Cachoeira da Macumba – Serra Itaipava x Teresópolis

Cachoeira 1março/2013 - Esta linda cachoeira, também conhecida como Poço 13,  fica na serra de que liga Itaipava a Teresópolis, km 13, mais especificamente nas coordenadas 22º 25´53.0” S , 43º 04´00.1” O (arquivo.KMZ no fim deste post).

O acesso é muito simples. Sair da estrada cuidadosamente (curva acentuada) e estacionar tanto do lado esquerdo como direito da estrada (mapa abaixo). Considere a hipótese de pequenos furtos, que são relatados de vez em quando.

Seguir pela trilha muito bem marcada, até encontrar o primeiro poção (10 minutos, trilha leve). Deste ponto já se pode avistar toda a cachoeira. Seguindo adiante, chega-se logo ao poço principal.

vista-aerea-cachoeira-da-macumbaO local é muito agradável, com uma grande área exposta ao sol. Costuma ser frequentada por motociclistas em trânsito, moradores de Itaipava, e locais.

Não estranhe a sujeira oriunda de “trabalhos e entregas” deixados no trecho de trilha, por religiosos que ainda não entenderam o quanto é prejudicial ao meio ambiente esta forma de expressão.

Poço de cima 2 
Fora este particular, o lugar é especial.

cachoeira-da-macumba-poco-superior



cachoeira-da-macumba-poco-superior

A queda principal, com uns 35 metros, promete um rapel de cachoeira dos bons. Na próxima visita voltaremos equipados para isso e retornaremos a este post para completá-lo.

parede-da-queda-inferiorcachoeira-da-macumba-poco-inferior-2

Abaixo um breve filme mostrando parte da queda e do poção.

Alerta: Algumas mortes já foram relatadas no alto da grande queda. Em ambiente de cachoeira todo cuidado é pouco. Mantenha-se longe dos limites de pedra e preste MUITA, MUITA atenção onde pisa. Pedra molhada é garantia de queda.

Coordenadas marcadas no Google Earth: arquivo.kmz

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

360 Graus –Nova trilha no PARNASO
Escalavrado – Serra dos Órgãos - RJ
Dedo de Deus – Serra dos Órgãos - RJ

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner a seguir. Venha para a estrada conosco.

duaron-logo-400[6]

2 comentários:

  1. Meus caros, venho parabenizar pelo trabalho realizado. É muito agradável ler relatos escrito com tanto cuidado e capricho, além da fluidez da escrita que nos faz viajar pelas palavras como se houvéssemos nós mesmos visitados aqueles destinos.
    Aproveito a ocasião e reforço o alerta de cuidado aos aventureiros (https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/jovem-morre-apos-escorregar-e-cair-de-uma-altura-de-30-metros-em-cachoeira-na-serra-do-rj.ghtml), neste fim de semana infelizmente mais uma vida se perdeu neste local tão belo. Valorizemos a natureza, e a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrick.
      Estivemos lá no alto da queda para avaliar a qualidade das proteções, para num futuro retornar para um cachoeirismo. O limite de pedra para a queda é muito perigoso. A água lava toda a extensão e quando o fluxo diminui, deixa escorregas mortais.
      Coincidentemente, este FDS, estávamos em treinamento para Primeiros Socorros em Áreas Remotas, em Petrópolis, quando a notícia chegou. Mais um triste caso de turista em lazer que perde a vida por descuido.
      Obg pela visita e pelas palavras.

      Excluir