Como evitar que sua câmera de mergulho embace.

embaçada

Andei passando por este problema nos últimos mergulhos. Num deles, cheguei até a subir à tona para abrir a cx estanque, aguardar a evaporação e então, continuar filmando. Corri o sério risco de perder a câmera, já que a manobra não é muito fácil e estável.

Enfim, pesquisei muito e acabei encontrando uma dica que vou adaptar para minha “GoPro tupiniquim”, no GetOutSide, um blog muito legal, com foco em aventuras.

Utilizar papel toalha ou papel higiênico, cuidadosamente espalhado pelas áreas livres da sua caixa estanque. Cuidado para não comprometer as borrachas de vedação, ou bloquear algum sensor de luz.

papel absorvente

A razão do embaçamento está na diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interno da sua câmera. O ar interno vai aquecer, impulsionado pelo calor gerado pelo funcionamento da própria câmera. O ambiente frio externo vai fazer com que haja a condensação do ar interno.

Isso ocorre nos mergulhos, nas grandes altitudes, nos rapéis de cachoeira e em qualquer lugar que apresente este contraste.

Existem muitas outras formas de obter resultados semelhantes, inclusive pastilhas vendidas na internet, com custo considerável, que prometem resultados garantidos.

Por enquanto vou ficando com esta solução baratinha.

Outra dica que também achei interessante, é a do anti-mofo, trancado dentro de um tupperware, junto com sua câmera e cx estanque aberta. Tem muita lógica e pelo que o autor disse, funciona. Ainda vou testar. Segue o filme desta última dica abaixo, nas palavras do autor.

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais assinatura

           Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário