Cachoeira da Barreira-Serra dos Órgãos

Cachoeira da Barreira e Rogério´s Restaurante, Guapimirim

cachoeira-da-barreira-guapimirim

março/2016 – que tal uma cachoeira na Serra dos Órgãos, sem cobrança de acesso e tendo por perto o Rogério´s Restaurante para um almoço de comida mineira para quando a fome apertar?
Faz muito que tínhamos notícia desta cachoeira, mas a oportunidade ainda não havia se formado. Fica fora das fronteiras do PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos), de forma que não há taxas ou ingressos. Muito visitada pelos moradores de Guapimirim.

vista-aerea-regiao-rogerios-restaurante-e-barreira

placa-barreira-estrada

O acesso é muito fácil. Subindo a serra para Teresópolis (BR116), fique atento à placa que indica o Bairro Barreira/Campestre e também o restaurante Rogério´s (saída à direita em calçamento de pedras – 1 km até o restaurante). Estacione seu carro em frente ao Rogério´s ou nos estacionamentos pagos disponíveis ali. Desça a pé por 300 metros e acesse a entrada da pequena trilha que leva ao Poço do Padre ou a Cachoeira do Escorrega, dois outros nomes também dados ao lugar.

Poco-do-padre-cachoeira-da-barreira
cachoeira-do-escorrega-barreira

Um poção generoso, capaz de receber muitos banhistas. Como não conta com fiscalização e não há cobrança de taxas de visitação, ocorre de encontrar algumas famílias fazendo seu churrasco e “picnic” em meio às pedras.

Poco-do-padre-cachoeira-da-barreira-2Poco-do-padre-cachoeira-da-barreira-3

Subindo ou descendo o leito de pedras do Rio Soberbo, você pode fugir do poção principal e desfrutar de mais tranquilidade em inúmeros outros cantinhos especiais, com hidros e piscinas para todo gosto.

cachoeira-da-barreira-guapimirim-2cachoeira-da-barreira-guapimirim-3

Quando chegar a hora da fome, volte ao Rogério´s Restaurante e divirta-se com a boa comida mineira em buffet por peso (R$44,00 quilo). O ambiente é agradável, decoração rústica, atendimento e atenção muito bons. A comida mineira é mantida em “banho maria” no grande fogão à lenha do lugar.

rogerios-restaurante-2rogerios-restaurante-1
rogerios-restaurante-buffet-comida-mineira

Fica então a dica para uma esticada, seja para fugir do calor do Rio ou para saborear uma comida mineira.
As coordenadas da cachoeira e do restaurante podem ser obtidas a partir deste arquivo.kmz, que pode ser aberto no Google Earth.

One Response

  1. paula tejano agosto 21, 2022

Deixe um comentário