Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo – RJ

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo – RJ

Saindo para Muri

11/2013 – Resumo da Viagem:

Esta visita a Muri teve como objetivo principal conhecer o CCB de Muri, sempre muito bem citado pelos apreciadores do campismo. Mas como nunca ficamos limitados ao espaço do camping, aproveitamos para conhecer a localidade de Vargem Alta, considerado o segundo maior produtor de flores do Brasil, sendo superado apenas por Holambra em SP.

Como esperávamos, o CCB de Muri é especial, com muito verde, bem cuidado e administrado. Todas as facilidades operando normalmente. Como dedicamos um post específico (link acima) para o camping, vamos nos concentrar em falar do que vimos na região.

separador

brasão Muri Muri é um distrito de Nova Friburgo. Tornou-se o polo gastronômico da cidade, com grande variedade de restaurantes típicos.

A grande variedade de cervejas, vinhos, queijos e a truta são os atrativos do local. Muri fica a meio caminho de Lumiar e São Pedro da Serra, distritos com vocação turística, com muitas cachoeiras e áreas perfeitas para montanhismo, canoagem, rafting, …
Após pegar algumas indicações, fomos atrás das flores de Vargem Alta, pertencente ao distrito de São Pedro da Serra. Após 9,5km (sentido Muri-Lumiar), vemos a única placa que faz menção a Vargem Alta. É uma saída a esquerda que, se não estiver atento, pode perder. No fim do post estão as coordenadas marcadas para o GPS.
Passados os primeiros 4,5kms, já se avistam os grandes galpões estufa, com uma variedade muito intensa de flores.

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 1

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 2

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 3

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 4

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 5

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 6

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 7

Podemos ficar postando fotos indefinidamente, tantas são as variedades, e sempre em larga escala de produção, destinada aos mercados do Rio. Procuramos fazer contato com algum produtor. Seguimos a placa do Horto Heringer e lá conhecemos a dona Zenilda, proprietária de uma pequena área produtora.

Conhecemos então a flor de nome Astromélia, muito usada na produção de buquês para noivas.

buque Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 8

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 9

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 10

Continuando a visita, fizemos o nosso shopping de flores e plantas decorativas, contando com a atenção, explicações e orientações de D. Zenilda.

separador

Seguindo algumas sugestões, seguimos as orientações e placas para chegar ao Circuito das Cachoeiras. Lugar de acesso difícil, mas não desista. Lugares assim demandam alguma teimosia para chegar. Coordenadas no fim do post.

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 11

Lá encontramos um grupo de amigos churrascando neste paraíso, aproveitando a estrutura do Bar e Maloca do Sossego, no local a mais de 10 anos.

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 12

Aproveitamos a cerveja gelada e a beleza do lugar.

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 13Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 14

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 15Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 16

Muri e Vargem Alta – Nova Friburgo - RJ 17

bambuNa volta para o camping em Muri, paramos para mais um shopping no Atelier Bambu Rio, projeto sócio ambiental mantido por Marcus Santa Rita, artesão há 36 anos. Com o enfoque na produção de móveis e artigos decorativos a base de bambu, encontramos finalmente a calha de chuva de bambu gigante, que faz muito tempo vínhamos procurando. Sua página no Facebook é Atelier Bambu Rio.

Faltava ainda resolver o que teríamos para o almoço. Solução encontrada no Trutas Vale do Ypê. Compramos alguns filés de truta e retornamos ao camping para aproveitar o resto do dia, lembrando que a sauna seca beirando os 90 graus e a ducha de cachoeira num tubo de 100mm eram um convite irrecusável.

Procurando onde ficar em Muri ou Nova Friburgo? Aproveite a caixa de pesquisa do Booking e encontre o que procura.

separador

Para obter as coordenadas geográficas dos principais pontos da viagem, clique aqui para o download do arquivo.kmz (google earth) ou siga as orientações enviadas pelo amigo Pedro, usando o Google Maps.

Se você deseja viajar longe e rápido, viaje leve. Deixe pra trás todas suas invejas, ciúmes, incapacidade de perdoar, egoísmo, e medos.
Glenn Clark

10 Comments

  1. Anônimo julho 5, 2016
  2. Carlos, Gleidys e Fredy julho 5, 2016
  3. Bruno junho 22, 2017
  4. Carlos, Gleidys e Fredy junho 22, 2017
  5. Unknown agosto 14, 2019
  6. Carlos, Gleidys e Fredy agosto 14, 2019
  7. Adriana Gomes junho 11, 2022
    • carlos junho 11, 2022
  8. Pedro setembro 5, 2022

Deixe um comentário