Praia do Peró em Cabo Frio

As 10 melhores praias do Brasil

praia

Estas são as 10 praias do Brasil mais votadas, nos últimos tempos. Resolvemos conferir quais delas já conhecíamos e para quais precisamos apontar nossa proa.

Vamos rever juntos estas maravilhas?
O score é de 6×4 a nosso favor. Bom saber. Está na hora de corrigir este placar.

separador

bonete

10º lugar: Praia do Bonete, em Ilhabela (SP). Estivemos por lá em maio de2013. Ilhabela é uma das maiores ilhas oceânicas brasileiras em uma das mais belas regiões do País. Separada do continente pelo canal São Sebastião, seu acesso é feito via balsa. São cerca de 42 praias, de diferentes estilos. São citadas centenas de cachoeiras plantadas numa das maiores reservas de Mata Atlântica.

Um dos detalhes que mais nos incomodou em Ilhabela foi o desequilíbrio ecológico que transforma o lugar num criadouro de borrachudos. Poucos repelentes conseguem vencer a infestação que experimentamos. Nós ficamos no Camping Pedra do Sino, que combina a estrutura para barracas e trailers, com a de pousada. Mais de nossa passagem por lá aqui.

lagoinha-do-leste

9º lugar: Praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis (SC). Fomos conhecer esta beleza em setembro de 2014, quando dedicamos uns 20 dias a circular pela grande Floripa. Fica no lado sul da ilha, alcançada por trilhas ou por traslado de barco. Faz parte do Parque Municipal da Lagoinha do Leste, que inclui os costões, a lagoa, a cachoeira e a mata nativa. São duas as trilhas que levam à praia (uma de 1 hora e outra de 3 horas). A mais longa descortina paisagens deslumbrantes. Arrisque-se. Em Floripa ficamos no camping Lagoa da Conceição. Sua boa estrutura e posição privilegiada permitiu que deixássemos nossa camper autônoma, liberando o carro para conhecer as belezas da ilha. Mais de nossa passagem por lá aqui.

taipu-de-fora-vista-aerea-piscina-natural

8º lugar – Taipu de Fora, Península de Maraú (BA). Nós discordamos desta colocação, mas fomos vencidos pela votação. Escolhemos este caribe brasileiro para a virada de 2014/2015. A proximidade dos arrecifes com a praia, a água morna, o tempo sempre bom fazem de Taipus de Fora um canto único. Nós ficamos no ótimo Camping e Pousada Recanto da Sereia, plantado embaixo de infinitos coqueiros. Dedicamos 10 dias neste paraíso, que ao fim, mostraram-se muito poucos. Mais de nossa passagem por lá aqui.

As 10 melhores praias do Brasil 1

7º lugar – Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ). De fato é uma praia linda. Quando lá estivemos, éramos trilheiros de carteirinha. Em março de 2000, ainda era possível caminhar por toda a ilha. Em 11 dias, rodamos a ilha no sentido anti-horário. Foram 7 acampamentos, alguns bem selvagens, caronas em veleiros, aluguel de barcos e não menos que 52 kms andando e 32 kms navegando. Hoje, o controle ambiental impede o acesso a muitos recantos da ilha, que acreditamos ser muito importante. Fomos privilegiados por ter estado lá numa época mais tranquila e menos congestionada. Mais de nossa passagem por lá aqui.

praia-de-morere

6º lugar – Praia de Moreré, Ilha de Boipeba (BA). Upa Lelê!!! Lugar especial. Alias, a ilha de Boipeba é destino obrigatório. A aproximação da ilha pelo Rio do Inferno, com suas águas rasas, mangues preservados, o pé na areia, o por do sol e suas tantas outras belas praias, formam um registro saudoso em nossa mente de turista compulsivo. Ficamos em Boipeba por deliciosos 4 dias, em março de 2008. Além da praia de Moreré, destacamos também a ponta dos Castelhanos, a lagosta do Sr.Orlando e o por do sol no Rio dos Patos. Mais de nossa passagem por lá aqui.

praia-coqueiro-patacho-alagoas-sao-miguel

5º lugar – Praia do Patacho – São Miguel dos Milagres (AL). Quando estivemos em Maceió, em junho de 2009, não tínhamos notícia da beleza da praia do Patacho. Nós focamos a viagem em Maragogi e arrecifes de coral, praia do Gunga, falésias, foz do Rio São Francisco, praia de Pajuçara com mergulho nos arrecifes e passeios de jangada. Fazer o quê, né!! Já temos mais uma razão para voltar a Alagoas, na próxima viagem ao Nordeste. Mais um pouco de nossa passagem por lá aqui.

praia-do-espelho

4º lugar – Praia do Espelho (BA). Entre Trancoso e Caraíva, fica este pedaço de paraíso. Nossa visita a Caraíva foi em fevereiro de 2010. Lá ficamos na pousada Cores do Mar. Passamos 5 dias maravilhosos. Além da praia do Espelho, vale destacar a Ponta do Corumbal com mergulho nos arrecifes, o passeio de boia pelo rio Caraíva, a lagoa do Satú, a navegação de caiaque pelo rio Jambeiro e a simplicidade “pé na areia” do povoado de Caraíva, protegida por São Sebastião. Mais um pouco de nossa passagem por lá aqui.

As 10 melhores praias do Brasil 2

3º lugar – Praia do Leão – Fernando de Noronha (PE). A ilha de Noronha é um de nossos projetos principais, ainda não realizado. Entendemos que estar num lugar como Noronha requer muita atenção, planejamento, disponibilidade de tempo e $. Enquanto não conseguimos juntar todos estes ingredientes, principalmente o $, concentramos nossa energia no planejamento, já que o tempo vai chegar na hora certa. Sem dúvida vamos confirmar a 3ª colocação da praia do Leão e voltar aqui para contar como foi.

Baia-do-Sancho

2º lugar – Baía do Sancho – Fernando de Noronha (PE). Mais uma vez a ilha de Noronha marcando presença nesta votação. Águas cristalinas e falésias cobertas por vegetação forma um conjunto arrebatador. Nosso litoral é realmente único. Por esse e outros motivos que, como disse acima, Noronha merece muita atenção e planejamento, além do $, para que a investida seja muito bem sucedida. Muito há que se ver por lá. Quem você acha que é a 1ª colocada?

baia-dos-porcos-fernando-de-noronha

1º lugar – Baía dos Porcos – Fernando de Noronha (PE). A praia mais votada do Brasil tem somente 100 metros de extensão. Piscinas naturais se formam em frente ao Morro Dois Irmãos, cartão postal da ilha. O acesso não é dos mais fáceis – só dá para chegar à Baía dos Porcos a pé, vindo da Cacimba do Padre em uma caminhada pela areia, além de uma pequena trilha de pedras. Na parte alta, está o Forte de São João Baptista dos Dois Irmãos, a última fortificação deste lado da ilha. Ficou claro que a ilha é destino obrigatório.

Nós discordamos um pouco do posicionamento deste resultado e acredito que você também tem sua ordem particular, mas são, com certeza, praias muito belas. Eu incluiria ainda:

  • Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE)
  • Praia do Rosa, entre Garopaba e Imbituba (SC)
  • Prainha (RJ)
  • Praia do Farol, Arraial do Cabo (RJ)
  • Praia de Canoa Quebrada (CE)
  • Praia de Genipabu, Natal (RN)

E você? Qual praia indicaria para corrigir essa lista, reposicionar ou retirar algumas? Gostaria de participar de nova pesquisa, para atualizar este placar? Vai levar somente um segundo para votar. Inclusive, vamos aumentar para 15, as melhores praias do Brasil.

Participe da Pesquisa abaixo. Logo vamos publicar o resultado. Convide seus familiares e amigos a votar nesta pesquisa. Para reativar o formulário de pesquisa, aperte a tecla F5. Obrigado.

Deixe um comentário