Gramado e Canela em 2009

Gramado e Canela em 2009

Gramado e Canela em 2009 1agosto/2009 – Fizemos esta viagem na semana de 08 a 12 de agosto, com a certeza de passar bastante frio, degustar muito vinho, queijos e frios.
Chegando a Porto Alegre, alugamos um carro basicão na RentCars.com e recebemos um executivo, com ar e direção, por R$ 59,00 a diária, e km livre. Chegamos a noite e dirigimos direto para Canelas, onde havíamos reservado nossa pousada. Em Novo Hamburgo seguimos até Taquara, passamos por Gramado e por fim Canela. Na serra pegamos uma neblina tal que me fez parar e aguardar algum ônibus ou caminhão para seguir.

Achamos nossa pousada Encantos da Terra sem problemas. Fomos muito bem recebidos e logo saímos para relaxar da viagem. Seguindo a sugestão da recepção da pousada, achamos o restaurante Casa da Serra e caímos no vinho e na pizza.

Canela-Restaurante-Casa-da-Serra-2Canela-Restaurante-Casa-da-Serra-1

As Vinícolas – Nossa ideia era conhecer o máximo de vinícolas sem preocupação com carro. Contratamos um guia motorista, com profundos conhecimentos do Vale dos Vinhedos. A opção de dirigir você mesmo limita em muito as visitas e as excursões são muito lentas e, de alguma forma, comercialmente dirigidas.
Logo cedo nosso guia-motorista Guilherme (54 3288-1159 ou 99948-8518) estava apostos na pousada. Seguimos direto para Bento Gonçalves, onde pegamos a Maria Fumaça para um passeio pela Serra Gaúcha. Fomos recepcionados na estação com uma deliciosa degustação de vinho, que se repetiu na parada em Garibaldi. Por todos os 23kms do percurso a animação a bordo foi intensa, com atrações típicas italianas e gaúchas.

Maria-Fumaca-Bento-Goncalves-2Maria-Fumaca-Bento-Goncalves-4
Maria-Fumaca-Bento-Goncalves-1Maria-Fumaca-Bento-Goncalves-3


Chegando em Carlos Barbosa, nosso guia já nos aguardava para a visita ao Vale dos Vinhedos. E assim fomos, mais ou menos na seguinte ordem.  Labirinto em Nova Petrópolis e degustação nas vinícolas Salton, Aurora, Miolo e Vallontano. Uma peregrinação muito olfativa, educativa e saborosa. Visitamos o grande produtor e o pequeno. A coexistência comercial dos extremos, numa mesma área, mostra a evolução deste povo. Feitas as compras, voltamos para Canela, já no fim do dia, sem problemas de direção e carro.

Bento-Goncalves-Portico
Vinicola-Salton-2Vinicola-Salton-1
Vinicola-Salton-3Labirinto-Nova-PetropolisNova-Petropolis

Cascata e Parque do Caracol – Mesmo com chuva, foi um atrativo compensador. O parque é muito bonito, com trilhas, muita escada, teleférico  e observatório de onde se avista a cascata e o parque bem do alto. Coloque sua capa e saia para andar. A escada de 927 degraus que leva até a base da cascata estava fechada em manutenção. O volume de água na cascata estava bem grande, o que impediria o uso do mirante inferior, de qualquer forma. Aproveitamos e subimos um pouco o curso do rio. Ótima estrutura de apoio.

Cascata-Caracol-vista-do-observatorio-1Cascata-Caracol-vista-do-observatorio-2

Cascata-do-Caracol-vista-do-telefericoParque-do-Caracol-teleferico


Parque da Ferradura – Pegamos o carro e seguimos o mapa para conhecer o Parque das Ferraduras. O nome se deve ao formato do curso do rio ao contornar o morro. A estrada de terra que leva ao parque é boa e por si só muito bonita. Por ela, passamos pela Ferradura2, como chamam os locais. É uma versão menor da que vemos no parque. Algumas trilhas muito agradáveis e leves, balcões de observação muito bem conservados, pontes móveis e muitos quatis pelo caminho. Boa estrutura de apoio. Com bom planejamento e tempo, pode-se fazer a trilha até a cachoeira e depois até sua base, no encontro com o rio.

Parque-da-Ferradura-1
Parque-da-Ferradura-2Parque-da-Ferradura-3
Parque-da-Ferradura-5Parque-da-Ferradura-4

Parque das Cachoeiras – Neste parque, com acesso por estrada de terra em boas condições, pudemos relaxar um pouco e tirar o pé do chão. O passeio de gaiola por sobre a cachoeira grande, com retorno por tirolesa veio na hora certa.

Parque-das-Cachoeiras-1Parque-das-Cachoeiras-2
Passeio-de-Gaiola-Parque-das-Cachoeiras

Mini Mundo, Mundo a Vapor e Mundo Encantado – No trecho de estrada entre Gramado e Canela, ficam estes três atrativos. Eu gostei muito do Mundo a Vapor, pelo nível de precisão e fidelidade das miniaturas. A fábrica de papel então foi o ponto máximo, em nossa visão. O Mundo Encantado também é especial, pela forma como retrata a vida dos imigrantes. Para um observador mais atento, os detalhes das miniaturas e das ambientações são incríveis. O Mini Mundo me pareceu algo desajeitado. Parece que perdeu o rumo da história ao ir adicionando os elementos. Não me agradou. As crianças tinham outra opinião.

Mundo-Encantado-2Mundo-Encantado-1
Mundo-a-Vapor-1Mundo-a-Vapor-2
Mini-Mundo-2Mini-Mundo-1


Procurando onde ficar em GRAMADO ou CANELA? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

Cervejarias do Farol e Rasen – Depois de conhecer tudo de vinho, era hora de mergulhar na cerveja. Visitamos a fábrica da Farol, ouvimos as histórias do mestre cervejeiro e da importância da qualidade da matéria prima e finalmente fomos provar a gelada. Show. Depois fomos visitar a Rasen, bem menor que a primeira, mas não menos saborosa. Dá até vontade de comprar os equipamentos e passar a produzir em casa. Ficou só na vontade. Minha especialidade é beber a cerveja, humildemente.

Cervejaria-do-Farol-1Cervejaria-do-Farol-2

Alpen Park – Boa opção de lazer. Cinema 4D, muito bom. São somente dois filmes, mas valem a pena. As cadeiras são especiais e interagem com o filme, aumentando a sensação de envolvimento na cena. O trenó sobre trilhos também é muito bom. Desce a encosta muito rápido, merecendo 2 rodadas. O parque ainda oferece diversas outras atrações.

Alpen-Park-1Alpen-Park-2

Gramado, Canela e Garfo e Bombacha – Essas duas cidades lindas e acolhedoras parecem mais agradáveis ainda nos dias e noites mais frios. A baixa temperatura faz parte do atrativo do lugar.

Gramado-12-graus

Relogio-Canela-11-graus

Garfo-e-Bombacha-1Numa das noites fomos jantar na Churrascaria Garfo e Bombacha e assistir ao show de danças típicas dos gaúchos. As carnes muito bem servidas, o buffet excepcional, e o show muito bem conduzido. Contudo, parte de sua alegria se perde na hora de pagar. Como todos pedem a conta ao fim do show, pense na fila que se forma. Portanto, como a conta não vem na mesa, peça alguma bebida e levante uns 15 minutos antes do fim do show e pague sem problemas. É uma casa receptiva de turistas, chegando a receber mais de 600 pessoas simultaneamente.

Garfo-e-Bombacha-3Garfo-e-Bombacha-2

Retornamos à Gramado e Canela em Janeiro/2016 – Veja aqui como foi.

Deixe um comentário