Trailer ou Motorhome

Trailer ou Motorhome

Eu prefiro as duas opções. Porque?

Viver no grande centro só para quem, imperativamente,  precisa estar lá.

Moto Home

A meu ver, a principal vantagem do Moto Home está na dirigibilidade. Por ser um veículo sem articulação, o uso na estrada, cidades e o manejo nas manobras é seu forte.

motohome4_thumb[1]

Como ponto fraco, vejo o fato de que sua casa é seu carro também. Depois de concluir todas as tarefas de ligar água, energia, esgoto (se for o caso), abrir seu toldo e preparar sua área de lazer anexa do veículo, vem a necessidade de sair para conhecer a cidade, ou mesmo fazer um deslocamento não programado. Ou vai de taxi ou aluga um carro. Nem sempre é possível usar transporte público.

Salvo os casos em que além do Moto Home, você ainda leva um veículo leve para este fim. Esta sim é a solução completa, mas bem, bem cara.

motorhome3.jpg_thumb[1]

Conheço soluções como o marido conduzindo o moto home e a esposa dirigindo o carro de apoio, ou arrastar o carro pequeno preso ao moto home através de um cambão. A primeira afasta quem deveria estar junto na viagem e a segunda, além de impor desgaste precoce ao equipamento, vai gerar muita curiosidade e constantes paradas na Polícia Rodoviária.

Trailer Fixo e Móvel

Fixo

Um trailer de boas dimensões, com todos os itens de conforto indispensáveis é uma opção muito mais agradável e barata de moradia. Óbvio que se alia nesta avaliação, o ambiente onde, normalmente, estão estacionados estes trailers, ou seja, campings com muita área verde, localizados em locais turísticos e de clima ameno (serras e praias), já integrados com serviços, lazer e segurança.

Por si só, estas afirmações fazem a cabeça de quase todos. Mas é sempre bom testar, conhecer, vivenciar antes de decidir. Assim fizemos por um bom tempo, aguardando que a oportunidade viesse até nós.

Encontramos na serra o nosso canto e ponto de partida para nossas viagens. Em Teresópolis, mais especificamente no Camping Club Quinta da Barra, fomos apresentados a nossa nova casa, e dela tomamos posse.

Se você já sonhou em ter um barco e viajar pelos mares, seu sonho é análogo ao nosso. Trailer não é sinônimo de barraca, muito pelo contrário. Assim ficou o nosso, com o aumento de área obtida pelo avance integrado.

frent_thumb[2] exterior2_thumb[1]

O trailer é o modelo Condor da MotorTrailer, com medidas aproximadas de 2,50 metros de frente, 9,10 metros de comprimento e altura livre de 1,95 metros. Todo este espaço mais a área do avance ( 3m x 10m) fornece uma área em torno de 48 m², garantindo um conforto considerável. Isso sem falar em toda a área livre ao redor.

 suite1_thumb box_thumb

interior2_thumb interior1_thumb

sala1_thumb sala1a_thumb

sala2_thumb sala2a_thumb

suite2_thumb

Estas últimas 5 fotos pertencem ao avance.

Móvel

Não vou me alongar sobre as vantagens financeiras de ter um trailer móvel, já que levar sua casa para onde quer ir e lá permanecer pelo tempo que desejar, não incorrendo nas despesas de hotelaria, por si só é argumento suficiente. O ponto fraco está na dirigibilidade. O conjunto articulado (carro + trailer) impõe certos cuidados na estrada (efeito pêndulo), e dificulta as manobras em áreas restritas.

Problemas estes, facilmente superados pelas vantagens de estar na sua casa, com tudo que lhe é próprio, com suas roupas, itens de higiene, cama e travesseiros que lhe conhecem(rsrss), fogão, geladeira, TV, computador, …..

movel4_thumb movel3_thumb

movel2_thumb Movel1_thumb

Projeto da Delka

Chegando onde for,  com os mesmos planejamentos de uma viagem, você estaciona sua casa, captura energia e água e pronto. Seu carro está livre para seus passeios. Classifico esta como a maior vantagem em relação ao moto home. Você estabelece uma moradia (base de apoio fixa) e está livre para conhecer os atrativos do lugar com agilidade, conforto e flexibilidade.

Consideramos como item imprescindível para um trailer móvel, o banheiro completo, com chuveiro, pia e vaso, incluindo caixa d´água e caixa de detritos. Uma geladeira grande também é muito importante para armazenar alimentos. Refeições caseiras são mais saborosas e muito mais econômicas.

Com o fim da exigência de habilitação especial para condução de trailers (ocorrida no ano de 2012), as fábricas começam a reaparecer, com propostas muito mais leves e atualizadas tecnicamente.

13 Comments

  1. Felipe Candiota abril 10, 2019
  2. Carlos, Gleidys e Fredy abril 10, 2019
  3. Felipe Candiota abril 11, 2019

Deixe um comentário