Diesel S-10 no Uruguai, Argentina e Chile

Diesel S-10 no Uruguai, Argentina e Chile

S10

2015 – Este é um dos grandes problemas para quem usa veículos que só aceitam Diesel S-10, como é o nosso caso.

O pessoal do TerraAdentro.com, prestou um serviço imprescindível para todos nós viajantes, contando em detalhes o que passaram ao atravessar o Uruguai, Argentina e Chile. Somos muito gratos a eles.

Para ler o artigo original do TerraAdentro, clique aqui.

Abaixo reproduzo, para meu arquivo pessoal, no caso de haver uma futura quebra de link no site do TerraAdentro.

separador

foto1

A pergunta que muitas pessoas fazem e que nós fazíamos antes de iniciar o nosso mochilão pelo Uruguai, Argentina e Chile é se existe diesel S -10 nestes países e se é possível encontrá-lo por todos os cantos. Sabemos que esta é uma grande preocupação dos que possuem algum carro que só pode ser abastecido com este combustível. Antes de viajar, encontramos pouquíssimas informações sobre este assunto em fóruns ou blogs na internet, por isto decidimos escrever esse post, para que possa dar suporte aos viajantes que forem se aventurar pelo sul do continente americano.uruguai

No Uruguai, existe boa disponibilidade do Diesel S -10, principalmente nos postos das grandes redes, como Shell e  Petrobras. O ponto negativo fica por conta do altíssimo preço deste combustível, que ultrapassa a casa dos R$6,00 o litro (preço de 2014/2015). Fomos avisados sobre isto, antes de cruzarmos a fronteira com o Uruguai, na cidade de Chuí. Assim, aproveitamos para encher o tanque e levar alguns galões extras, em caso de necessidade. Funcionou muito bem em nosso caso e atravessamos todo o país sem precisar abastecer o nosso carro. Fica aí a nossa recomendação.

Quanto à Argentina, o problema é um pouco maior. Nas grandes cidades, como Buenos Aires, Bahia Blanca, Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia, Rio Gallegos, Bariloche, San Salvador de Jujuy, Corrientes, dentre outras, a oferta do Diesel S -10 é bem farta. Na Argentina este combustível é conhecido como Euro Diesel e tem as seguintes denominações, conforme cada rede:

  • Postos YPF: Euro Diesel;
  • Esso: Euro Diesel;
  • Postos Shell: V-Power Nitro+ Diesel;
  • Petrobras: Diesel Podium;

Cruzamos toda a ruta 3 Argentina, desde Buenos Aires até Ushuaia, e conseguimos abastecer com S -10 em todo este caminho. Em alguns trechos, principalmente mais ao sul, os postos de combustíveis estão muito distantes uns dos outros, aumentando os riscos de se ter que usar o diesel convencional. A melhor estratégia é sempre abastecer o carro quando passar por algum posto com o Euro diesel, mesmo que o tanque já esteja quase cheio. Em um dos dias de viagem, chegamos a rodar cerca de 500 km nesta ruta, até, finalmente, encontrar o S – 10. Já estávamos quase abastecendo com o diesel comum.

Ruta40

Contudo, quando se cruza a ruta 40 Argentina, que corta todo o lado oeste deste país, é melhor se preparar para usar o diesel convencional. Esta é uma das porções mais desabitadas do país, composta de pequenas cidades e muitos vilarejos, onde, normalmente, existe somente um posto de gasolina. Em El Chaltén, por exemplo, cidade com cerca de 1.000 habitantes, existe um único posto da YPF, que mais se parece com um trailer, de tão pequeno que é. Lá não se tem outra escolha, a não ser abastecer com o diesel comum, sem contar que os postos mais próximos estão a cerca de 300 km à frente. Neste dia, enchemos o tanque em El Chaltén e só encontramos o Euro diesel, em um posto YPF, na cidade de Perito Moreno, mais de 500 km sentido norte. Ainda assim, em nossa passagem pela ruta 40, tivemos que realizar mais alguns abastecimentos com diesel comum, devido à escassez de postos e a pouquíssima oferta do S – 10.

filas

Outro grave problema na Argentina é a fila de abastecimento nos postos de gasolina. Chegamos a ficar mais de duas horas em El Calafate esperando para abastecer com o Euro diesel. A cidade tinha ficado uns três dias sem o combustível e, quando o caminhão da YPF descarregou, foi aquela correria. Aproveitávamos as filas para escrever alguns posts e descarregar as fotos.

No Chile, a situação é bem mais confortável. No país, existe apenas um tipo de diesel, o chamado Ultra. Este composto se assemelha muito ao Diesel S – 10 vendido no Brasil, pois tem uma concentração de enxofre igual a 15 PPM (partículas por milhão), somente 5 PPM a mais que em nosso país. Este quantitativo é praticamente insignificante, visto que o diesel convencional possui entre 1.500 PPM a 1.800 PPM de enxofre. Demos preferência por abastecer nos postos da Rede Copec.

Esperamos, com estas informações, contribuir com os amigos, parceiros e futuros viajantes por estas terras.

Todos os créditos para o TerraAdentro.com

6 Comments

  1. Terra Adentro março 3, 2015
  2. Carlos, Gleidys e Fredy março 3, 2015
  3. Unknown fevereiro 10, 2016
  4. Carlos, Gleidys e Fredy fevereiro 10, 2016
  5. Unknown setembro 4, 2017
  6. Carlos, Gleidys e Fredy setembro 4, 2017

Deixe um comentário