Uruguai e suas estradas

estradas-uruguai

maio/2016 – Quando estávamos planejando nossa viagem ao Uruguai, procuramos muito por material sobre as condições das estradas naquele país. Depois de muita pesquisa, acabamos por ficar confusos, dado o número de informações contraditórias ou mal formatadas. Decidimos encarar, buscando obter durante o caminho, orientações mais exatas do que teríamos pela frente. E assim foi.. Pouco antes de entrarmos no Uruguai por Rivera (nosso plano original), perguntamos sobre o estado da Ruta 26, que nos levaria a Ruta 3 e de lá para as Termas. Já neste ponto, fomos orientados a não usar as estradas secundárias. Veja mais… […]

Um turista uruguaio que encontramos em São Gabriel/RS nos contou sobre a degradação das estradas secundárias e que a Ruta 26 estava muito ruim. Nos sugeriu sempre permanecer nas Rutas principais, até chegar ao sul do país, onde a atenção com as vias era maior. Isso nos levou a alterar nosso trajeto, entrando no Uruguai por Uruguaiana/Bella Union.

mapa-de-rutas-uruguai

Mesmo a Ruta 3 (na parte norte do país) estava bem maltratada. Com o passar dos quilômetros sentido sul (área mais populosa e turística), o estado do asfalto melhorou sensivelmente. De qualquer forma, nada que pudesse prejudicar nosso equipamento. Rodamos um total de 1500kms dentro do Uruguai.

Nosso carro usa o combustível S-10, que aqui no Uruguai é chamado de Gasoil-10. Só foi encontrado nos postos da ANCAP (a estatal petrolífera do Uruguai) e mesmo assim, não estava disponível em todos os postos da bandeira. De qualquer forma, não passamos necessidade na obtenção deste produto. O valor do litro é assustador (R$ 6,18 em janeiro/2016), contra a média brasileira de R$2,98.

Nas conversas que tivemos com os locais, ficamos sabendo do abandono do sistema rodoviário, ocorrido durante a administração do presidente José Mujica. O Uruguai está passando por sérios problemas econômicos, com escândalos de corrupção dentro de sua estatal petrolífera também. Nos pareceram sem esperança de ver dias melhores. Parece com algum país que vocês conhecem?? Green with envy

O Uruguai é um país de planícies, sem serras que possam interromper o vento. Atravessamos o país de norte a sul, segurando o carro contra os fortes ventos laterais. No filme a seguir, registramos alguns trechos das Rutas 1, Interbalneária, 3, 9, 11 e 15, que estavam no nosso caminho. Por fim. NÃO SE ESQUEÇA de dar saída na aduana, de sua entrada e de seu veículo. Para sair, ninguém vai lhe interpelar. Depois, para retornar um dia, a multa será astronômica.

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

Lugares e cidades que visitamos no Uruguai
Estatísticas de Viagem – Sul do Brasil e Uruguai
Sul do Brasil e Uruguai – Resumo da Viagem

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário