Trailer ou Moto Home

Eu prefiro as duas opções. Porque?

Viver no grande centro só para quem, imperativamente,  precisa estar lá.

Moto Home

A meu ver, a principal vantagem do Moto Home está na dirigibilidade. Por ser um veículo sem articulação, o uso na estrada, cidades e o manejo nas manobras é seu forte.

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Como ponto fraco, vejo o fato de que sua casa é seu carro também. Depois de concluir todas as tarefas de ligar água, energia, esgoto (se for o caso), abrir seu toldo e preparar sua área de lazer anexa do veículo, vem a necessidade de sair para conhecer a cidade, ou mesmo fazer um deslocamento não programado. Ou vai de taxi ou aluga um carro. Nem sempre é possível usar transporte público.

Salvo os casos em que além do Moto Home, você ainda leva um veículo leve para este fim. Esta sim é a solução completa, mas bem, bem cara.

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Conheço soluções como o marido conduzindo o moto home e a esposa dirigindo o carro de apoio, ou arrastar o carro pequeno preso ao moto home através de um cambão. A primeira afasta quem deveria estar junto na viagem e a segunda, além de impor desgaste precoce ao equipamento, vai gerar muita curiosidade e constantes paradas na Polícia Rodoviária.

Trailer Fixo e Móvel

Fixo

Um trailer de boas dimensões, com todos os itens de conforto indispensáveis é uma opção muito mais agradável e barata de moradia. Óbvio que se alia nesta avaliação, o ambiente onde, normalmente, estão estacionados estes trailers, ou seja, campings com muita área verde, localizados em locais turísticos e de clima ameno (serras e praias), já integrados com serviços, lazer e segurança.

Por si só, estas afirmações fazem a cabeça de quase todos. Mas é sempre bom testar, conhecer, vivenciar antes de decidir. Assim fizemos por um bom tempo, aguardando que a oportunidade viesse até nós.

Encontramos na serra o nosso canto e ponto de partida para nossas viagens. Em Teresópolis, mais especificamente no Camping Club Quinta da Barra, fomos apresentados a nossa nova casa, e dela tomamos posse.

Se você já sonhou em ter um barco e viajar pelos mares, seu sonho é análogo ao nosso. Trailer não é sinônimo de barraca, muito pelo contrário. Assim ficou o nosso, com o aumento de área obtida pelo avance integrado.

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O trailer é o modelo Condor da MotorTrailer, com medidas aproximadas de 2,50 metros de frente, 9,10 metros de comprimento e altura livre de 1,95 metros. Todo este espaço mais a área do avance ( 3m x 10m) fornece uma área em torno de 48 m², garantindo um conforto considerável. Isso sem falar em toda a área livre ao redor.

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Estas últimas 5 fotos pertencem ao avance.

 

Móvel

Não vou me alongar sobre as vantagens financeiras de ter um trailer móvel, já que levar sua casa para onde quer ir e lá permanecer pelo tempo que desejar, não incorrendo nas despesas de hotelaria, por si só é argumento suficiente. O ponto fraco está na dirigibilidade. O conjunto articulado (carro + trailer) impõe certos cuidados na estrada (efeito pêndulo), e dificulta as manobras em áreas restritas.

Problemas estes, facilmente superados pelas vantagens de estar na sua casa, com tudo que lhe é próprio, com suas roupas, itens de higiene, cama e travesseiros que lhe conhecem(rsrss), fogão, geladeira, TV, computador, …..

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Projeto da Delka

Chegando onde for,  com os mesmos planejamentos de uma viagem, você estaciona sua casa, captura energia e água e pronto. Seu carro está livre para seus passeios. Classifico esta como a maior vantagem em relação ao moto home. Você estabelece uma moradia (base de apoio fixa) e está livre para conhecer os atrativos do lugar com agilidade, conforto e flexibilidade.

Consideramos como item imprescindível para um trailer móvel, o banheiro completo, com chuveiro, pia e vaso, incluindo caixa d´água e caixa de detritos. Uma geladeira grande também é muito importante para armazenar alimentos. Refeições caseiras são mais saborosas e muito mais econômicas.

Com o fim da exigência de habilitação especial para condução de trailers (ocorrida no ano de 2012), as fábricas começam a reaparecer, com propostas muito mais leves e atualizadas tecnicamente.

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10 comentários:

  1. bom dia carlos , parabens pelo site ,tenho duas duvidas que gostaria compartir , tenho um carro , vitara 1995 1.6 16v, com 4x4 , o 4 portas , estou querendo comprar: karmann 270 (colibri) ou reboque para 2 cavalo com 2 eixos para camping , eles sao mais parrudos, estavel,seguros;mais menos confortaveis. para viajar por br , uru , arg., qual seria sua recomendaçao? e minha segunda duvida e se o trailer ou reboque precisa da carta verde para atravessar a fronteira? o carro ja sei que precisa. obrigado e saludos !

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    1. Olá David. A combinação do Vitara com o 270 está ótima. Melhor que o reboque para cavalos, que vc ainda teria que rechear com os itens que precisa para ter conforto. A carta verde é somente para vc, motorista habilitado, do veículo rebocador (Vitara), se bem que não precisei apresentar na última viagem pelo Uruguai e Argentina, mas amigos foram requisitados. De qq forma é regra a ser cumprida. Rodamos uns 1500 km dentro do Uruguai inicio deste ano. Se quiser ver por onde acampamos e passamos, o link é http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2015/08/america-do-sul.html.
      Boas estradas.

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  2. Parabéns pelo site, estou construindo um Mini-trailer, para mim e minha esposa, não vamos ter o conforto de um trailer, mas teremos cozinha e um quarto com tv, vamos puxar com 1 celta, o peso do mini vai ficar em torno de 500kl, se distribuir bem o peso vc acha que dá pra viajar com segurança em velocidade baixa, tipo uns 70/80km/h? E quanto as subidas íngremes será que vai? Obrigado e abraços...

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    1. Olá Rodrigo. Vai puxar bem sim. O mini tem aparecido pelas estradas sendo puxados por triciclos. A galera das 3 rodas tem visto no mini uma forma muito interessante de viajar. Com o peso bem distribuído a pressão sobre a bola do engate vai ser pequena, favorecendo a tração dianteira do Celta. Nas subidas vai sim, mas vai demandar marchas de força (2 e 3ª). Obg pela visita.

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    1. Olá ELisa. A faixa é muito grande. Trailers dos mais antigos e menores você pode encontrar por até 25 mil, e Motorhomes (motorcasa) mais novos podem chegar até os 450 mil.
      Vc deve primeiro estabelecer o tamanho de sua família e o grau de conforto que pretende usufruir. Daí posso te ajudar a encontrar um equipamento mais adequado, sem gastar tanto.

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  4. Cara eu tenho um Monza 2.0 Motor novo sou muito chato com meu carro ele é zero todo revisado saca, então eu tenho muita vontade de colocar um trailer turiscar aquele de 1 eixo sabe? será que rola? e queria perguntar qual o trailer vc me recomenda vou viajar e e minha esposa. grande abraço! e obrigado por trazer esses conhecimentos!

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    1. Opa. Seu Monza 2.0 pode puxar até um KC380, igual ao nosso. (http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2018/04/trailer-karmann-guia-380-mais-frontier.html)

      Ele é bem confortável para um casal e de tamanho compatível com seu veículo e de fácil dirigibilidade. Abaixo dele temos o 330 (3,30m de comprimento), com um layout interno um pouco mais apertado, mas ainda assim bem confortável.

      Se vai rebocar, não deixe de ler este artigo que trata de segurança e dicas para quem vai entrar no caravanismo. ( http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/08/o-mito-do-conjunto-carroreboque.html )

      Seja bem vindo e conte conosco para qq dúvida. Grande abraço e boas estradas.

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  5. Boa tarde Carlos.
    Porque você saiu da Camper e voltou para o trailer? Abraço.

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    1. Opa Antonio,
      Estamos nos preparando para passar uns 4 anos na Europa, onde vamos comprar ou alugar um equipamento para rodar pelo continente. Levar a Camper para lá é muito dispendioso, além de ser inferior tecnicamente às opções disponíveis por lá.
      O trailer que temos é um xodó antigo, que sempre esteve sob nossos cuidados. Enquanto tudo está sendo concluído em termos de planejamento, vamos aproveitando nosso KC380 para passear por aí.

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