Restaurante Fazenda do Alemão em Mendes - RJ

Mendes – RJ

image agosto/2014 – Nosso objetivo nesta pequena viagem era o de conhecer e saborear os produtos da Fazenda do Alemão, que fica no bairro de Jabuticabeira em Mendes, considerado o terceiro melhor clima do mundo (assim afirmam).

A natureza pura da região serrana de Mendes é a pátria do casal Anne (sul-africana)  e Manfred Bergmann (alemão). Especialidades no padrão alemão, fabricados com grande esmero à base de matérias primas selecionadas, seguem as receitas tradicionais alemãs.

É uma empresa familiar, fundada em 1987, especializada em produtos finos de salsicharia e presuntaria, com um amplo programa também em hortaliças e derivados – como chucrute de vinho, mostarda picante, raiz forte, pepinos em conserva, pão de centeio, etc…Mendes – RJ 1

O acesso não é difícil, mas não sugerimos trazer trailers, uma vez que os últimos 3 kms são de subida íngreme, em piso de pedra, numa estradinha bem estreita. Com a Camper nós não tivemos problemas.

Instalamos nosso passageiro Fredy (o gato), com comida e água e seguimos para o restaurante da Fazenda, para degustar as delícias que reservamos. (é necessária reserva antecipada).

A ambientação da casa que serve também como restaurante é impecável. Cada detalhe foi sendo adicionado com o tempo, formando uma identidade única. Transmite muita tranquilidade, requisito importante para saborear tanta delícia.

Mendes – RJ 2 Mendes – RJ 3

Mendes – RJ 4 Mendes – RJ 5

Mendes – RJ 6 Mendes – RJ 7

Anne Fomos recebidos pessoalmente pela Anne, que nos contou um pouco de como tudo aconteceu.

O marido Manfred é engenheiro de formação. Em 65 foi trabalhar na África do Sul, onde conheceu a Anne. Em pleno “apartheid”, as condições de vida eram muito difíceis para Anne, negra e favelada, mais ainda para o namoro dos dois. A despeito de tudo, dez anos depois Anne engravidou. Com muito esforço, o casal conseguiu mudar para a Alemanha, onde hoje, ainda mora a filha do casal.

O clima frio da Alemanha não agradou a sul-africana Anne. Então, o engenheiro Manfred foi convidado para trabalhar na usina nuclear de Angra,  em fase de construção no ano de 1983. Vieram todos para o Brasil.

Concluída a tarefa, Manfred ficou sem trabalho. Tentaram muitas opções, desde criar porcos, plantar feijão, … sem, entretanto, conseguir o sucesso desejado. Manfred resolveu retornar a Alemanha e aprender com seu pai, a fazer salsichas, já que no Brasil ainda não havia encontrado nada igual ao padrão Alemão. De início trabalhou somente com salsichas, mas logo a seguir abriu para vários outros embutidos, joelho de porco, costeleta de porco defumada, diversos tipos de molhos, pães, biscoitos, tortas, geleias, enfim, só delícias alemãs. Foi quando, em 1987 foi aberto o restaurante “Fazenda do Alemão”. E aqui estamos nós, nos fartando.

Escolhemos o prato mais adequado para um visitante de primeira vez. O famoso “um pouco de quase tudo”. Serve bem até 4 pessoas de apetite comedido. Nosso caso serviu muito a bem a dois com muito apetite. rsrsrsss. Valores de agosto de 2014.

Mendes – RJ 8

Mendes – RJ 9

Mendes – RJ 10

Acompanhado de uma cerveja bem gelada, passamos momentos bem difíceis, vendo aos poucos estas delícias  desaparecendo.

Destaque para os molhos diversos para temperar e valorizar os sabores. O sabor quase que adocicado do Chucrute contrastava com a batata sauté, …

Escrever sobre estas delícias já está me dando água na boca. Resolução de voltar já foi tomada, ainda no restaurante.

Para ter uma ideia das muitas outras opções do cardápio, faça o download das páginas que fotografamos e ligue reservando uma mesa, já neste próximo fim de semana. O restaurante fica aberto aos sábados, domingos e feriados nacionais. Leve dinheiro ou cheque. O sinal de celular é muito fraco no local, dificultando o uso de máquinas de crédito ou débito.

A seguir, um pouco mais do ambiente do restaurante:

Mendes – RJ 11 Mendes – RJ 12

Mendes – RJ 13 Mendes – RJ 14

Mendes – RJ 15 tacho

Este tacho da última foto acima, estava preparando estas delícias na Bauernfest de Petrópolis em julho/2014. Na verdade, foi lá que tivemos o primeiro contato com as salsichas da Fazenda do Alemão.

Mendes – RJ 16 Mendes – RJ 17

Não deixe de parar na lojinha do restaurante e leve para casa um pouco de tudo que for possível. Quem sabe quanto tempo você vai demorar para voltar? Aliás, a Anne nos ofereceu o espaço do estacionamento, por sinal muito arborizado, para passarmos a noite, ou mesmo tirar uma soneca antes de prosseguir viagem. Tentações para quando voltarmos.

Procurando onde ficar em Mendes, Vassouras ou Barra do Piraí? Aproveite e faça uma pesquisa no Booking e encontre o que procura.

Para ver as coordenadas geográficas da Fazenda do Alemão em Mendes, baixe o arquivo .kmz a seguir, para usar no Google Earth. Mendes – Fazenda do Alemão.
Mapas e dicas de como chegar, você pode pegar diretamente no site deles. Fazenda do Alemão, Como Chegar.
Para saber mais sobre a cidade de Mendes, clique aqui. Portal da Prefeitura de Mendes

4 Comments

  1. Família Pé na Estrada agosto 14, 2014
  2. Carlos, Gleidys e Fredy agosto 14, 2014
  3. Unknown dezembro 16, 2014
  4. Carlos, Gleidys e Fredy dezembro 16, 2014

Deixe um comentário