Festival de Orquídeas em Teresópolis

Festival de Orquídeas em Teresópolis

Festival de Orquídeas em Teresópolis 1E chegaram as orquídeas junto com a Primavera.

Faça uma visita ao Orquidário AraBotanica, antigo Espaço Aranda. Leve sua câmera para registrar exemplares ímpares no viveiro de orquídeas. A oferta de mudas também é grande. Faça suas escolhas e leve para casa.

Festival de Orquídeas em Teresópolis 2

Aproveite para conhecer um pouco do bairro e da história que levou ao nome de Quebra Frascos. Quebra Frascos sempre foi considerado um dos bairros mais nobres e elegantes de Teresópolis, visitado, segundo alguns historiadores, até pela Família Imperial. Sobre o nome do lugar, contam-se duas histórias. A primeira diz que o vale era conhecido pelo seu excelente clima, próprio para pessoas doentes – em geral, portadoras de tuberculose – que precisavam de ar puro e água de boa qualidade. Depois de alguns dias, os doentes melhoravam de tal forma que “quebravam os frascos” dos remédios. A outra história conta que os ingleses que subiam a serra a convite de George March não dispensavam suas garrafas de uísque durante o passeio, o que fazia com que os mais afoitos “quebrassem os frascos” da bebida quando tropeçavam e caiam durante as caminhadas.

Festival de Orquídeas em Teresópolis 3 O orquidário é localizado em meio a uma densa vegetação – que inclui pinheiros, araucárias e cedros – com 8 mil metros quadrados. Nele, há quatro estufas, das quais uma é utilizada para o cruzamento de espécies e outra funciona como laboratório de experiências de cruzamento. O ArabotanicaOrquidário tem 36 mil mudas e se destaca pelos tipos de híbridos e plantas importadas, que totalizam aproximadamente 500 espécies. Setenta por cento das plantas são importadas ou adquiridas de colecionadores brasileiros.Todas as espécies raras obtidas através de cruzamentos são cadastradas em Londres. O laboratório da AraBotanica está entre um dos melhores do Brasil e é considerado o maior orquidário comercial do país. Mensalmente, é ministrado um curso para os interessados em aprender a cultivar orquídeas.

A seguir um pouco do show de cores e perfumes do orquidário.

Festival de Orquídeas em Teresópolis 4 orquídea insetívora

Festival de Orquídeas em Teresópolis 5

Festival de Orquídeas em Teresópolis 6 Festival de Orquídeas em Teresópolis 7

Festival de Orquídeas em Teresópolis 8 Festival de Orquídeas em Teresópolis 9

Festival de Orquídeas em Teresópolis 10

Festival de Orquídeas em Teresópolis 11 Festival de Orquídeas em Teresópolis 12

Festival de Orquídeas em Teresópolis 13 Festival de Orquídeas em Teresópolis 14

Festival de Orquídeas em Teresópolis 15

Festival de Orquídeas em Teresópolis 16

Passeio das Flores

As plantas são ambientadas com um paisagismo criado por Roberto Agnes, somado ao mobiliário sustentável, de madeira de demolição, assinado pelo designer Felício Jordane.
Aproveite para fazer a caminhada do Passeio das Flores. São 350 metros de um passeio ecológico, em meio a Mata Atlântica.Para ver todas as fotos desta galeria, acesse o álbum deste passeio, clicando aqui.

A seguir um breve filme com mais um pouco desta visita.

Para obter as coordenadas marcadas do orquidário, baixe aqui o arquivo .kmz do Google Earth

Deixe um comentário