Pêndulo – Causa e Efeito

IMG_0825 outubro/2018 - O temido “efeito pêndulo”, responsável por muitos acidentes, alguns fatais, existe, deve ser sempre considerado e levado muito, muito a sério. São inúmeros os fatores que contribuem para aumentar as chances de enfrentar essa emergência. O conjunto carro-trailer perfeitamente combinado não existe, no meu ponto de vista. Os quesitos a considerar são muitos e alguns de difícil determinação.

Muito li sobre o assunto e ouvi muitas conversas, incluindo algumas experiências reais. Minha conclusão pessoal é:  >>>

A viagem começa no instante em que você coloca o carro na estrada e deve ser apreciada desde já. A pressa (velocidade) para chegar é um dos principais fatores apontados nas pesquisas e discussões. Como não gosto de chegar aos meus destinos a noite, programo paradas com pernoite, de forma a manter o controle de tempo e rodar sempre de dia.acidente

Controlo a velocidade em 80 kms. Pode parecer muito lento em alguns trechos de estrada, principalmente quando se avista uma subida a frente. A vontade de lançar o conjunto (velocidade lançante) para obter um ganho na subida é um grande erro. Da mesma forma, deixar o conjunto ganhar velocidade nas descidas é outro erro importante. Em serras,  desça engrenado para evitar que o trailer passe a empurrar o carro.

Volto a dizer. Inicie sua viagem como se já estivesse desfrutando dela. Vá devagar e com controle total de seu conjunto. Se alguém vai chegar antes de você, peça para guardar seu lugar. Não se apresse por nada. Aprenda a dirigir para os outros, auxiliando os veículos mais rápidos a ultrapassá-lo com segurança.

Dentre todos os artigos que pesquisei, escolhi este, disponível no portal do Macamp como um dos melhores sobre o tema.

Um vídeo muito interessante, que mostra em laboratório o efeito de pêndulo, vale ser visto. Além do deslocamento de ventos laterais, a distribuição de peso no trailer ou na carreta também pode fazer você perder o controle do seu conjunto.

 
Boa Viagem. Bom retorno.
Abaixo alguns vídeos tenebrosos sobre pêndulo e ação do vento lateral em trailers. Reparem que nos 2 casos o conjunto estava ultrapassando, sugerindo uma velocidade maior que a devida.
 

A AL-KO, empresa espanhola, desenvolveu um sistema chamado de ATC Trailer Control, que resolve este problema de uma forma simples e muito eficaz. Veja no filme abaixo:

                                   Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

Trailer + Carro – o mito do conjunto carro+reboque
Camper – um Motor Home com jeito de Trailer
Trailer Casa em Teresópolis

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner a seguir. Venha para a estrada conosco.

duaron-logo-400[6]

20 comentários:

  1. Boa tarde, estou comprando um Trailer Usado Karmann Ghia de 1 eixo, pretendo puxá-lo com uma Duster 1.6 4x2. Como e aonde comprar um Engate Reforçado adequado? Muito obrigado
    Gerson
    gerson@varanda.me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerson. De um eixo pode ser o 270, 380 e até o 450. Na sequencia, pesam 700 quilos, 1 tonelada e 1,4 tonelada. O engate vc compra homologado para p peso que vai puxar, já a instalação no chassi ou longarinas de seu carro é que merece especial atenção. Eu mesmo tive uma péssima experiência, pagando muito caro, no melhor e mais indicado instalador do Rio de Janeiro. Veja o link: http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html
      Mais detalhes te passo por e-mail. Abs

      Excluir
  2. Pretendo adquirir um turiscar diamante 2 eixos e o meu carro é um astra cedan 2.0 estou receoso quanto a dirigibilidade, será q da certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Seu Diamante pesa em torno de 1800 quilos vazio. Seu Astra 1200 quilos. Muito embora seja um Turiscar de 2 eixos, o Astra é bem fraco para este esforço, além de muito leve.
      Muito embora já tenha visto conjuntos assim rodando. Tudo vai depender da sua flexibilidade em aceitar as dificuldades de conduzir este conjunto.
      Eu sugiro que vc troque o rebocador por um mais pesado e mais potente. Assim sua experiência com a função de rebocar será mais agradável e seu lazer mais tranquilo. Que tal uma Frontier 2.5 ou 2.8?
      Um carro com somente a tração dianteira vai ter muitas dificuldades nas manobras curtas e fechadas e mais ainda se tiver que partir da inércia numa serra.
      Qq dúvida estou a disposição.

      Excluir
  3. Boa tarde peguei um karmanguia 330. Tenho uma TR4. Mas o trailer não possui freio será q a TR4 consegue frear os dois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola´. Sim. O TR4 dá conta do recado. No futuro, pode instalar um freio elétrico, ou mesmo inercial, para economizar as pastilhas do TR-4. Lindo conjunto. Deve estar bebendo uns 6kms por litro rebocando, né? abs e boas estradas.

      Excluir
  4. Boa tarde...tenho uma ASX 4x4 e vou alugar um treiler da Vandão chamado de Domus...700kg. Terei dificuldades em puxar? Terias alguma recomendação? Meu engate é da Paes Engates pra 800kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Miranda,
      Conjunto muito bom. Peso do ASX 1500 quilos > peso trailer 700 kg. Relação ideal. Além de ser tração integral. Como está usando um trailer alugado, procure ficar dentro dos 80 kms/h. Isso deixa seu ASX com sobras para sair de qq dificuldade. (a regra é acelerar, sempre que perceber o início de atividade pendular; nossa tendência é frear para parar; errado. acelere, estabilize e então retorne à velocidade de crizeiro)
      Os freios a disco nas 4 rodas lhe dão muita segurança para descer serras. Parabéns. Vai ser uma experiência ótima.
      O engate está dentro do que vc precisa. Boas estradas
      Somente o consumo que vai aumentar um pouco. Mas isso é o de menos.

      Excluir
  5. Grande Carlos....muito obrigado pelas dicas....mando fotos depois....abração

    ResponderExcluir
  6. Que vídeos incríveis e aterrorizantes ao mesmo tempo. Nunca tinha ouvido falar deste efeito e como os acidentes podem ser feios.
    O seu post é um grande alerta aos motoristas que possuem tais veículos, começou alertando para o problema e no final sugeriu a solução.
    Bacana demais, parabéns pela escolha do tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Gisele. Quem pega um trailer para viajar pensa somente em bons momentos. Precisamos cuidar para que sejam sempre assim. Bons Momentos. Obg pela visita

      Excluir
  7. Tenho um uno 1.0 way e vou puxar um Mini trailer de um eixo para duas pessoas , da empresa NS MINI TRAILER. O QUE VC ACHA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Olhando o manual de seu UNO, ele pode tracionar (CMT) um reboque sem freio de até 400 quilos. Com freio, muito embora o valor não apareça para mim na ficha técnica que pesquisei, deve chegar aos 500 quilos.
      Seu mini trailer pesa em torno de 400 quilos sem carga. Portanto, vc está dentro da legalidade e da capacidade técnica de seu conjunto.
      Boas estradas. Qdo montar seu conjunto, mande uma foto para publicar aqui no artigo.
      Abs

      Excluir
  8. Bom dia.comprei um trailer de um eixo e o jayco 154 de 1.200 quilos gostaria de saber se a Toro Volcano 2.4.flex 2019 puxa ele vem ploblema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vc está bem equipado para rebocar. Sua Toro pesa 1700 quilos. Um rebocador mais pesado que o rebocado é uma boa relação de segurança. Seu Jayco 154 vem equipado com freios elétricos.
      Na ficha técnica da Toro, diz que ela pode rebocar sem freio até 400 quilos. Como seu Jayco tem freio próprio, você está fora desse limite.
      Não sei se no manual da Toro especifica o peso de reboque com freio. Deveria.
      Contudo, você tem potência e peso a seu favor. Pode rebocar com tranquilidade, mantendo a velocidade de segurança de 80 kms/h, longe de possibilidades de pêndulo.
      Boas estradas. Depois mande uma foto de seu conjunto para publicar por aqui. nasestradasdoplaneta@gmail.com
      Boas estradas.

      Excluir
  9. Oi. Comprei um doblo adventure 2004 motor 1.8.
    Quero rebocar um trailerzinho que de acordo com documentos pesa 400kg.
    Estou com medo.
    Será que o carro aguenta?
    Antes rebocava com santana 1999.
    Motor de potência semelhante porem 300kg mais leve que o doblo.
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli.
      Seu conjunto está muito bem dimensionado. Seu Doblô pesa em torno de 1500 quilos. Pesa 3 vezes mais que seu mini trailer. A potência tb está adequada. O CMT (Capacidade Máxima de Tração) do seu Doblô é dessa ordem também.
      Pode conduzir tranquila. Atente para ficar no limite dos 80kms/h quando rebocando, para sempre ter potência de sobra.
      Boas estradas. Mande uma foto do seu conjunto para o email (nasestradasdoplaneta@gmail.com).
      Abs

      Excluir
  10. Oi, tenho uma parati 87 1.6, que pesa em torno de 980kg, irei comprar um trailer food truck com dois eixos, mas não sei qual o peso, mas as medidas são de 3x2mt. Sendo de dois eixos se torna mais perigoso? Que conselhos você poderia me dar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O peso desse seu Food Truck, equipado com geladeira, chapa, estoque de mercadoria e móveis, deve chegar aos 800 quilos. Não sei o valor do CMT (capacidade máxima de tração) da Paraty, nem acho que isso esteja no manual dela, mas para 800 quilos, seu Food Truck deveria vir com freio independente, para não sobrecarregar os da Paraty e garantir uma frenagem rápida em situações de emergência.
      O reboque de 2 eixos alivia o peso sobre a bola do engate, o que é bom. Diferente do de 1 eixo somente, que sempre tende a pesar sobre o engate, aumentando o balanço vertical.
      Mantenha a velocidade máxima de 80 kms/h e se for pegar estrada, evite ganhar velocidade nas descidas, para compensar as subidas. Sempre tenha em mente que sua Paraty, mesmo sendo 1.6, pode não ter potência suficiente para desfazer um pêndulo, já que diante de um evento assim, nunca se deve frear e sim ganhar velocidade.
      Basta rodar com tranquilidade e manter distância de segurança para quem está a sua frente. A função de rebocar não é um bicho de 7 cabeças, mas requer atenção dobrada. No mais, sucesso no seu negócio e boas estradas.
      P.S.: instale um engate homologado para o peso que vai puxar.

      Excluir