Pêndulo – Causa e Efeito

IMG_0825 outubro/2018 - O temido “efeito pêndulo”, responsável por muitos acidentes, alguns fatais, existe, deve ser sempre considerado e levado muito, muito a sério. São inúmeros os fatores que contribuem para aumentar as chances de enfrentar essa emergência. O conjunto carro-trailer perfeitamente combinado não existe, no meu ponto de vista. Os quesitos a considerar são muitos e alguns de difícil determinação.

Muito li sobre o assunto e ouvi muitas conversas, incluindo algumas experiências reais. Minha conclusão pessoal é:  >>>

A viagem começa no instante em que você coloca o carro na estrada e deve ser apreciada desde já. A pressa (velocidade) para chegar é um dos principais fatores apontados nas pesquisas e discussões. Como não gosto de chegar aos meus destinos a noite, programo paradas com pernoite, de forma a manter o controle de tempo e rodar sempre de dia.acidente

Controlo a velocidade em 80 kms. Pode parecer muito lento em alguns trechos de estrada, principalmente quando se avista uma subida a frente. A vontade de lançar o conjunto (velocidade lançante) para obter um ganho na subida é um grande erro. Da mesma forma, deixar o conjunto ganhar velocidade nas descidas é outro erro importante. Em serras,  desça engrenado para evitar que o trailer passe a empurrar o carro.

Volto a dizer. Inicie sua viagem como se já estivesse desfrutando dela. Vá devagar e com controle total de seu conjunto. Se alguém vai chegar antes de você, peça para guardar seu lugar. Não se apresse por nada. Aprenda a dirigir para os outros, auxiliando os veículos mais rápidos a ultrapassá-lo com segurança.

Dentre todos os artigos que pesquisei, escolhi este, disponível no portal do Macamp como um dos melhores sobre o tema.

Um vídeo muito interessante, que mostra em laboratório o efeito de pêndulo, vale ser visto. Além do deslocamento de ventos laterais, a distribuição de peso no trailer ou na carreta também pode fazer você perder o controle do seu conjunto.

 
Boa Viagem. Bom retorno.
Abaixo alguns vídeos tenebrosos sobre pêndulo e ação do vento lateral em trailers. Reparem que nos 2 casos o conjunto estava ultrapassando, sugerindo uma velocidade maior que a devida.
 

A AL-KO, empresa espanhola, desenvolveu um sistema chamado de ATC Trailer Control, que resolve este problema de uma forma simples e muito eficaz. Veja no filme abaixo:

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12 comentários:

  1. Boa tarde, estou comprando um Trailer Usado Karmann Ghia de 1 eixo, pretendo puxá-lo com uma Duster 1.6 4x2. Como e aonde comprar um Engate Reforçado adequado? Muito obrigado
    Gerson
    gerson@varanda.me

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    1. Olá Gerson. De um eixo pode ser o 270, 380 e até o 450. Na sequencia, pesam 700 quilos, 1 tonelada e 1,4 tonelada. O engate vc compra homologado para p peso que vai puxar, já a instalação no chassi ou longarinas de seu carro é que merece especial atenção. Eu mesmo tive uma péssima experiência, pagando muito caro, no melhor e mais indicado instalador do Rio de Janeiro. Veja o link: http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2013/12/servico-de-profissional-onde.html
      Mais detalhes te passo por e-mail. Abs

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  2. Pretendo adquirir um turiscar diamante 2 eixos e o meu carro é um astra cedan 2.0 estou receoso quanto a dirigibilidade, será q da certo ?

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    1. Olá. Seu Diamante pesa em torno de 1800 quilos vazio. Seu Astra 1200 quilos. Muito embora seja um Turiscar de 2 eixos, o Astra é bem fraco para este esforço, além de muito leve.
      Muito embora já tenha visto conjuntos assim rodando. Tudo vai depender da sua flexibilidade em aceitar as dificuldades de conduzir este conjunto.
      Eu sugiro que vc troque o rebocador por um mais pesado e mais potente. Assim sua experiência com a função de rebocar será mais agradável e seu lazer mais tranquilo. Que tal uma Frontier 2.5 ou 2.8?
      Um carro com somente a tração dianteira vai ter muitas dificuldades nas manobras curtas e fechadas e mais ainda se tiver que partir da inércia numa serra.
      Qq dúvida estou a disposição.

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  3. Boa tarde peguei um karmanguia 330. Tenho uma TR4. Mas o trailer não possui freio será q a TR4 consegue frear os dois

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    1. Ola´. Sim. O TR4 dá conta do recado. No futuro, pode instalar um freio elétrico, ou mesmo inercial, para economizar as pastilhas do TR-4. Lindo conjunto. Deve estar bebendo uns 6kms por litro rebocando, né? abs e boas estradas.

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  4. Boa tarde...tenho uma ASX 4x4 e vou alugar um treiler da Vandão chamado de Domus...700kg. Terei dificuldades em puxar? Terias alguma recomendação? Meu engate é da Paes Engates pra 800kg.

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    1. Opa Miranda,
      Conjunto muito bom. Peso do ASX 1500 quilos > peso trailer 700 kg. Relação ideal. Além de ser tração integral. Como está usando um trailer alugado, procure ficar dentro dos 80 kms/h. Isso deixa seu ASX com sobras para sair de qq dificuldade. (a regra é acelerar, sempre que perceber o início de atividade pendular; nossa tendência é frear para parar; errado. acelere, estabilize e então retorne à velocidade de crizeiro)
      Os freios a disco nas 4 rodas lhe dão muita segurança para descer serras. Parabéns. Vai ser uma experiência ótima.
      O engate está dentro do que vc precisa. Boas estradas
      Somente o consumo que vai aumentar um pouco. Mas isso é o de menos.

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  5. Grande Carlos....muito obrigado pelas dicas....mando fotos depois....abração

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  6. Que vídeos incríveis e aterrorizantes ao mesmo tempo. Nunca tinha ouvido falar deste efeito e como os acidentes podem ser feios.
    O seu post é um grande alerta aos motoristas que possuem tais veículos, começou alertando para o problema e no final sugeriu a solução.
    Bacana demais, parabéns pela escolha do tema.

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    1. Obg Gisele. Quem pega um trailer para viajar pensa somente em bons momentos. Precisamos cuidar para que sejam sempre assim. Bons Momentos. Obg pela visita

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