Camping e Pousada do Rio Turvo – Capitólio - MG

fevereiro/2015 - Este foi o lugar que escolhemos para estacionar nossa Camper, na região de Capitólio e do lago de Furnas. Visitamos vários outros campings na área, mas foi este que nos ofereceu a estrutura mais adequada para deixar nosso equipamento de forma autônoma (fora do carro) e estava localizado nas margens do lago de Furnas, onde se encontravam os principais atrativos turísticos. A pousada também é uma das principais operadoras dos passeios de lancha pelo lago.
Observe nas fotos aéreas abaixo, como a água do lago de Furnas recuou. Este esgotamento vem ocorrendo faz 4 anos (de acordo com os moradores) e hoje atinge a marca de 18 metros, mas foi em 2013, que o fenômeno foi impressionante.

Vista Aérea Maio 2013Vista Aérea Novembro 2013

Vista Aérea detalhe Maio 2013

A água da represa de Furnas contornava a piscina da Pousada. Estima-se que serão necessários 6 anos de chuvas abundantes para que haja uma recuperação do nível original. Fomos atualizados por amigos, agora em janeiro/2016, que 11 metros já foram recuperados no nível da represa. Ótimas notícias.

piscina pousada

O camping recebe barracas e pequenos MH´s. O acesso é feito por terra (2 km do asfalto), em condições razoáveis e o limite do portão de entrada é de 3 metros de altura. Sugere-se que o veículo não tenha mais que 6 metros de comprimento.

Entrada

Estacionamos nossa camper e liberamos o carro. O terreno plano facilitou bastante estabelecer nosso acampamento.

estacionados

O camping conta com grande área para barracas, quiosques munidos com churrasqueiras, ótimas piscinas, bar e restaurante muito bem equipado, que funcionou todos os dias, mesmo com a pousada quase vazia, oferecendo café da manhã, almoço e jantar. O cardápio trazia toda a culinária mineira.

complexo piscinacomplexo piscina2

bar piscinaquiosque1

quiosque2quiosque3

restaurante

Os banheiros com água quente, estavam impecáveis, abastecidos e foram limpos todos os dias. O profissionalismo da equipe de funcionários, comandada pelo Antônio, foi um destaque. Mesmo com a pousada bem vazia, toda a estrutura estava funcionando normalmente.

banheiro2banheiro3

banheiro1

A área de camping e estacionamento de MH´s oferece energia 110v e saída para água servida. A caixa d’água pode ser completada a partir de um ponto junto aos banheiros.

WiFi

A internet sem fio é forte na área junto ao restaurante e à recepção, onde estão os roteadores. O sinal de telefonia celular é muito fraco. Conseguíamos usar a VIVO num ponto específico próximo à entrada da pousada. Passamos ótimos 5 dias acampados.

cozinhaFredy e as galinhas

Fredy se divertiu bastante com as galinhas de Angola, que diariamente passavam em revista a área de camping, atrás de alguma novidade. A proximidade com o Restaurante do Rio Turvo, nos permitiu saborear a famosa Traíra eviscerada e recheada, que mais a frente vamos destacar no post da viagem.

Procurando onde ficar em Capitólio? Aproveite a caixa de pesquisa do Booking abaixo e encontre o que procura.

Booking.com

[separador3.png]

Para obter detalhes sobre as tarifas, acesse o link oficial do camping.
Coordenadas Geográficas – Lat 20°38'53.11"S / Long 46°13'34.06"O – 775m altitude
Baixe aqui o
Arquivo.kmz para abertura no Google Earth, para ver a área ocupada pelo camping.

Campings visitados

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

17 comentários:

  1. Triste demais ver essa falta de água. Em outubro passado rodei por uma semana pelos distritos de Ouro Preto e fiquei estarrecida com o que vi. Os moradores estão assustados, racionamento já estava ocorrendo há meses segundo eles. Fui em busca de cachoeiras, que sempre foram abundantes na região, e o máximo que encontrei foram alguns respingos. Lamentável. Estou querendo conhecer a regiao de Furnas, mas tô até ficando desanimada. Ainda vale a pena a visita ou melhor esperar um pouco mais (e torcer pelas chuvas)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda. Obg pela visita. Sim, ainda vale a pena ir conhecer o lago de Furnas (Mar de Minas). A recuperação deve demandar uns 6 anos de chuvas normais. Melhor ir logo, enquanto ainda tem nível para realizar os principais passeios. Abs

      Excluir
    2. Ola, tudo bem
      Não conheço o lugar e pretendo conhecer, desde a data de 2015 até hoje 2017 teve alguma recuperação nos níveis das águas???

      Excluir
    3. Sim. De acordo com os comentários mais abaixo, o nível foi recuperado.

      Excluir
  2. Ótimas dicas Carlos. A região parece muito bonita.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Fui em 2009 e as aguas do rio cobriam a piscina natural, inclusive as mesas de pedra....tenho ate foto pescando na piscina. Mas foram alguns dias inesquecíveis, lugar fantástico. Vi a foto do final de 2013 que postou. Imagino como estaria no final de 2014.....agora em 2015 as chuvas voltaram em grande volume aqui em SP, mas acredito que o problema na região nao melhore tão cedo....queria voltar pra visitar a região, mas vou esperar esta crise diminuir....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo. Obg pela visita. Também queremos voltar na região, para explorar um pouco mais a parte alta da Serra da Canastra. Estamos na torcida por mais chuvas e regulares. Grande abraço

      Excluir
  4. Olá amei as dicas, sera que ainda compensa conhecer esse lugar mesmo com a falta de chuva?
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sim Thais. Vale a pena sim. Colegas que voltaram de lá agora, informaram que o nível do lago recuperou 4 metros. E não tem chovido por lá. Tempo sempre bom. Bom passeio e obg pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Estivemos na região em fev/2016. A represas estava em abastecida, as cachoeiras com muita água. Foi um passeio perfeito ainda faltando 5m de água na represas. Pode ir tranquilo.

    ResponderExcluir
  7. Carlos, obrigado por compartilhar suas viagens e passar essas informações importantíssimas e vossa experiência, te agradeço mesmo de coração... Aquele abraço e Fiquem com Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Rogério. Palavras assim são um grande incentivo. Boas viagens e boas estradas

      Excluir
  8. Alguém teria o telefone ou WhatsApp da area de camp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telefones:
      Seg a Sex: (37) 3373 1066 / 99967 9066.
      Sáb, Dom, Férias e Feriados: (35) 3527 1007 / (37) 99925 2008

      E-mail: pousada@pousadadorioturvo.com.br

      URL: www.pousadadorioturvo.com.br

      Excluir