VIDI – Action Camera – Testes de uso

VIDI – Action Camera – Testes de uso

Vidi-action-camera abril/2016 – Seis meses atrás, divulgamos o lançamento da VIDI – priminha esperta e mais barata da top Gro Pro.

Compramos a nossa no evento de lançamento, diretamente no site da VIDI e somente agora, em abril/2016, recebemos o produto, enviado via DHL. Somente nos nossos correios, ficou mais de 45 dias em procedimentos de triagem e taxação de importados. Além dos R$395,00 ($99,00), pagamos mais R$ 237,00 de taxa de importação. Felizmente chegou íntegra, muito bem embalada e funcionando. Partimos para os testes de uso. Veja os detalhes a seguir:

Vidi-itens-inclusos

Extremamente simples de usar, vem com o padrão de linguagem chinês. Com um pouco de curiosidade, você vai encontrar o menu certo para trocar para português. Abaixo deixo isso bem claro. Acompanha caixa estanque, cabo USB (2.0), bastão extensor e cartão micro SD de 4GB, já instalado. O manual disponibilizado é bem básico. Para baixá-lo, clique aqui.

As especificações técnicas mais importantes são:

  • Vídeo no padrão de HD verdadeiro (1920×1080), além dos padrões inferiores HD (1280×720) e VGA (640×480)
  • Fotografia até 12 Megapixels
  • Cartão de memória até 64GB
  • Grande angular de 140º
  • 90 minutos de gravação contínua
  • Caixa estanque até 40 pés (aproximadamente 12 metros) – Não afunda.
  • LCD de 1,5 polegadas. Para ver todas as demais características, clique aqui.

A seguir vamos mostrar os menus da câmera, não considerados no manual básico disponível no site do fabricante.

Vidi-botoes-comando

Para navegar entre os recursos da câmera, você precisa se familiarizar com os botões de comando acima, presentes na sua VIDI.

vidi-menu-1

A partir do menu à esquerda, pode-se alcançar todas as funções da pequena e brava camera.

Para trocar entre as funções de vídeo e foto, basta navegar pelos ícones. Para ver o que foi filmado ou fotografado, diretamente no display integrado, use a função “Play” e para configurar todos os parâmetros presentes na camera, acesse o ícone “Configurações”. Vamos tratar todos com mais atenção a seguir.

vidi-menu-videovidi-menu-video-1vidi-menu-video-2

vidi-menu-resolucao-video

vidi-display-captura-video

No sub-menu Resolução, você tem acesso aos padrões de captura de vídeo disponíveis. Observar que após a escolha, na tela principal será apresentada o tempo total disponível de captura, contra a capacidade de espaço livre no cartão de memória. Na função foto, será apresentado o número de cliques ainda possíveis, considerando o espaço livre e da resolução escolhida.

vidi-menu-gravacao-continua

Estas são as opções do sub-menu Gravação Contínua. Informa à camera que ela deve interromper a filmagem dentro do tempo definido gravar no cartão e reiniciar outra captura. Neste modo, quando o espaço do cartão se esgota, a gravação mais antiga é eliminada e assim sucessivamente até que a rotina seja interrompida. Muito usado como camera de carro ou em longas atividades esportivas. Isso evita que numa gravação direta, perca-se a captura por falha de carga na bateria.

vidi-menu-intervalo

Estas são as opções do sub-menu Intervalo (Time Lapse). É aqui que se define o intervalo de captura de cada fotograma, que vai compor um filme. Esto é, escolhendo a opção 3s, a camera vai tirar uma foto (um quadro) a cada 3 segundos. Considerando-se que um filme normal tem 30 quadros por segundo, pode-se filmar eventos extremamente demorados, para depois mostrá-los em curto tempo. Vejam os exemplos que fizemos no filme ao fim deste post. Além das opções da foto acima, ainda estão disponíveis 5 e 10 segundos.

vidi-modo-captura

Opções do sub-menu Modo de Captura (Timer). Aqui você define o tempo em que o filme deve levar para ser iniciado. Este recurso é muito usado nas fotos tipo “selfie”, para dar tempo de organizar os participantes, antes da camera realizar a captura.

hdr-example

A opção HDR (High Dynamic Range), quando ligada, ajuda a reduzir as grandes diferenças entre as áreas claras e escuras, criando pontos de ajustes intermediários. No modo foto, essa função produz até 3 fotos do mesmo objeto, usando diferentes exposições. Depois, por software, são combinadas para resultar no HDR final. Aparentemente, no modo vídeo, esta camera trata a questão em tempo real. Não pude avaliar este quesito no modo vídeo de forma simulada.

vidi-menu-exposicao-video

A opção Exposição ajuda a controlar a elocidade do obturador e a abertura do diafragma. Alterando os valores, pode-se evitar que os filmes ou as fotos sejam capturadas com as áreas muito claras “estouradas” (no jargão fotográfico), onde não há qualquer informação de cor ou muito escuras

Difícil de realizar este controle em tempo real, já que as cenas podem trocar de intensidade de luz, principalmente nas externas. As cameras já vem programadas para realizar estes controles automaticamente, e quase sempre fazem um bom trabalho. Numa camera de ação, ajustar este parâmetro, requer bastante perícia. Melhor capturar mais ou menos do que perder toda a ação.

A opção Áudio somente liga ou desliga a gravação.

vidi-menu-foto

O menu de configurações para fotografia, trás sub–menus dedicados a ajustar resolução, acuidade, balanço de brancos, cor, exposição, ISO, anti-vibração e Revisão rápida.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas a seguir:

vidi-menu-resolucao-foto-1vidi-menu-resolucao-foto-2

Aqui se define a qualidade de captura de sua foto, saindo do máximo de 12 megapixels, até o mais simples, o VGA (640×480 pixels). Isso vai determinar também , a quantidade de fotos que poderão ser armazenadas em seu cartão de memória.

vidi-menu-acuidade-foto

O recurso Acuidade, é mais um parâmetro responsável pelo aumento da qualidade de sua foto, mas também atua no tamanho do arquivo final.

Com a grande capacidade dos cartões de memória, penso que devemos deixar na opção Forte. Assim não há arrependimentos depois do clique perdido.

vidi-menu-fotos-2

O recurso Balanço de Brancos permite ajustarsua foto, para evitar que áreas muito claras fiquem completamente estouradas. Muito comum acontecer em fotos de cachoeiras com incidência da luz do sol. O spray e a espuma provocada pela queda d´água, normalmente ficam estouradas.

Na opção Color, pode-se atuar sobre os valores de RGB (Red, Green and Blue).

Em ISO, pode-se interferir na ASA do filme de forma virtual. Para quem entende bem de fotografia, pode-se modificar a sensiblidade do filme, para capturar elementos fora do alcance normal da ASA. Como resultado, pode-se obter fotos mais granuladas.

A opção Exposição já foi explicada acima.

vidi-menu-foto-3

Anti-Vibração reduz o desfoque nas fotos em movimento. Deve sempre estar ligado. Afinal é uma camera de ação.

Revisão Rápida é o tempo em que a última foto vai ser apresentada no display, para sua avaliação.

vidi-menu-config-sistema-2

Configuração. Este é o último menu a ser analisado. Nele você pode configurar Data/Hora, definir o tempo de Auto Power Off, o Idioma e ligar a Proteção de Tela (ScreenSaver)

Veja que aqui está a sequência para você alterar o Idioma caso a sua camera venha em Chinês, por padrão. Navegue até o Menu Config, selecione, desça 3 vezes, selecione e, então, escolha o idioma.

vidi-menu-config-sistema

Na segunda tela você pode alterar a Frequência de varredura da telinha de seu display traseiro, entre 50 e 60Hz. A opção Impressão Data, insere na sua foto a data atual, previamente configurada. A opção Formatar, como já diz o nome, apaga todas as informações de seu cartão de memória e prepara para receber novos arquivos.

E, por fim, a opção Conf por Def, que definie qual Menu será o primeiro a abrir quando você liga a camera. Sugiro deixar no padrão, pronto para iniciar uma filmagem. A tela 3/3 deste menu fala somente da Versão do sistema e da camera.

Conclusões:

  • Excluindo-se a GoPro, é muito superior às SportCams existentes no mercado. Destaque para a Grande Angular de 140º, o recurso TimeLapse, a ótima caixa estanque, ao display integrado, a simplicidade de uso e, principalmente, ao preço. Pena que esta versão não vem com Slow Motion (camera lenta). Diz-se que vem sendo desenvolvido um modelo PRO, com este recurso.
  • A captura de áudio deixou a desejar. O volume da captura é baixo (veja no filme). Vai ser necessário mexer na trilha de áudio quando da edição final.
  • No filme de testes (abaixo), colocamos a camera presa ao guidon da bike. A vibração do piso foi bem sentida, mas ainda assim achei que o resultado foi bom. Para eliminar este efeito, o ideal é prender ao capacete do ciclista.
  • Na filmagem submersa, ficamos bem impressionados com a qualidade das cores. A caixa estanque flutua, em caso de cair da sua mão. Lembrar que o bastão alongador não flutua.
  • Na função timelapse, considere salvar o filme em partes. Como o tempo máximo da bateria é de 90 minutos, você pode, facilmente, esquecer e perder todo o trabalho, já que ela não salva havendo queda de força.
  • Gostamos muito do equipamento. Já está encomendada outra, para facilitar a captura simultânea do mesmo clipe. Interessado? Compre direto da VIDI. Clique aqui.

Veja no filme abaixo, os testes de campo que fizemos com nossa camera. Para quem gosta de editar filmes capturando a mesma cena por mais de um ângulo, esta camera, por seu preço mais acessível, possibilita adquirir mais de uma, sem investimentos absurdos.

Acessórios: A VIDI já conta com uma série de acessórios para o melhor posicionamento da sua camera durante sua atividade. Veja a galeria deles clicando aqui.

Quer ver uma comparação direta entre a VIDI e uma GoPro no mesmo ambiente de filmagem? Está no filme abaixo.

VIDI - Action Camera - Testes de uso 1
 

  • Conheça as outras Action Cameras disponíveis no mercado, com a excelente análise do pessoal da TECHTUDO. Clique aqui para ler o artigo.
  • Nova LG, Action Cam LTE grava em 4K e faz streaming no You Tube. Veja análise da TECHTUDO. Clique aqui.

2 Comments

  1. Unknown abril 7, 2016
  2. Carlos, Gleidys e Fredy abril 7, 2016

Deixe um comentário