uma foto de seu conjunto para publicar aqui no artigo. (nasestradasdoplaneta@gmail.com)
      Abs e boas estradas

      Excluir
  88. Fala amigo
    Eu um gol 2007 4p 1.0 com peso de 961 kg e vou comprar uma carretinha de fibra de 1,80 por 1,60 1 eixo.
    No trajeto vai ter só um trecho de subido e o restante plano.
    A pergunta e se consigo de boa e qual dica pode me dar, ex: aumentar a calibragem dos pneus da carretinha, colocar o peso no meio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marcus. O valor do CMT (Capacidade Máxima de Tração) não aparece no Manual da WEB, mas em média é de 400 quilos. Sua carretinha, sem carga deve pesar uns 250 quilos, com carga útil de 400 a 500 quilos.
      Nas contas frias, está acima do que o GOL poderia puxar. Contudo, a prática mostra outra coisa. Em se tratando de um percurso esporádico vai dar tudo certo.
      Como vc disse que é quase todo plano vai rodar sem muitos incômodos. Use a calibragem máxima dos pneus da carretinha, para diminuir o atrito. Se perceber que está quicando muito, vá baixando até encontrar o ponto ideal.
      A distribuição da carga deve sim procurar respeitar os mais pesados no meio/centro/frente e os mais leves na traseira da carretinha.
      No mais vai ser tranquilo. Boas estradas.

      Excluir
  89. Olá amigo, boa tarde, tenho uma saveiro 93 1.8 , preciso buscar um cavalo á 600km de casa , o trailer pesa 750kg e o cavalo 400kg , acha que consigo transportar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não consegui achar o manual completo de sua Saveiro, onde deveria estar informado o valor do CMT (capacidade máxima de tração), que não deve ser maior que 500 quilos. A carga Útil que está na ficha técnica é de 580 quilos na caçamba.
      Seu engate deve estar homologado para mais de 1000 quilos, para fazer frente ao trailer + cavalo. Se vc colocou um engate desses prontos, não deve ser superior a 400 quilos.
      Portanto, atenção para não rasgar os pontos de fixação com o balanço vertical que vai ser produzido pelo trailer, principalmente se for de um eixo somente.
      Vencida a questão do engate, acredito que você vai trazer o cavalo e o trailer sem muitos problemas, desde que seja um percurso plano, sem serras acentuadas, onde os freios e motor da Saveiro seriam muito exigidos. Imagine você precisando partir em subida, com tração dianteira em piso molhado, com mais de 1 tonelada puxando você para trás??
      Eu, pessoalmente, não faria esse transporte com a Saveiro. Pagaria alguém para trazer com uma pickup média.
      Abs e boas estradas

      Excluir
  90. Olá. Meu nome é Roges eu estou montando um beer truck em uma Rural ano 64. Ela pesa. Torno de 1600 kg e mais alguns Baris de chopp com peso total perto dos 2000kg. Estou comprando um reboque dois eixos com freio. Eu consigo puxar isso com um Vectra 2.2 2002 e/ou uma blazer 2.4 2002? O que seria o mais correto? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Roges. Com certeza a Blazer é a mais indicada. Tração traseira, 2.4 litros e quase 1800 quilos de peso.
      O Vectra até que puxaria, mas as longarinas não são adequadas para um engate homologado para 2000 quilos e a tração dianteira pode deixar vc em dificuldades numa partida em ladeira.
      Sem dúvidas fique com a Blazer.

      Excluir