Efeito de pêndulo ao rebocar um trailer

Pêndulo – Causa e Efeito

IMG_0825O temido “efeito pêndulo”, responsável por muitos acidentes, alguns fatais, existe, deve ser sempre considerado e levado muito, muito a sério. São inúmeros os fatores que contribuem para aumentar as chances de enfrentar essa emergência. O conjunto carro-trailer perfeitamente combinado não existe, no meu ponto de vista. Os quesitos a considerar são muitos e alguns de difícil determinação.

Muito li sobre o assunto e ouvi muitas conversas, incluindo algumas experiências reais. Minha conclusão pessoal é:

A viagem começa no instante em que você coloca o carro na estrada e deve ser apreciada desde já. A pressa (velocidade) para chegar é um dos principais fatores apontados nas pesquisas e discussões. Como não gosto de chegar aos meus destinos a noite, programo paradas com pernoite, de forma a manter o controle de tempo e rodar sempre de dia.acidente

Controlo a velocidade em 80 kms. Pode parecer muito lento em alguns trechos de estrada, principalmente quando se avista uma subida a frente. A vontade de lançar o conjunto (velocidade lançante) para obter um ganho na subida é um grande erro. Da mesma forma, deixar o conjunto ganhar velocidade nas descidas é outro erro importante. Em serras,  desça engrenado para evitar que o trailer passe a empurrar o carro.

Volto a dizer. Inicie sua viagem como se já estivesse desfrutando dela. Vá devagar e com controle total de seu conjunto. Se alguém vai chegar antes de você, peça para guardar seu lugar. Não se apresse por nada. Aprenda a dirigir para os outros, auxiliando os veículos mais rápidos a ultrapassá-lo com segurança.

Dentre todos os artigos que pesquisei, escolhi este, disponível no portal do Macamp como um dos melhores sobre o tema.

Um vídeo muito interessante, que mostra em laboratório o efeito de pêndulo, vale ser visto. Além do deslocamento de ventos laterais, a distribuição de peso no trailer ou na carreta também pode fazer você perder o controle do seu conjunto.

Boa Viagem. Bom retorno.

Abaixo alguns vídeos tenebrosos sobre pêndulo e ação do vento lateral em trailers. Reparem que nos 2 casos o conjunto estava ultrapassando, sugerindo uma velocidade maior que a devida.

 

A AL-KO, empresa espanhola, desenvolveu um sistema chamado de ATC Trailer Control, que resolve este problema de uma forma simples e muito eficaz. Veja no filme abaixo:

22 Comments

  1. Mário Bercht outubro 10, 2020
    • carlos outubro 12, 2020

Deixe um comentário