O que vimos e o que fizemos em Cabo Polônio – Uruguai

O que vimos e o que fizemos em Cabo Polônio – Uruguai

cabo-polonio-simbolo-lobo-marinho

fevereiro/2016 – O lobo marinho é o símbolo maior de Cabo Polônio no Uruguai. Para visitar este pequeno povoado na costa atlântica do Uruguai, estabelecemos nosso acampamento no Camping PP, situado entre as lindas La Paloma e La Pedrera. Para ver mais detalhes do camping, veja o post específico que fizemos clicando aqui.

La Pedrera é um balneário muito agradável. Seu nome deve-se à formação rochosa junto ao mar. Existem duas praias que formam o balneário. El Desplayado e El Barco.

la-pedrera-rochas-junto-mar

la-pedrera-rochas-junto-mar-3

la-pedrera-rochas-acesso-a-praia

Caminhando para a esquerda, chega-se à praia de nome El Desplayado, onde já não há mais pedras e o acesso ao mar frio e transparente é bem tranquilo.

Bastante frequentada, conta com um quiosque bem estruturado, onde se pode saborear bons petiscos, sanduíches, frutos do mar, massas, pizzas, drinks e cerveja bem gelada. É chamado de Mixx Tail ou Parador do Jefe. Nossa escolha foi o Ceviche de Salmão e uma cerveja Patrícia bem gelada.

la-pedrera-parador-do-jefela-pedrera-parador-do-jefe-2

Nos meses de agosto, setembro e outubro, é comum se ver as baleias Franca na costa. É o período de reprodução e amamentação desta espécie, que já foi a mais caçada da história.

separador

jardineira-para-cabo-polonio

No dia seguinte a nossa chegada, fomos conhecer Cabo Polônio, distante 40 kms do camping pela ruta 10. Hoje não se pode chegar com veículo próprio ao vilarejo. Por conta de muitos atolamentos na areia, que provocavam muitas interrupções do tráfego, foi criado um terminal para receber os turistas. O transporte pelos 7 kms que ligam o terminal ao vilarejo é feito por veículos especiais (jardineiras com tração integral), através das dunas que cercam e protegem o lugar, ao custo de $200,00 (pesos), em torno de R$25,00 (reais) ida e volta. Os horários são de ida-7:00 às 22:30 com intervalos de 30 minutos e volta-8:00 às 20:00 com intervalos de 1 hora.

cabo-polonio-vilarejo

O lugar conta com várias opções de hospedagem, desde hostels, até casas bem equipadas com vista para as belas praias. Não é permitida a instalação de campings. Assim que chegamos seguimos diretamente para visitar o farol do cabo e de lá ter a visão privilegiada de toda a região. Eis que, em alta temporada, os militares que mantém o lugar, resolveram fechar o acesso para realizar manutenção eletiva (não preventiva) no piso da sala de entrada. Só pode ser mesmo coisa de militar, que não enxerga além de suas fronteiras ou fileiras. Nada contra a manutenção, mas bom senso e respeito aos turistas que contribuem significativamente e vieram de longe, é item e requisito obrigatório.

farol-cabo-poloniofarol-cabo-polonio-fechado

farol-cabo-polonio-fechado-1

Seguimos então para ver os principais habitantes do lugar. Os leões marinhos, que hoje vivem, se alimentam e reproduzem seguros nas pedras e ilhas que formam o cabo. Num passado (até 1991), não muito distante, foram quase dizimados. Transformado em Parque Nacional, o lugar abriga hoje mais de 300 mil exemplares da espécie.

cabo-polonio-colonia-de-lobos-marinhoscabo-polonio-loberia

O que vimos e o que fizemos em Cabo Polônio - Uruguai 1

cabo-polonio-colonia-de-lobos-marinhos-6cabo-polonio-colonia-de-lobos-marinhos-3

O que vimos e o que fizemos em Cabo Polônio - Uruguai 2

cabo-polonia-vista-da-vila

A população fixa é limitada. Hoje moram lá, em torno de 40 famílias, que vivem da pesca e do turismo. Os moradores montaram escolas de surf para entreter os turistas, já que sua praia apresenta condições ideais para a sua prática. Depois de conviver bastante com os leões marinhos, donos do lugar, fomos aproveitar a praia.

O que vimos e o que fizemos em Cabo Polônio - Uruguai 3O que vimos e o que fizemos em Cabo Polônio - Uruguai 4

Outra boa atividade para se fazer é contratar o passeio de barco para conhecer as ilhas Las Torres (La Encantada, La Rosa e El Islote), para mais observação dos leões marinhos. À noite, os bares fazem fogueiras e transformam o lugar. Melhor ainda se a noite for de lua cheia. Não ficamos para pernoitar no vilarejo, já que Fredy estava nos esperando (dormindo) dentro da Camper, no estacionamento ($150,00 pesos de 1 a 6 h; $180,00 pesos de 6 a 12h e a diária de 24 h sai por $220,00 pesos).

Procurando onde ficar em CABO POLÔNIO? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

Sugerimos o ótimo artigo da amiga Camila Lisboa, editora do blog de viagens O Melhor Mês do Ano. Ela dá as dicas para as 6 coisas que você pode fazer em Cabo Polonio.

separador

Para conhecer as coordenadas de todos os atrativos que visitamos em La Pedrera e Cabo Polônio, baixe este arquivo.kmz, e abra no Google Earth.

Estamos virando a proa para Punta Del Diablo e o Parque Nacional Santa Tereza.

22 Comments

  1. Nayara Imazu fevereiro 20, 2017
  2. Carlos, Gleidys e Fredy fevereiro 20, 2017

Deixe um comentário