Sítio do Moinho, alimentos orgânicos em Itaipava

Sítio do Moinho em Itaipava – produção orgânica de qualidade

logo-sitio-do-moinho-produtos-organicos

Visitar produções orgânicas certificadas e de qualidade no Sítio do Moinho em Itaipava é um programa muito agradável.
Faz muito que somos clientes deste produtor, com o serviço de entregas domiciliares em Petrópolis. Faltava conhecer suas instalações, abertas a visitação mediante agendamento.
E para tornar nossa visita mais atraente e saborosa, contratamos o delicioso café da manhã, que pode ser apreciado em dois níveis de satisfação. O simples (mais que suficiente para nós – R$30,00) e o completo (com certeza você não vai almoçar neste dia – R$50,00) em valores de outubro/2016. O sítio fica na área rural de Itaipava-Petrópolis e pode ser alcançado sem qualquer dificuldade com seu carro de passeio ou até por ônibus urbano.

entrada-do-sitio-do-moinho

Cercado por morros e matas, o Sítio está a 750 metros de altitude. Nessa região montanhosa, o Sítio possui sete hectares de área plana, onde uma horta orgânica e várias estufas se espalham. Essa horta começou pequena e tímida em 1989. Movidos pelo sonho de produzir produtos saudáveis, isentos de pesticidas, Dick e Angela Thompson, proprietários do Sítio, levaram o plano adiante, sem imaginar que a pequena horta daquele tempo se transformaria em um projeto de vida.

img_ibd

O selo do IBD – INSTITUTO BIODINÂMICO só é conferido após rigorosos exames de qualidade do solo, água, reciclagem de matéria orgânica e etc.. No Brasil existem 45 produtores com este selo. O Sítio do Moinho é certificado com o número RJ004 desde 01/01/1998.

sitio-do-moinho-cafe-da-manha-1sitio-do-moinho-cafe-da-manha-2

Após o delicioso café da manhã, com pães produzidos na própria panificadora (Molino D´Oro), fomos recebidos pela engenheira agrônoma Brena, para conhecer as estufas e as hortas do sítio.

sitio-do-moinho-sementeiras-1sitio-do-moinho-sementeiras-2

A preparação de produtos orgânicos de qualidade se faz desde a produção das mudas. A total ausência de aditivos químicos, pesticidas ou agrotóxicos é medida em todas as fases da produção. Protegidas dos ventos, do sol direto e das chuvas, estes berçários geram mudas fortes e resistentes.

sitio-do-moinho-pes-de-tomate

A produção orgânica difere muito da convencional. Os pés de tomate (por exemplo) ficam assentados em solo protegido com palha forrageira, que impede o crescimento de plantas concorrentes, como também mantém a umidade do solo dentro do nível adequado para a planta.

sitio-do-moinho-horta-1sitio-do-moinho-horta-2

A horta não tem aquele aspecto de canteiros limpos, onde somente a planta em crescimento aparece. A presença em paralelo de outras culturas, tem o objetivo de suprir as necessidades dos insetos que inicialmente atacariam a cultura principal. O uso de temperos como o coentro e a hortelã também afastam formigas e algumas aves, por conta de seu forte cheiro residual.

sitio-do-moinho-canteiros-de-temperos

Já os canteiros de temperos não demandam a presença de culturas concorrentes, já que não fazem parte do cardápio das pragas e aves. O processo de rega por gotejamento economiza muita água e faz parte dos critérios de utilização racional dos recursos naturais, também requisito avaliado para obtenção do certificado.

sitio-do-moinho-morangos

A produção de morangos é uma das mais difíceis de se vingar organicamente. O sucesso está na produção de mudas fortes e na pulverização folicular de nutrientes naturais que tornam a planta resistente às doenças. A proteção do solo evitando que o fruto encoste na terra também é fundamental. Os únicos responsável por perdas são os pássaros, que na visão da produção orgânica, são parte do todo e como tal não sofrem qualquer represália.

sitio-do-moinho-canteiros-de-hortalicas

Os canteiros externos que demandam menos proteção, produzem plantas mais resistentes ao sol, frio e chuvas.

Procurando onde ficar em Petrópolis ou Itaipava? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria

sitio-do-moinho-canteiros-de-hortalicas-externo

sitio-do-moinho-canteiros-de-hortalicas-externo-2

sitio-do-moinho-canteiros-de-abobrinhas

sitio-do-moinho-canteiros-de-amor-perfeito

Os canteiros de amor-perfeito devolvem a cor para o ambiente quase que exclusivamente verde.
Nativa da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito contagiou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitada para saladas e sobremesas.
Um detalhe interessante que observamos ao redor de quase todos as estufas e canteiros, foi a presença de corredores de bananeiras, estrategicamente colocadas para proteger as culturas dos ventos fortes, além de produzir bananas, é claro.

sitio-do-moinho-passeio-guiado

O passeio guiado por um agrônomo enriquece muito com informações mais técnicas de como o processo é realizado, desde a preparação dos adubos orgânicos, os combates às pragas, e sobre os detalhes da certificação.
A visitação se encerra na lojinha do sítio, onde podemos comprar tudo que é produzido, sejam hortaliças ou legumes.

Os deliciosos pães artesanais (ciabattas, focaccias, italiano e filoni) feitos com farinha de trigo orgânica, fermento natural e água pura da serra, também estão disponíveis para venda, super fresquinhos.

sitio-do-moinho-lojinha-1

sitio-do-moinho-lojinha-2

Gostou? Programe uma visita você também. Os telefones para contato são:
Telefones: (24) 2291-9190 | (24) 2291-9171
WhatsApp: (24) 99213-2936
Web Site – Sitio do Moinho

Como Chegar? Estrada Correa Veiga, 2401 – Santa Mônica – Itaipava

Coordenadas Geográficas para seu GPS do carro = –22.347957, –43.086037

Deixe um comentário