Festa da Cerejeira em Nova Friburgo

Festa da Cerejeira em Nova Friburgo

festa-da-cerejeira-1

julho/2016 – A Festa da Cerejeira ocorreu neste domingo (17/07/2016), em Conquista, Nova Friburgo, no sítio Florândia da Serra.
Organizada pela colônia japonesa de Nova Friburgo, celebra a floração da cerejeira, árvore que fica florida por apenas duas semanas e é parte do cenário de inverno friburguense. É realizada há três gerações, inspirada no costume japonês Hanami, que significa “contemplar as Flores”. Nós fomos lá, para aproveitar este único dia do evento.

No Japão, há séculos são populares os eventos para contemplação do “sakura” ou cerejeira em flor.

festa-da-cerejeira-2

O sítio Florândia da Serra em Conquista, fica no coração do cinturão verde da estrada que liga Teresópolis a Friburgo, responsável pela produção que atende aos consumidores da capital.

cinturao-verde-1cinturao-verde-2

cinturao-verde-3

cinturao-verde-4cinturao-verde-5

A expectativa de público neste ano foi ultrapassada em demasiado. Os 1000 ingressos disponibilizados para todo o dia foram logo esgotados, ainda na primeira hora. A estrutura preparada para atender aos visitantes não foi suficiente, produzindo muitos problemas de estacionamento, enormes filas para se obter uma simples garrafa de água, quanto mais as comidas típicas oferecidas.

festa-da-cerejeira-3

A esperada contemplação não foi possível. Os shows de danças típicas e as oficinas de origami foram desenvolvidos no meio da multidão. A foto acima retrara a primeira hora do evento. Facilidades como banheiros foram insuficientes. No longo caminho de ida e volta feito a pé, por aqueles que optaram, sabiamente, por não se aproximar com seus carros do sítio, foi marcante para comprovar a insatisfação do visitante, que reclamou muito do despreparo dos organizadores.

Torcemos que na edição de 2017, mais propriedades abram as portas para visitação, desconcentrando todo este público, muitos vindos de bem longe.

festa-da-cerejeira-4

festa-da-cerejeira-5

festa-da-cerejeira-6

Deixe um comentário