Free tours, o novo conceito de sucesso no turismo mundial

free-toursjaneiro/2018
Um free tour é um passeio guiado de graça?
─ Bem, para falar a verdade, ele é um “passeio pague quanto quiser”.
O conceito é de que não há preço estabelecido e os turistas mostram o quanto gostaram, deixando uma gorjeta.
Esse é um novo modelo cada vez mais popular em todo o mundo. Os viajantes mais conscientes, que desejam fazer uma viagem com economia, ao mesmo tempo em que surgiram operadores preocupados com custos mais baixos, aliados à propaganda fácil boca a boca na internet, estão ajudando o desenvolvimento do negócio. Veja mais… >>>

tour-gratis - imagem Sellando Passaportes

O que é o Free Tour

O conceito de Free Tour existe há algum tempo, mas é uma maneira relativamente nova do turista descobrir as cidades, comparado com o conceito tradicional de “tour”, que, é claro, possui uma longa história. Muitos dos atuais jovens viajantes vão querer participar dessa nova modalidade, se já não estiverem familiarizados com ela. Os passeios “free tours” estão se tornando cada vez mais populares e presentes em todos os destinos. Aproveitando a deixa, não se esqueça de contratar seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui.

A palavra “free” tem o significado óbvio para atrair os viajantes que preferem economizar. Mas também é uma palavra que traz um alerta para algo que tradicionalmente tem um custo e que faz parte da indústria do turismo, o passeio guiado. Mas nesse caso, “free” ou gratuito não significa menor valor, bem ao contrário! É um conceito que obriga a oferecer mais que o passeio pago, algo que seja realmente valioso, que valha a pena e seja recompensando por todos os tipos de viajantes.

turistas - imagem Freetour

Para o turista, tudo é muito simples, basta que você confira o site dos passeios para saber qual é o ponto de encontro do dia, fazer o passeio com qualquer outra pessoa ou grupos que apareça para fazer o mesmo e depois deixar uma gorjeta no final, sabendo que o termo “free” ou gratuito é utilizado como uma tática de marketing e se espera que você participe com mais do que um aperto de mão. Alguns guias sugerem o valor do pagamento ao final do passeio e outros evitam fazer isso, por acreditarem que contraria o espírito de liberdade no valor da gorjeta.

Bom para os dois lados

Para o operador, o sistema pode ser lucrativo e avaliações positivas promovem os melhores nas listas de melhores de sites como o Tripadvisor.

Não há regras rígidas estabelecidas, alguns operadores evitam a palavra “grátis”, outros empregam guias certificados. Alguns guias trabalham apenas como um hobby de final de semana, outros decidiram deixar o trabalho fechado em um escritório. Muitos guias opinam que o modelo está funcionando melhor do que os passeios previamente contratados, em que os turistas reclamam por qualquer coisa, alguns pedem o dinheiro de volta porque está chovendo, por exemplo, outros reclamam porque o grupo anda devagar, etc..

Para o turista há a vantagem de tudo acontecer mais espontaneamente na viagem, se você dormir demais, se o tempo estiver ruim, tudo bem, você apenas espera o próximo passeio.

free-tour-turista - imagem Free  Tour Valencia

Como o Free Tour funciona?

Uma questão que é feita frequentemente é “como os passeios podem ser gratuitos?” Os passeios são “gratuitos” porque não existem preços estabelecidos, nenhuma taxa previamente combinada. Ao invés disso, você fica livre para dar a “gorjeta” que achar adequada ao guia, depois do passeio. Esta pode parecer uma ideia estranha no início, mas há uma série de razões pelas quais esse modelo de turismo está sendo considerado válido e uma forma popular de conhecer as cidades.

Se, teoricamente, os guias de turismo não recebem nenhum outro pagamento para oferecer esses passeios, tanto de organizações, como de pessoas físicas, isso significa que eles devem realmente merecer e se esforçar por suas gorjetas. Seus ganhos são flutuantes entre um passeio e outro, então a motivação dos guias para oferecer um passeio de alta qualidade está sempre presente. Para funcionar o passeio precisa ser excelente.

O free tour é uma modalidade win-win (ganha-ganha) tanto para o viajante quanto para o guia local, trazendo uma experiência autêntica e acessível para todos, não importando o orçamento. Os free tours são uma alternativa estimulante para descobrir as cidades, economizando um bom dinheiro e ainda mantendo o controle sobre quanto se gasta em passeios, além de favorecer os guias locais.

grupo-de-turista - Tripto Budapest

Flexibilidade de horário para o guia e qualidade de serviço para o turista

rio-de-janeiro-241x300Os guias de turismo que trabalham com o formato free tour correm o risco e confiam que os participantes do passeio vão realmente pagar a eles uma gorjeta, apesar de não existir obrigação para isso.

Graças à crescente popularidade dos free tours e número cada vez maior de provedores de free tours em todo o mundo, as pessoas estão testemunhando o valor do modelo e os benefícios que ele oferece, em experiências de grande qualidade nos passeios.

Os participantes estão remunerando os seus guias de forma adequada, ao mesmo tempo em que economizam um bom dinheiro em comparação com os tours tradicionais.

Toda viagem fica mais agradável quando estamos cobertos por um seguro viagem de qualidade. Considere sempre ter essa garantia de tranquilidade. Desejando, faça uma cotação aqui.

Free tours no Brasil – exemplos no Rio de Janeiro

Os free tours no Rio de Janeiro se destinam a uma experiência de imersão no estilo de vida Carioca. Você aprende a história fascinante da cidade como se transformou de capital da colônia portuguesa até a vibrante cidade da América Latina, onde foi a primeira a sediar os Jogos Olímpicos.

A Strawberry Tours é um dos operadores que realizam os free tours no Rio. Os passeios exploram a beleza natural e a arquitetura da cidade. Os guias colocam o turista em contato direto com a alegria e amabilidade dos habitantes. O símbolo da operadora é o guarda-chuva em forma de morango, para reunir os participantes do passeio em torno do guia.

Lapa - Strawberry Tours

O tour na Lapa Noturna mostra o bairro boêmio do Rio, com a oportunidade de dançar o samba e saborear uma deliciosa caipirinha. É apresentado o modo de vida dos maiores artistas, poetas e músicos que viveram e ainda vivem ali. A agência promete uma experiência singular mostrando a diversidade, a cultura e a diversão em uma das mais coloridas cidades da América Latina, por um preço que o turista pode pagar.

Além do Carnaval, do Corcovado e de uma natureza exuberante, o Rio de Janeiro tem muito mais para mostrar. Há passeios free tour para a o Centro da Cidade Histórica, onde são mostrados os cinco séculos da história da cidade, desde sua fundação até o presente.

O free tour Favela mostra ao turista a maneira como as comunidades das favelas desenvolveram associações para cuidar de educação e saúde, projetos sociais, cidadania, artesanato e também as escolas de samba. O passeio coloca o turista em contato com a realidade local, mais pacífica depois da instalação das Unidades Pacificadoras e contam como as pessoas vivem em meio ao poder do tráfico de drogas e da violência. É um passeio que desmistifica a fama das favelas, mostrando a riqueza humana nas comunidades, onde as pessoas enfrentam a adversidade com criatividade e com a alegria típica dos Cariocas.

escadaria - Strawberry Tours

O TripAdvisor é a melhor propaganda

As avaliações dos viajantes são hoje uma grande arma para a indústria do turismo, sempre que são positivas. De alcance mundial, as revisões postadas no site TripAdvisor influenciam milhões de pessoas, que buscam informações sobre destinos, atrações e hospedagem.

Alguns depoimentos e avaliações no site são extremamente positivas para a experiência de free tour no Rio de Janeiro. Para destacar apenas alguns deles podemos citar os depoimentos da Alison, de Edimburgo (Escócia),que relatou que não tinha palavras para dizer o quanto sua viagem foi divertida e especial. O seu passeio foi à Lapa Noturna, realizado pelo guia da Strawberry Tours, que garantiu todas as informações durante o passeio, oportunidades divertidas e uma atenção especial com a segurança da turista.

Um turista de Sydney, Austrália, achou ótimo o passeio ao Centro Histórico, promovido por guia da mesma operadora, que mostrou as principais atrações do centro da cidade, com informações sobre sua história e uma fantástica parada no café Colombo, onde puderam apreciar suas delícias e seu café. O passeio foi considerado ótimo e foi altamente recomendado.

Outro turista entusiasmado, Enrico, de Londres (UK) avaliou o passeio como fantástico e contou que fez o erro de agendar um passeio muito mais caro em uma agência, que não chegou nem perto do passeio gratuito. O guia foi muito elogiado, pela sua gentileza, entusiasmo e paixão pelo Brasil e pelo seu trabalho, mostrando muito conhecimento sobre os locais visitados.

Dica para a gorjeta: leve o máximo que você pode dar como gorjeta, mas em dinheiro trocado. Assim, se você decidir dar a gorjeta, você poderá dar o valor que o guia merece, como você avaliar, sem ter que passar uma saia justa por não ter o dinheiro suficiente ou por ter só uma nota de valor maior e precisar pedir troco de volta.

por Guilherme da Luz – Colaborador SeguroViagem.org

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

 Glamping – combinação de Glamour e Campismo
 Jovens trocam a segurança do bem imóvel pela liberdade de ir e vir
 Mania de Viajar e Medo de Viajar

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

duaron-logo-400[6]Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner ao lado. Venha para a estrada conosco.



Precisa alugar um carro? Aproveite e faça sua pesquisa conosco, através da RENTCARS.

Seu aluguel tem isenção de IOF e pode ser parcelado em até 12x.

Você está pagando o melhor preço e ao mesmo tempo, ajudando este blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário