Lagunas Escondidas no Deserto do Atacama, Chile

Lagunas Escondidas de Baltinache, Deserto do Atacama, Chile

lagunas-escondidas-chile

Lagunas Escondidas de Baltinache, Atacama, Chile

Outro passeio espetacular para incluir na sua viagem. Aqui você vai passear sobre o salar, visitando 7 lagunas e mergulhando em somente uma delas. Visita aconteceu em maio de 2018.
O jogo de cores continua surpreendente. Para onde apontar sua câmera, vai obter resultados únicos.
A experiência de entrar na laguna e não conseguir afundar, independente de seus esforços, é muito estranha, principalmente para nós, que fomos criados na beira do mar.

trilha-lagunas-escondidas-deserto-de-atacama-chile--Ao percorrer a trilha, você vai passar por várias lagunas (sete), com tonalidades distintas e não menos belas caminhando, literalmente, sobre o sal, literalmente falando.
Portanto, aqui também valem as dicas para levar muita água, protetor labial, boné e roupa de banho.
Sua operadora vai levar toalhas para o banho de água doce, indispensável depois do mergulho na salmoura. Hot smile

Vamos ver mais de perto esses olhos d´água salgada, que vem de muito longe (cordilheiras), para aflorar na planície salgada. Clique sobre as imagens para ver a mesma foto em alta resolução.

Lagunas Escondidas - Deserto de Atacama

Na foto abaixo você pode ver o sal aflorando junto com a evaporação. A água presente no subsolo, trás os cristais de sal unto com a evaporação.

Sal aflorando da terra no Deserto de Atacama
Lagunas Escondidas - Deserto de Atacama
Lagunas Escondidas - Deserto de Atacama

lagunas-escondidas-mergulho-chileO banho ocorre na última das sete lagunas. A concentração de sal está na ordem de 400 gramas por litro de água. Essa densidade é maior que a de nosso corpo, impossibilitando afundarmos. Você flutua involuntariamente. Aconselhamos a não mergulhar a cabeça na água. Seu cabelo vai ficar tremendamente duro ao secar. E isso ocorre muito rápido, com o vento e a baixa umidade do lugar.

lagunas-escondidas-mergulho-chile-2--

Outra dica interessante. Não afunde sua câmera (Go Pro ou qq outra sub-aquática) para fazer imagens de fundo, sem contar com uma garrafinha de água doce para limpar sua lente. O sal gruda na caixa estanque. Usei muita saliva para poder continuar filmando. Flirt male

lagunas-escondidas-mergulho-chile-3--
lagunas-escondidas-mergulho-chile-4--

lagunas-escondidas-chile-sal-sobre-a-peleAliás, o sal gruda em qualquer lugar. Dois minutos fora da água, você já fica coberto por uma generosa camada de sal. O corpo começa a pedir um banho de água doce.

É um passeio imperdível. Nosso guia neste dia foi o Oscar, com o motorista Pablo, ambos da operadora Araya Atacama. Mais uma vez a simpatia e qualidade foram a tônica do serviço.

Depois do banho, fechamos o dia com o tradicional coquetel de confraternização promovido pela operadora, incluindo os deliciosos vinhos chilenos.

Coquetel-Lagunas-Escondidas-Araya-Atacama-1
Coquetel-Lagunas-Escondidas-Araya-Atacama-2Coquetel-Lagunas-Escondidas-Araya-Atacama-3
Amigos-do-passeio-Lagunas-Escondidas-Chile

Visite nosso álbum Atacama, para ver todas as fotos em alta qualidade. Acreditamos ser o melhor material fotográfico de todas as viagens que fizemos até hoje.

Amanhã vamos acordar bem cedo para visitar os Gêiseres del Tatio, um ambiente único onde as águas expelidas do solo chegam na temperatura de 90ºC. Pueblo Machuca é um povoado de morada de uns 30 nativos, com criação de lhamas, uma igrejinha muito simpática. Oportunidade de perceber um pouco do modo de vida local.

Veja abaixo o filme da viagem.

Deixe um comentário