Camping Parque Estadual do Itacolomi – Ouro Preto – MG

Camping Parque Estadual do Itacolomi – Ouro Preto – MG

Em nossa passagem por Ouro Preto (mar/2015), incluímos uma visita ao Parque Estadual do Itacolomi, distante 8kms do centro histórico. Afinal, não podemos passar muito tempo sem fazer uma trilha ou subir uma montanha. E lá, bem dentro do parque, encontramos um camping, simplesmente, espetacular.

Vista Aérea

Vista aérea detalhe

A primeira foto acima dá uma ideia de como o camping está cercado pela natureza protegida do parque. No detalhe acima, pode-se até identificar um heliporto, à direita, usado prioritariamente, para eventuais resgates e combates à incêndio, mas nada impede que você leve o seu. rssss

portal itacolomi

placa

Para chegar ao camping do Parque Estadual Itacolomi, a partir da entrada do parque, é necessário percorrer 5kms em estrada de terra que, em nossa visita, estava com alguns trechos muito ruins (a administração do parque afirmou que seria melhorada em breve). Como a mesma estrada é usada pelos técnicos que dão manutenção às antenas de TV e Celular, instaladas no alto do morro, acreditamos que algo seja feito, em breve, para melhorar o acesso para carros mais baixos.

Mantido com dinheiro público, encontramos funcionários em todos os postos, material promocional, regras e normas bem descritas, para que não restem dúvidas do que pode ou não ser feito nas instalações. Muita área gramada e razoavelmente nivelada para receber barracas e MH´s. Não conta com tomadas de luz na área de camping.

camping1 camping2

O prédio de serviços junta banheiros, lava roupas e pratos.

prédio de serviços

lava loucas Lava roupas

Preocupação com a seleção de lixo, banheiros bem dimensionados e limpos. Muito embora o camping estivesse vazio, havia funcionário cuidando da higiene.

reciclagem banheiro1

banheiro2 banheiro3

banheiro3 banheiro4

Destaque para o banheiro com acessibilidade. Um cuidado propagado por todo o camping.

acessibilidade

A área dedicada ao social, aos churrascos, lanchonete, restaurante é muito bem dimensionada, permitindo a presença simultânea de muitos grupos. O restaurante funciona aos fins de semana e feriados.

area social1 area social2

area social3 area social4

area social5 area social6

A atenção dispensada às crianças é outro destaque do camping. Muitos brinquedos, estimulando a atividade física e a integração estão disponíveis e todos, muito bem conservados.

crianças1

crianças2 crianças3

A tudo isso, soma-se a beleza natural do parque. A diária do camping era de R$ 25,00, na data de nossa visita (mar/2015). Oferece ainda alojamento com cozinha montada para 8 pessoas, por R$ 200,00 a diária. Não oferece WiFi. Sinal de TV aberta deve ser bom, por conta da posição em relação às antenas repetidoras. Sinal de celular ótimo. Não são aceitos animais de estimação (padrão de qualquer área de proteção ambiental).

[separador3.png]

  • Para conhecer mais detalhes acesse o link do IEF de MG, que fala um pouco sobre o parque. O telefone para contato é (31)3551-6193 – e-mail [email protected]
  • Coordenadas Geográficas – Lat 20°25’42.12″S / Long 43°30’34.81″O – 1347m altitude
  • Baixe aqui o Arquivo.kmz para abertura no Google Earth, para ver a área ocupada pelo camping, arredores e orientar seu deslocamento. O acesso ao parque está distante 8 kms do centro histórico de Ouro Preto.

Campings visitados

4 Comments

  1. Camping Indo Brasil Afora março 30, 2015
  2. Carlos, Gleidys e Fredy março 30, 2015
  3. Érica Gomes Pires junho 28, 2021
    • carlos junho 29, 2021

Deixe um comentário