O que vimos e o que fizemos em Imbituba - Santa Catarina

imbituba-capital-nacional-da-baleia-franca

março/2016 - A cidade que mais cresce no sul de Santa Catarina tem belas praias, esportes, baleias, gastronomia, eventos e tradição. Aqui, escolhemos a Praia do Rosa e as lindas Barra e Praia de Ibiraquera. Sua maior vocação é a pesca. Os destaques são a pesca do camarão e da tainha. Aliás, em janeiro, ocorre a imperdível Festa do Camarão. A melhor época para avistar as baleias Franca inicia em julho e se estende até novembro. Veja mais… […]

imbituba-vista-aerea-praias

Nossa visita começou pela Praia do Rosa. O Rosa é uma praia de surfistas. Foi descoberta para o turismo na década de 70. Junta lindos cenários naturais, com ótima infraestrutura de hospedagem e lazer.

praia-do-rosa-imbituba-surf

Desde 2003 é reconhecida como uma das 30 baías mais belas do mundo e uma das top10 do Brasil. No inverno, o Rosa se transforma em berçário das baleias Franca. No canto esquerdo, encontram-se as trilhas que levam às belas Praias Vermelha e do Ouvidor. De nível leve, com  vistas deslumbrantes. Não deixe de fazer.

praia-do-rosa-trilhaspraia-do-rosa-trilhas-2

praia-do-rosa-trilhas-3

praia-do-rosa-trilhas-4praia-do-rosa-trilhas-5

praia-do-rosa-trilha-praia-vermelha

praia-do-rosa-trilha-praia-vermelha-1praia-do-rosa-trilha-praia-vermelha-2

praia-do-rosa-trilha-praia-vermelha-3

praia-do-rosa-panoramica

Mas qual a origem do nome Praia do Rosa? O nome não vem da cor da sua areia, mas de Dorvino Manoel da Rosa, um dos primeiros pescadores a ocupar uma casa de praia na década de 1970. Naquela época, não havia muita atividade aqui; a principal estrada que leva à cidade, BR 101, que liga Rosa com Florianópolis, ainda não existia, e o acesso era difícil. Rosa era apenas uma simples vila de pescadores.

separador

E Barra de Ibiraquera? Mais um lindo encontro da água de lagoa com o mar. O lugar atende a todos os gostos e idades. Inúmeras piscinas naturais para a criançada e terceira idade, águas serenas para a prática de stand-up e canoagem, mar com ondas para a prática de surf, águas cristalinas, quentes ou frias. Clique nas panorâmicas abaixo e veja estas fotos em tamanho grande.

praia-de-ibiraquera-1-panoramica

praia-de-ibiraquera-2-panoramica

Na areia você encontra serviços completos para locação de pranchas para Stand-Up, caiaques simples e duplos, máscaras, nadadeiras e coletes. Não deixe de experimentar. Pode parecer, à primeira vista, difícil, mas é muito bom saber que você também pode curtir estas delícias.

ibiraquera-satand-up-carlosibiraquera-satand-up-gleidys

praia-de-ibiraquera-4

praia-de-ibiraquera-6

praia-de-ibiraquera-5

tartaruga-restaurante-ibiraquera

A orla de Barra de Ibiraquera é plena de opções gastronômicas e de hotelaria.

Nós petiscamos no Tartaruga, comendo a famosa porção de camarões à milanesa para dois. A especialidade é frutos do mar, mas atende também “À La Carte”, com cozinha internacional.

Nos meses de maio, junho e início de julho, costuma estar fechado.

separador

baleias-franca-matancabaleias-franca-preservação

As baleias Franca encontram na região de Imbituba as águas tranquilas e necessárias para acasalar, parir e amamentar seus filhotes. A matança que quase dizimou a espécie em nossas costas foi proibida a tempo. Com baías fechadas e tranquilas, a região é a preferida por essas mães zelosas cuidarem de seus grandes bebês.

Você pode facilmente vê-las batendo a cauda, esguichando, velejando com a cauda fora d´água e até mesmo saltando. Um espetáculo gratuito que pode ser apreciado da beira da praia, nas dunas da praia de Ibiraquera, ou até mesmo de dentro do carro na estrada da Ribanceira ou no estacionamento da Praia do Rosa. Existem muitas pousadas com vista para a praia, onde você pode avistar baleias do seu quarto ou tomando o café da manhã.

Para quem deseja uma proximidade maior, existe a opção do passeio de barco que acompanha o movimento dos gigantes mamíferos a poucos metros de distância. Fizemos isso em Abrolhos. De fato inesquecível.

Procurando onde ficar em Imbituba ou Barra de Ibiraquera? Aproveite a caixa de pesquisa do Booking abaixo e encontre o que procura.

Booking.com

separador

Daqui, nós seguiremos para Governador Celso Ramos, outro lugar imperdível. Vamos falar sobre, no próximo post.

Para conhecer as coordenadas de todos os lugares e atrativos que visitamos em Imbituba, baixe este arquivo.kmz, e abra no Google Earth.

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

O que vimos e o que fizemos em Garopaba – Santa Catarina
O que vimos e o que fizemos em Laguna – Santa Catarina
Sul do Brasil e Uruguai – Resumo da Viagem

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário