As 5 fases do sono - A importância de dormir bem

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setembro/2016 – nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve.
A coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida. Ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas muito importantes.
Durante o sono profundo, as proteínas são sintetizadas em grande escala. Isso tem o objetivo de manter ou expandir as redes de neurônios ligados à memória e ao aprendizado. Veja mais… […]

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Nesse processo o cérebro comanda a produção e a liberação de hormônios, como a melatonina. Regula os níveis de outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele.

Quem está na estrada por longos períodos precisa de boas noites de descanso. Um equipamento confortável, com um bom colchão, seus travesseiros e cobertas pessoais devolverão ao motorista e aos demais passageiros a energia necessária para seguir adiante com segurança.

1ª FASE – É a fase do adormecimento. Essa fase pode durar de alguns instantes até 15 minutos e ocupa de 3% a 5% da noite de sono. Funciona como uma espécie de zona de transição entre estar acordado e dormindo. O cérebro produz ondas irregulares e rápidas e a tensão muscular diminui. A respiração fica suave e os pensamentos do mundo desperto flutuam na mente. Se for acordada nessa fase, a pessoa reagirá rapidamente, negando que estava dormindo.

2ª FASE – É a fase de um sono mais leve. A temperatura corporal e os ritmos cardíaco e respiratório diminuem. As ondas cerebrais ficam mais lentas. Essa fase ocupa a metade do tempo total do sono, durando cerca de 20 minutos cada ciclo. As ondas do cérebro alongam-se, regularizam-se e são afetadas somente por alguma atividade elétrica isolada ou repentina. Nessa fase, a pessoa cruza definitivamente o limite entre estar acordada e dormindo. Se alguém levantar suavemente a pálpebra de uma pessoa nessa fase do sono, ela não acordará. Os olhos já não respondem a um estímulo.

3ª FASE – O corpo começa a entrar no sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se amplas e lentas. É uma fase rápida. Corresponde a uma média de 5% do tempo do sono.

4ª FASE – É o sono profundo, onde o corpo se recupera do cansaço diário. Essa fase é fundamental para a liberação dos hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos. Dura cerca de 55 minutos, não mais que 20% da noite. A pessoa fica totalmente inconsciente. Está tão fora do mundo que nem uma tempestade irá acordá-la.

5ª FASE – A atividade cerebral está a pleno vapor e desencadeia o processo de formação dos sonhos. Os músculos ficam paralisados, as frequências cardíaca e respiratória voltam a aumentar e a pressão arterial sobre. É o momento em que o cérebro faz uma espécie de faxina geral na memória. Fixa as informações importantes captadas durante o dia e descarta os dados inúteis. Durante o REM, os músculos longos do tronco, os braços e as pernas estão paralisados, mas os dedos das mãos e dos pés podem contrair-se. O fluxo sanguíneo em direção ao cérebro aumenta e a respiração fica mais rápida e entrecortada.
REM é a fase dos sonhos. Se a pessoa for acordada aí, provavelmente, recordará fragmentos de suas fantasias.
Depois de 10 minutos de REM, volta-se a descer às fases do sono quieto. Nas primeiras horas da noite, predominam as fases 3 e 4. Pela manhã, percorre-se de quatro a cinco vezes o circuito do sono completo.

Dito tudo isso, nós, ou a maioria de nós, que já estamos aposentados ou na citada melhor idade, temos o tempo médio de sonos reduzido para 6 horas, avoscasal_joggingconsideradas suficientes. O passar dos anos não afeta somente a quantidade, mas também a qualidade do sono. Assim como da infância para a idade adulta o tempo de sono diminui em 50%, os períodos REM ficam menores também. Aos 65 anos, a proporção de um sono profundo, para ambos os sexos é a metade de quando se tem 25 anos.
Tanto a 1ª quanto a 2ª fase de sono aumentam. O REM cai para 1/5. Nas idades avançadas, o sono é cada vez mais fragmentado e é muito elevado o número de vezes que se tem a fase de sono próxima da consciência.
Uma pessoa saudável de 70 a 75 anos, com média de 7 horas de sono, pode estar até 153 vezes mais próxima do “despertar súbito”, enquanto que, em um mesmo período, um jovem de 25 anos somente estará 10 vezes.            
Fonte: Manual do Sono

Bons sonhos e boas estradas

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