RESOLUÇÃO Nº 726 , 06 DE MARÇO DE 2018. Análise básica e inicial

contran-REVOGADAmarço/2018*  R   E   V   O   G   A   D   A  *
Aí vem mais uma Resolução CONTRAN, dirigida a todos os DETRAN´s que regulamenta o processo de formação e habilitação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização de exames,  os cursos de formação, atualização, …..
Cabe a nós tentar decifrar e entender o que se passou na cabeça desses legisladores, já que basta ler para começar as dúvidas. Separei a parte mais imediata e de nosso interesse direto, já que trata de nossa habilitação para poder conduzir e rebocar motorhomes e trailers. Vamos lá… >>>

Se deseja baixar toda a Resolução, ela tem 269 páginas. Faça o download direto do site do DENATRAN – Resolução nº 726. Vamos nos concentrar nas habilidades de cada categoria. Separamos essa parte e copiamos a seguir:

          ANEXO I - TABELA DE CORRESPONDÊNCIA DAS CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO

Categoria

Especificação

       A

- Veículo motorizado, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral ou semirreboque especialmente projetados e para uso exclusivo desse veículo.

       B

- Veículo motorizado, de quatro rodas, não abrangidos pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

- Veículo automotor da espécie motor-casa, cujo peso bruto total não exceda a

6.000 kg, ou cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista.

- Trator de roda e os equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas, quando conduzidos em via pública.

      C

- Veículo motorizado utilizado no transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg;

-Veículo automotor da espécie Motor-casa, cujo PBT/PBTC exceda a 6.000 kg, ou cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista;

- Trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação.

      D

- Veículo motorizado utilizados no transportes de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do condutor;

- Veículo automotor da espécie motor-casa, cuja lotação exceda a 8 lugares, excluído o do motorista;

- Veículo destinado ao transporte de escolares independente da lotação;

- Trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação.

      E

- Combinação de veículos, ou de unidades de um mesmo veículo, acoplados entre si por meio de articulação ou engate específico, em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D, e:

- a unidade acoplada (reboque, semirreboques, trailer ou articulada) tenha

6.000 kg ou mais de PBT, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares; ou

- combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do PBT.

     BE

- Veículo da categoria B acoplado a uma unidade (reboque, semirreboque, trailer ou articulada), cujo PBTC exceda a 3.500kg;

- Trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação;

     CE

- Veículo da categoria C acoplado a uma ou mais unidades (reboque, semirreboque, trailer ou articulada), cujo Peso Bruto Total seja maior ou igual a 6.000kg;

- Trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação.

      DE

- Veículo da categoria D acoplado a uma unidade (reboque, semirreboque, trailer ou articulada) cuja lotação exceda a 8 lugares de lotação, excluído o do motorista e cujo peso bruto total não exceda a 6.000kg;

- Trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação.

Autorização para Conduzir Ciclomotor

      ACC

- Ciclomotor (veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora);

- Cicloelétrico (veículo de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kw (quatro quilowatts) dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo incluindo o condutor, passageiro e carga, não exceda a 140 kg (cento e quarenta quilogramas) e cuja velocidade

máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse a 50 km/h (cinquenta quilômetros por hora).

Lendo as 269 páginas, não encontrei orientações que expliquem a criação das categorias BE, CE e DE. Começam as perguntas. Peço aos amigos que me ajudem a responder.

  1. O que significa exatamente isso ?
  2. Nas categorias B, C e D não se fala mais de reboques, semirreboques ou trailers. Vamos poder continuar rebocando até 3500 kg de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) para o conjunto na categoria B e até 6000 kg na categoria C?
  3. Como um condutor categoria B vai se habilitar a ser BE ?
  4. E assim por diante o C para CE e o D para DE ?
  5. Será que vamos ver novamente o grande erro de 1997 que praticamente aniquilou as fábricas de trailers?

Não posso acreditar que os fabricantes deixaram de atuar junto aos seus representantes no legislativo, para acompanhar o trabalho desses técnicos de escritório. Essa Resolução tem 90 dias para entrar em vigor. Vamos acompanhar seus efeitos práticos e entender, se possível.
O Ministério das Cidades acaba de revogar essa Resolução, mas a má intenção dos legisladores continua. Precisamos ficar de olho. Annoyed

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

 Engate, analisando a Resolução 197 do CONTRAN
 Motorcasa – Fabricação caseira – Resolução CONTRAN 699/2017
CAT – Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

duaron-logo-400[6]Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner ao lado. Venha para a estrada conosco.



Precisa alugar um carro? Aproveite e faça sua pesquisa conosco, através da RENTCARS.

Seu aluguel tem isenção de IOF e pode ser parcelado em até 12x.

Você está pagando o melhor preço e ao mesmo tempo, ajudando este blog.



Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

4 comentários:

  1. Ótimo seu resumo, realmente parece que novamente vai complicar. Espero que venham respostas às tuas indagações. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  2. Será um retrocesso, eles vão se basear em que? Acidentes envolvendo veículos com carroças? Onde? Quase não se vê é esses veículos(com carroças) envolvidos em acidentes. Mais custos e mais transtorno para o trabalhador brasileiro.De que adianta ter leis super avançadas se o pais anda as tracas, estradas super esbuaracadas e trabalahadores tendo que arriscar a vida para poder conseguir trabalhar, pois além dos buracos a falta de finalização é recorrente.Governantes com mentes corruptas nunca pensarão no que pode ser melhor para o povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cuca.
      Ainda bem que já foi revogada pelo Ministério das Cidades antes que viesse a entrar em vigor. Tá na cara que estavam mal intencionados. A maioria absoluta das auto-escolas, que se beneficiariam dessas novas regras, estão na mãos desses políticos de M que temos nessa terra. Obg pelo comentário. Abs e boas estradas.

      Excluir