O que vimos e o que fizemos em Cabo Polônio - Uruguai

cabo-polonio-simbolo-lobo-marinho

fevereiro/2016 – O lobo marinho é o símbolo maior de Cabo Polônio no Uruguai. Para visitar este pequeno povoado na costa atlântica do Uruguai, estabelecemos nosso acampamento no Camping PP, situado entre as lindas La Paloma e La Pedrera. Para ver mais detalhes do camping, veja o post específico que fizemos clicando aqui.

La Pedrera é um balneário muito agradável. Seu nome deve-se à formação rochosa junto ao mar. Existem duas praias que formam o balneário. El Desplayado e El Barco. Veja mais… […]

la-pedrera-rochas-junto-mar

la-pedrera-rochas-junto-mar-3

la-pedrera-rochas-acesso-a-praia

Caminhando para a esquerda, chega-se à praia de nome El Desplayado, onde já não há mais pedras e o acesso ao mar frio e transparente é bem tranquilo.

Bastante frequentada, conta com um quiosque bem estruturado, onde se pode saborear bons petiscos, sanduíches, frutos do mar, massas, pizzas, drinks e cerveja bem gelada. É chamado de Mixx Tail ou Parador do Jefe. Nossa escolha foi o Ceviche de Salmão e uma cerveja Patrícia bem gelada.

la-pedrera-parador-do-jefela-pedrera-parador-do-jefe-2

Nos meses de agosto, setembro e outubro, é comum se ver as baleias Franca na costa. É o período de reprodução e amamentação desta espécie, que já foi a mais caçada da história.

separador

jardineira-para-cabo-polonio

No dia seguinte a nossa chegada, fomos conhecer Cabo Polônio, distante 40 kms do camping pela ruta 10. Hoje não se pode chegar com veículo próprio ao vilarejo. Por conta de muitos atolamentos na areia, que provocavam muitas interrupções do tráfego, foi criado um terminal para receber os turistas. O transporte pelos 7 kms que ligam o terminal ao vilarejo é feito por veículos especiais (jardineiras com tração integral), através das dunas que cercam e protegem o lugar, ao custo de $200,00 (pesos), em torno de R$25,00 (reais) ida e volta. Os horários são de ida-7:00 às 22:30 com intervalos de 30 minutos e volta-8:00 às 20:00 com intervalos de 1 hora.

cabo-polonio-vilarejo

O lugar conta com várias opções de hospedagem, desde hostels, até casas bem equipadas com vista para as belas praias. Não é permitida a instalação de campings. Assim que chegamos seguimos diretamente para visitar o farol do cabo e de lá ter a visão privilegiada de toda a região. Eis que, em alta temporada, os militares que mantém o lugar, resolveram fechar o acesso para realizar manutenção eletiva (não preventiva) no piso da sala de entrada. Só pode ser mesmo coisa de militar, que não enxerga além de suas fronteiras ou fileiras. Nada contra a manutenção, mas bom senso e respeito aos turistas que contribuem significativamente e vieram de longe, é item e requisito obrigatório.

farol-cabo-poloniofarol-cabo-polonio-fechado

farol-cabo-polonio-fechado-1

Seguimos então para ver os principais habitantes do lugar. Os leões marinhos, que hoje vivem, se alimentam e reproduzem seguros nas pedras e ilhas que formam o cabo. Num passado (até 1991), não muito distante, foram quase dizimados. Transformado em Parque Nacional, o lugar abriga hoje mais de 300 mil exemplares da espécie.

cabo-polonio-colonia-de-lobos-marinhoscabo-polonio-loberia

cabo-polonio-colonia-de-lobos-marinhos-6cabo-polonio-colonia-de-lobos-marinhos-3

cabo-polonia-vista-da-vila

A população fixa é limitada. Hoje moram lá, em torno de 40 famílias, que vivem da pesca e do turismo. Os moradores montaram escolas de surf para entreter os turistas, já que sua praia apresenta condições ideais para a sua prática. Depois de conviver bastante com os leões marinhos, donos do lugar, fomos aproveitar a praia.  

 

Outra boa atividade para se fazer é contratar o passeio de barco para conhecer as ilhas Las Torres (La Encantada, La Rosa e El Islote), para mais observação dos leões marinhos. À noite, os bares fazem fogueiras e transformam o lugar. Melhor ainda se a noite for de lua cheia. Não ficamos para pernoitar no vilarejo, já que Fredy estava nos esperando (dormindo) dentro da Camper, no estacionamento ($150,00 pesos de 1 a 6 h; $180,00 pesos de 6 a 12h e a diária de 24 h sai por $220,00 pesos).

Sugerimos o ótimo artigo da amiga Camila Lisboa, editora do blog de viagens O Melhor Mês do Ano. Ela dá as dicas para as 6 coisas que você pode fazer em Cabo Polonio.

separador

Para conhecer as coordenadas de todos os atrativos que visitamos em La Pedrera e Cabo Polônio, baixe este arquivo.kmz, e abra no Google Earth.

Estamos virando a proa para Punta Del Diablo e o Parque Nacional Santa Tereza.

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

Camping PP entre La Paloma e La Pedrera - Uruguai
O que vimos e o que fizemos em Punta Del Este - Uruguai
Sul do Brasil e Uruguai – Resumo da Viagem

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

22 comentários:

  1. Que legal! Nunca tinha ouvido falar desse lugar, mas fiquei curiosa pra conhecer! Adorei os leões marinhos hahah quero ver um de pertinho também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora. Leve sua melhor lente. Não conseguimos chegar muito próximo. Vai depender mais da boa vontade deles em se aproximar. Obg pela visita

      Excluir
  2. Que vergonha eu ainda não conhecer o Uruguai! Conhecer esses bichões simpáticos e fedidos é mais um motivo pra ir agora :)

    ResponderExcluir
  3. Caramba que lugar legal. Amo essas atividades pra ver animais soltos na natureza. É tão lindo. Adorei as dicas e fiquei super a fim do ceviche de salmão hahaha

    ResponderExcluir
  4. O que mais curto no blog de vocês é que descobrem cada cantinho, cada beleza natural, e com esse espírito sempre aventureiro, de camping em camping, de estrada em estrada, enchem nossos olhos com belas fotos e relatos. Esse post é mais um que entra no roll dos meus favoritos que "quero fazer com meu marido um dia qdo filhos estiverem adultos". Fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita e pelas palavras Daniela. Qdo os pequenos forem independentes, invista nessa forma de viajar. ABs

      Excluir
  5. Taí um lugar do nosso vizinho que morro de vontade de conhecer! Cabo está na lista e seu post só me fez ficar com mais vontade de ir! E que fofo os bichinhos se espreguiçando livres ao sol =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita. De fato eles são os principais protagonistas, hj protegidos.

      Excluir
  6. Que passeio bacana! Adorei as fotos, principalmente aquelas dos leões marinhos :)

    ResponderExcluir
  7. Que coisa maIs fofa esses leões marinho!!! Ainda quero conhecer o Uruguai.

    ResponderExcluir
  8. Que incrível! Não fazia ideia que tinha um lugar desses no Uruguai. E só de estar tão próxima de foquinhas, coisa mais fofa! Dá vontade de apertar e levar pra casa, neh? hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk. São fofinhos sim, mas tb bem grandes. Obg pela visita.

      Excluir
  9. Acredita que já fui duas vezes ao Uruguai e ainda não conheci Cabo Polônio ??

    O que me deixa tranquilo é que pretendo voltar outras vezes pra lá e finalmente conhecer esse vilarejo!

    Adorei as dicas!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Cabo Polonio é maravilhoso! É um lugar tranquilo que vale muito a pena disfrutar :) Pra próxima, vale a pena dormir, pra ver a paz que é a vida pela manhã por lá :) Uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Camila. Da próxima vamos pernoitar sim. Obg pela visita

      Excluir
  11. Que demais esse lugar, quero muito conheceeeer! E o que são essas fofuras de leõs marinhos, incrivel! Otimo post!

    ResponderExcluir