Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí – SP

Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí – SP

07/2013 – Pedra do Baú. Este dia reservamos para subir a Pedra do Baú, localizada no Município de São Bento do Sapucaí. Formação rochosa que se destaca na Serra da Mantiqueira, com 350 metros de altura e 1950m de altitude. Do topo avista-se o vale do Paiol e a serra que divide São Paulo e Minas. De carro chegamos a base operacional, de onde inicia a trilha de aproximação com +- 1 hora de duração. A trilha estava ainda muito encharcada das recentes chuvas.

Pedra Bau 01

Escolhemos subir pela face Sul, a direita na bifurcação da trilha. Devidamente equipados (cadeirinha, 2 fitas solteiras, mosquetões e capacetes), fizemos a ascenção sem problemas, mantendo sempre uma fita clipada nas escadas.

escadas01 escadas02

Observamos varias pessoas subindo sem q.q. recurso ou proteção, incluindo-se aí pessoas de idade que nos pareceram quase que aterrorizadas pela possibilidade de uma queda. Piso molhado, escadas escorregadias e sujas pelo movimento de sobe e desce aumentam o grau de dificuldade. Se algo sair errado, pode ser fatal. Não caberia aí uma fiscalização? Enfim…

Pedra Bau 02 Pedra Bau 03

Pedra Bau 04 Pedra Bau 05

No vídeo abaixo, uma boa ideia do ambiente de subida e sua dinâmica, com bons cliques do cume.

Pan-Pedra_do_Bau

Depois de uma atividade bem intensa (5 horas ida e volta), retornamos ao camping para um bom banho. Pegamos nossos amigos e seguimos para o centro de Campos de Jordão para circular na última noite do Festival de Inverno. Muita pompa e circunstância, muita gente e frio, tudo lotado.

Noite C Jordao

Esta madrugada chegamos a marca de 8 graus negativos. O camping do CCB fica praticamente dentro do Horto Florestal.

Procurando onde ficar em SÃO BENTO DO SAPUCAÍ? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

A íntegra desta viagem pode ser vista no link a seguir Campos do Jordão – SP

Deixe um comentário